Apple Maps
3 Comentários
iPhone

Tim Cook publica nota oficial sobre a decepção do Apple Maps

Tim Cook, CEO da Apple, publicou uma nota oficial sobre o novo Apple Maps, a nova app que a Apple disponibilizou juntamente com o iOS6, substituindo a app de mapas do Google. Leia aqui a nota na íntegra, em inglês.

Esta nova app causou muita polêmica quando usuários começaram a publicar em redes sociais erros graves encontrados nos mapas desta nova app. A mídia especializada também não deixou barato.

Chegou ao ponto de a Motorola criar um anúncio satirizando o novo Maps, mostrando uma imagem onde o usuário teria procurado um endereço em New York, e o resultado mostrava um outro endereço completamente diferente.

Na nota oficial, Tim Cook enfatiza o objetivo da Apple de fornecer produtos de qualidade, e admite nas entre-linhas que o Maps deixou a desejar.

ios6 mapasEle chega a recomendar alternativas para o usuário, e cita três apps que são encontradas na App Store: Bing, MapQuest e Waze (destas, apenas a Waze está disponível na App Store brasileira). Além destas, ele também menciona que é possível usar os mapas do Google e da Nokia através dos respectivos sites no Safari.

Ele também menciona o fato de que há mais de 100 milhões de usuários de iOS que já estão utilizando o Apple Maps, e fala da importância do feedback destes usuários para ajudar a melhorar a qualidade dos mapas e da app.

O grande problema criado com isso é a credibilidade desta app. Uma vez que o usuário percebe que não pode confiar nas informações do Apple Maps, ele vai procurar outra fonte mais confiável. E é neste momento que os desenvolvedores das apps concorrentes tem sua chance de impressionar o usuário.

A Apple vai precisar trabalhar muito, não só na app, mas também para convencer os usuários a voltarem a usá-la, e confiar nela.

E você, já testou a nova app de mapas da Apple? O que achou?

Outras sugestões

Comentar

3 Comentários

  • Bernardo disse:

    Já usei o Apple Maps muitas vezes e (graças a deus), nunca dei azar de ser levado ao destino errado. Acredito que pelo fato de a funcionalidade de mapas em 3D (que é a principal fonte de reclamações e também a com mais bugs) não estar disponível no Brasil, os usuários daqui são bem menos afetados. Eu, pelo menos, não fui.

    • Cris Ferreira disse:

      Oi Bernardo! Realmente, parece que os usuários do Brasil não foram tão afetados com os problemas do Apple Maps.
      Eu testei pouco esta app, pois costumo usar algumas apps que tem mapas offline (para economizar com os gastos de dados 3G), e também não vi nenhum problema.
      Eu me lembro de ter lido alguns poucos casos de problemas com mapas do Brasil, como um caso da app ter instruído o motorista a estacionar dentro da pista do aeroporto no Rio de Janeiro. Não me lembro de nada mais grave.
      Mas não tem jeito, a solução é usar a app e reportar os erros para que a Apple possa corrigí-los. Mas é bom ter sempre um plano B, uma outra app instalada, para evitar ficar na mão.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *