Android logo
Nenhum Comentário
Android

20 aplicativos para Android que ajudam a estudar para o ENEM

Todo ano, milhares de jovens começam a se preocupar com a prova do ENEM, um dos vestibulares mais importantes para os estudantes brasileiros. Embora muita gente ainda só pense em estudar da maneira convencional, há meios bem mais práticos e funcionais atualmente, como os aplicativos mobile. A verdade é que existem dezenas de apps destinados a te ajudar a estudar para o ENEM, mas só alguns são de boa qualidade. Para te ajudar a escolher os aplicativos certos para o ENEM, nós preparamos uma lista bem caprichada com os melhores que podem ser encontrados para o Android. Confira logo abaixo!

Leia também: Como instalar o Android Nougat 7.1 no seu smartphone

1. Manual de redação

enem

Um dos aspectos mais importantes do ENEM é a redação que você precisa fazer obrigatoriamente sempre sobre um tema surpresa.  Com o aplicativo Manual de redação, é possível conferir diversas dicas sobre os mais diversos tipos de redação.

O app explica bem o processo, o que é necessário ter em cada tipo de redação, traz diversos exemplos para você se espelhar e ainda oferece um tutorial passo a passo para você ir treinando antes da hora. Clique aqui para baixá-lo!

2. My Class Schedule

Uma das primeiras coisas que  você deve fazer antes de começar a estudar para o ENEM é organizar o seu tempo de forma bem funcional e eficiente. Não adianta tentar resolver o que vai estudar ou que exercícios fazer antes da hora, até porque você só irá perder tempo neste processo.

O app My Class Schedule serve exatamente para que você possa criar uma rotina persistente e definida dos horários, tempo e assuntos que vai estudar todos os dias. Você pode baixá-lo através deste link.

3. AppProva

Um ótimo jeito de se preparar para aplicar o conhecimento que já tem é fazendo provas de anos anteriores, seja do ENEM ou de outros processos seletivos. Desta forma, você também se acostuma com o estilo das perguntas dos vestibulares e vê se consegue responder tudo no tempo máximo permitido.

Com o AppProva, você tem acesso a mais de 9 mil exercícios que já apareceram no ENEM ou em provas de universidades como o UFRJ, UEMG e PUC, por exemplo. Você pode baixar o aplicativo através deste link.

4. Ler Mais Rápido

estudar-enem

Muita gente tem facilidade em lembrar do conteúdo que aparece nas questões do ENEM, mas tem dificuldade para ler questões maiores rapidamente. Considerando o número de exercícios e o tempo máximo permitido para terminar a prova, isso pode ser um grande problema.

Felizmente, apps como o Ler Mais Rápido existem exatamente para te ajudar a melhorar a velocidade e qualidade da sua leitura. O app traz diversos exercícios específicos para te ajudar a ler rapidamente e a reter a informação passada nas questões com facilidade. Clique aqui para baixar o aplicativo.

5. Duolingo

Muita gente consegue dominar a maioria dos assuntos abordados no ENEM, mas ainda tem dificuldade nos exercícios em outras línguas, como inglês e espanhol. Isso é totalmente normal e pode ser resolvido facilmente com o Duolingo.

Este é um dos apps mais eficientes para quem quer aprender o básico de outros idiomas, já que oferece dezenas de exercícios e um método muito divertido para incentivar quem está aprendendo. Você pode baixá-lo neste link.

6. Mathboard

Caso você precise reforçar seus conhecimentos de matemática, o Mathboard é um bom aplicativo para se ter no seu Android. O app traz diversos tipos de exercícios diferentes e aborda muito temas e conceitos matemáticos que você pode precisar no ENEM.

É uma ótima forma de revisar tudo o que você sabe sobre o assunto antes da prova, especialmente se você tem dificuldades com o tema. O aplicativo pode ser baixado através deste link.

7. Maths Formula

Android marshmallow

Se ainda precisar de uma ajuda extra com matemática, o aplicativo Maths Formula pode te ajudar de uma maneira um pouco mais específica. Este app traz dezenas de fórmulas e cálculos matemáticos para você memorizar através de exercícios bem explicados e fáceis de entender.

Além de ser ótimo para estudar no dia a dia, também pode servir para uma rápida consulta quando você estiver com dúvida. Clique aqui para baixá-lo.

8. EstudaVest

Como já mencionamos, uma boa maneira de estudar é fazer as provas de anos anteriores e simulados diversos. No caso, o EstudaVest é um aplicativo específico para isso, que permite que você escolha os assuntos que deseja para responder diversas questões relacionadas.

É possível fazer provas de apenas um assunto ou temas misturados ao mesmo tempo. Todos os exercícios são retirados de vestibulares de anos anteriores e são apresentados de forma aleatória, de forma que você não receba a mesma pergunta diversas vezes. Clique aqui para baixar o app.

9. Tabela Periódica

Goste ou não, é mais do que necessário ter um bom conhecimento da tabela periódica para fazer certos exercícios de química no ENEM. Para tornar a memorização da tabela um pouco mais fácil, você pode usar o aplicativo Tabela Periódica para te ajudar.

Com este app, você terá todas as informações necessárias para aprender mais sobre a tabela ou até para uma simples consulta quando precisar. Clique aqui para baixá-lo.

10. Complete Chemistry

apps-para-enem

Ainda falando de química, que tal um aplicativo um pouco mais completo com diversos exercícios, equações e fórmulas que você vai precisar para o ENEM? O app Complete Chemistry oferece tudo isso de forma bem simples de entender e consultar.

Também há tutoriais bem práticos para te ajudar a entender o tema com mais facilidade, algo que pode ser um grande diferencial antes da prova. Você pode baixar o app gratuitamente através deste link.

11. Questões ENEM

Que maneira melhor de estudar para o ENEM do que fazer e refazer diversos exercícios que já apareceram anteriormente na prova? Com o app Questões ENEM, você tem acesso a centenas de perguntas de outras edições do vestibular para se acostumar com o estilo da prova e seu tempo de duração.

Depois de terminar, você pode conferir seus resultados de maneira bem prática para saber o que acertou e o que precisa melhorar. Clique aqui para baixar o aplicativo.

12. Gabaritar

Já o aplicativo Gabaritar serve para ajudar o estudante a organizar seu tempo de estudo de acordo com cada uma das disciplinas que sempre aparecem no ENEM. Você pode usar o app para ir marcando as horas que for estudando e ver um gráfico detalhado para ter uma boa noção do que precisa ser reforçado. O aplicativo é totalmente gratuito e pode ser baixado através deste link.

13. Manual de redação acadêmica

Muita gente acha que só é necessário estudar sobre as disciplinas comuns do ENEM e não dá muita importância para a redação até a hora da prova. O problema é que redações precisam ser estudadas com o mesmo empenho dos outros temas, especialmente porque possuem regras específicas e rígidas de como devem ser feitas.

Com o app Manual de redação acadêmica, você pode entender estes conceitos de maneira mais prática e ainda conferir dicas importantes para a hora que for escrever sua redação. Clique aqui para baixar o aplicativo.

14. Pense+ ENEM

Novo Android

O aplicativo Pense+ ENEM é parecido com os outros aplicativos que oferecem questões de diversos vestibulares para te ajudar a estudar, mas funciona de maneira otimizada para smartphones. Todas as questões podem ser respondidas diretamente no seu dispositivo para facilitar o estudo e a aprendizagem.

O bom disso é que você pode fazer seus exercícios em qualquer lugar e em qualquer hora se tiver o smartphone em mãos. Clique aqui para baixar o aplicativo gratuitamente.

15. Imaginie

Já falamos de outros aplicativos para melhorar sua redação para o ENEM, mas o Imaginie é bem diferente e mais especial que isso. Além de dar dicas e explicar as regras propostas para as redações do ENEM, você pode escrever uma redação sobre um certo tema e receber uma correção diretamente no app.

Existem diversos temas disponíveis, todos bem atuais e parecidos com o que vemos anualmente na prova do ENEM para te ajudar a se preparar. O app pode ser instalado gratuitamente através deste link, mas pedir por correções pessoais pode custar um certo preço.

Além destes aplicativos especiais, há outros mais simples que também podem te auxiliar com os estudos para o ENEM. Confira algumas dicas alternativas logo abaixo:

  • Nota 10: Este é outro aplicativo cheio de questões do mesmo estilo que vemos na prova do ENEM todos os anos.
  • +Questões ENEM: Com este app, basta escolher uma disciplina e responder diversos exercícios recondicionados para testar seus conhecimentos.
  • Presidentes do Brasil: Querendo ou não, isso sempre é abordado em questões de história no ENEM e você precisa estar preparado.
  • ENEM e vestibulares 2016: Este app oferece diversos exercícios em texto e vídeos sobre todos os temas abordados no ENEM. É uma ótima maneira de estudar no dia a dia.
  • Passei! ENEM: Com centenas de questões de outras edições do ENEM, este app é ótimo para você aplicar seus conhecimentos.

Gostou das dicas sobre o ENEM?

Deu para aproveitar nossas dicas para encontrar aplicativos úteis para seus estudos para o ENEM? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se ficou com alguma dúvida.

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *