steam
Nenhum Comentário
Windows PC

Steam agora permite pagar com boleto bancário, em reais

O Steam, popular serviço de venda e gerenciamento de jogos, agora tem preços em reais para o público brasileiro. A novidade deve dividir opiniões, mas para muita gente ficou bem mais prático. Além de ver exatamente quanto o serviço está cobrando por cada game, os clientes podem pagar utilizando cartões nacionais ou até mesmo boleto bancário, uma forma de pagamento extremamente popular no Brasil.

Steam

A partir desta semana os pagamentos podem ser feitos via BoaCompra, numa parceria da Valve com o serviço do UOL.

Nos próximos meses novas opções serão adicionadas:

  • Depósitos ou transferência entre diversos bancos (algo imediato, que desconta diretamente da conta no caso de transferência online);
  • PagSeguro, serviço similar ao Paypal, porém brasileiro e que já oferece várias opções de pagamento;
  • Cartões de crédito nacionais, visto que nem todo mundo tem um cartão internacional.

preços no Steam em reais

A vinda do Steam para o Brasil não deve mudar muita coisa. Os preços estão bem interessantes: quase sempre não ultrapassam o valor da conversão direta de dólar para real. Alguns títulos estão até mesmo mais baratos. Só não dá para confiar de que os preços serão os mesmos porque aparentam estar em ajuste.

É bom notar que a opção de boleto bancário deve ser escolhida com atenção. Embora seja comum o pagamento de boletos via internet banking, a compensação deles costuma demorar bastante. Para padrões digitais, trata-se de uma verdadeira eternidade: entre um e dois dias úteis, o que naturalmente exclui finais de semana e feriados. É assim com todo boleto bancário no Brasil.

Tendo isso em mente, quem quiser clicar em pagar e já iniciar o download no mesmo instante deverá continuar pagando via cartão ou Paypal.

O Steam é a plataforma de distribuição de jogos para PCs mais popular do mundo. Seu sucesso foi grande por anos a fio no Windows, mas desde maio de 2010 está disponível também para Mac, e agora está chegando ao Linux. Falando nisso, o beta do Steam para Linux foi iniciado nesta semana, mas o público inicial é bem restrito: são cerca de mil pessoas. Daqui alguns meses o beta será extendido a mais usuários. Ele permite rodar o Team Fortress 2. Muitos esperavam o Left 4 Dead 2, jogo utilizado pela Valve como port inicial para o pinguim.

No Brasil o Steam concorre com serviços como Nuuvem e XOGO, que já praticam preços em reais. A concorrência deverá ficar ainda mais acirrada, o que deve ser muito bom para o mercado em si. O Steam costuma fazer promoções de vez em quando, e logo logo teremos uma Black Friday para aproveitar.

Ah, e de quebra o pagamento em reais usando métodos nacionais deve dispensar o famigerado IOF, Imposto Sobre Operações de Crédito, que normalmente é cobrado ao utilizar cartão. Resta ver se isso não trará burocracias extras a médio e longo prazos, causando aumento nos preços em vez de redução.

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *