apps-para-estudar-capa
Nenhum Comentário
Android

20 apps para estudar sobre qualquer assunto no Android, iPhone e iPad

Estudar é um verbo constante durante boa parte de nossas vidas. Seja você um estudante de doutorado, alguém querendo passar no vestibular ou apenas um profissional independente tentando melhorar suas habilidades com uma ferramenta, é essencial se manter atualizado. Mesmo com uma quantidade infinita de assuntos a serem estudados, nem sempre é fácil encontrar referências de confiança ou até mesmo manter sua mente focada apenas nesse propósito. Caso seja adepto de estudar em seu dispositivo Android, iPhone ou iPad, reunimos abaixo 20 apps para estudar sobre qualquer assunto e melhorar sua formação. Confira logo abaixo!

Dica: Se está interessado em aprender sobre desenvolvimento, não perca nossa lista com 5 apps para aprender programação no Android!

1. Duolingo

Um dos maiores aplicativos para aprender inglês e outros idiomas nos dispositivos Android, além do iPhone e iPad. O aplicativvo possui um acervo de lições que ensinam inglês, espanhol, alemão e francês, é possível praticar tanto a ortografia quanto treinar a escuta e fala de termos comuns destes idiomas. É totalmente gratuito, mas também permite comprar itens que melhoram sua performance ou aumentam os pontos que ganha ao concretizar as lições ou exercícios de fixação.

2. SpeakingPal

Com uma premissa semelhante a do Duolingo, o SpeakingPal vira o foco apenas para a área de conversação. Ao invés de repetir frases para o aplicativo, ele mostra vídeos de outras duas pessoas conversando, mas sem oferecer legendas, obrigando-o a compreender o que está sendo dito antes de demonstrar a transcrição da conversa. No momento, o app suporta apenas o inglês, mas pode ser baixado tanto no Android quanto no iOS.

3. Ortografa!

Saindo dos idiomas estrangeiros, o Ortografa! é um dos apps para estudar o português. O aplicativo foi lançado pouco após o estabelecimento da nova regra ortográfica e possui o propósito de ajudar os usuários a conferir se suas frases e sentenças precisam ser ajustados de forma a estarem corretos. É interessante baixá-lo se ainda se encontra com dificuldades para decorar as regras. Porém, ele não serve como corretor ortográfico de maneira geral. O Ortografa! está disponível no Android e iPhone.

4. Manual de Redação Acadêmica

Enquanto o Ortografa! é uma solução para se adequar à nova regra ortográfica, o Manual de Redação Acadêmica é um aplicativo para ir além das regras da escrita, mas também da edição, diagramação e formatação de um trabalho acadêmico ou redação mais longa. É perfeito para quem ainda está se acostumando às normas técnicas e precisa saber se o seu trabalho está de acordo com a norma.

apps-para-estudar-manual

O Manual de Redação Acadêmica pode ser baixado e consultado gratuitamente no iPhone, iPad e Android.

5. Acentuando

O calcanhar de Aquiles de muitos, a acentuação pode se tornar complexa em algumas situações, principalmente em regras menos utilizadas, como a da famigerada crase. O Acentuando é um dos apps para estudar ortografia, mas com grande foco em acertar as acentuações. Exclusivo para Android, ele traz diversas questões de múltipla escolha, envolvendo os usos dos acentos. Quando estiver bom o suficiente, poderá encarar o desafio Concursos, com questões utilizadas por bancas de concursos públicos.

6. Rei da Matemática

Saindo do aprendizado de idiomas e ortografias, o Rei da Matemática é um dos apps para estudar destinados à crianças. Funcionando como um jogo em conto de fadas, os desafios são entregues no formato de problemas matemáticos que devem ser solucionados pelos pequenos. A versão gratuita permite acesso até um determinado ponto, enquanto a versão paga permite o acesso a desafios mais difíceis, continuando o progresso. Disponível para Android e iOS.

7. Física Interativa

Aumento o nível de dificuldade, o Física Interativa traz resumos e aulas online sobre os mais diversos assuntos da área. O ensino é reforçado através de uma série de exercícios que pode fazer diretamente no aplicativo. As questões presentes no Física Interativa foram pesquisadas e estiveram presentes em provas passadas do ENEM. Esse app é exclusivo para Android.

apps-para-estudar-fisica

8. EDU.app

O EDU é um dos apps para estudar com foco exclusivo no ENEM. Esse aplicativo traz videoaulas com temas organizados da mesma maneira que a prova, além de dicas para passar na prova e grande quantidade de exercícios. Está disponível exclusivamente nos dispositivos Android e também oferece listas de reprodução especiais para focar em seus estudos. Clique no link para conhecer mais.

9. Provas ENEM

Continuando a abordar os aplicativos focados a auxiliar vestibulandos a passar no ENEM, o Provas ENEM cumpre exatamente o que seu nome diz. Ou seja, ele é especializado em gerar simulados para o exame, usando e misturando questões abordadas em provas passadas. É possível configurá-lo para que aborde características em particular do ENEM, assim como permite ao usuário responder tudo diretamente do iPhone, oferecendo o resultado logo após o término.

10. Provas e Simulados ENEM

Apesar do nome parecido ao do item anterior, seu foco não foge muito a proposta. Diferente dele, no entanto, o Provas e Simulados ENEM fornece provas passadas completas a seus usuários. Ao fim das respostas, o aplicativo fornece um gráfico com seus resultados, permitindo analisar em quais partes se saiu melhor e em quais precisa se aprimorar.

apps-para-estudar-enem

Vale notar também que, enquanto o anterior é exclusivo para iPhone, este é disponibilizado apenas no Android.

11. EstudaVest

Apesar de também contar com questões do Exame Nacional do Ensino Médio, o EstudaVest não se limita apenas a ele, trazendo questões dos vestibulares de universidades como UERJ, UFPR e USP, entre outras. Sua estrutura, porém, permanece semelhante, oferecendo baterias de questões aos usuários. Ele também fornece feedback de acordo com a performance do usuário no teste. Além das provas, o aplicativo também oferece videoaulas e calendários dos vestibulares que ocorrerão no ano. Pode ser usado tanto no Android quanto no iOS.

12. Coursera

Um dos melhores apps para estudar online sobre quaisquer assuntos, o Coursera é um serviço com aplicativos para Android e iOS com acesso a aulas gratuitas ou pagas de diversas universidades ao redor do mundo. Cerca de 115 universidades – como Stanford, Yale e até as brasileiras Unicamp e USP – disponibilizam cursos online em formato de vídeo, que podem ser acessadas a qualquer hora, bastando apenas de uma conexão com a internet.

13. Semper

Ao invés de estudos focados como os apps para estudar para o ENEM ou disponibilização de cursos onlines como o Coursera, o Semper foi criado para treinar o raciocínio lógico e velocidade de pensamento. Além disso, ele não foi feito para estudar diretamente nele. De uma maneira única, o Semper disponibiliza questões de matemática, idiomas e conhecimentos gerais toda vez que tentar desbloquear seu smartphone, funcionando como uma espécie de senha. Especial para permanecer esperto a todo o momento. Possui versão tanto para Android quanto iPhone e iPad.

apps-para-estudar-semper

14. TED

Provavelmente já ouviu falar nas famosas TED Talks. São seminários curtos cuja duração fica por volta dos 20 a 25 minutos. As palestras são dadas pelos mais diversos tipos de especialistas, sejam eles do mercado financeiro, donos de startups ou artistas com dificuldade de concentração, entre muitos outros. Além de assisti-los noYouTube, é possível apenas fazer download do aplicativo – que pode ser baixado no Android ou iOS – e acompanhar seu conteúdo à medida que é lançado, assim como procurar por conferências passadas.

15. Human Anatomy Atlas

Especialmente útil para estudantes de biologia ou medicina, o Human Anatomy Atlas é, como o próprio nome diz, um atlas do corpo humano. Ou seja, ele é um dicionário em forma de app, mas, ao invés de palavras, ele traz todas as localizações e termos relacionados ao nosso corpo. É um dos aplicativos mais premiados na área de saúde e conta com cerca de 4,6 mil estruturas animadas relativas ao nosso organismo. Pode ser baixado no iOS ou Android.

16. Wattpad

O Wattpad é um aplicativo semelhante ao Kindle da Amazon, permitindo que tenha acesso a um grandioso acervo de livros digitais gratuitos em seus dispositivos Android ou iOS. Tanto best sellers quanto livros de autores iniciantes podem ser encontrados no acervo do Wattpad, permitindo pôr em prática sua leitura, melhorando assim sua redação e ganhando mais conhecimentos de acordo com o assunto que estiver a estudar.

17. Stellarium

Perfeito para os astrônomos de plantão. O Stellarium é uma das melhores fontes sobre astronomia que pode ter a disposição através de um aplicativo para iPhone e iPad, assim como os aparelhos Android. O app usa a tecnologia de realidade aumentada – popularizada por Pokémon GO – para possibilitar o estudo de astros no céu. Basta utilizar a câmera de seu aparelho e apontar na direção de um corpo celeste em particular para que ele o identifique, contando com informações de cerca de 6.000 satélites e estrelas. É um dos poucos apps para estudar pagos dessa lista.

18. NASA

Outro aplicativo da mesma linha, o app da NASA é gratuito e conta com todo tipo de informação sobre as últimas missões, notícias da agência espacial americana, imagens e vídeos sobre as viagens feitas. Isso permite com que fique a par de todas as descobertas importantes da área, mantendo-se atualizado. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no iOS e Android.

19. Udemy

Assim como o Coursera, o Udemy é uma plataforma de cursos online com grande abrangência, inclusive sendo maior que o próprio Coursera. Isso acontece pois o app permite a todo tipo de profissional e instituição de ensino se registrar e apresentar seus cursos por lá. O aplicativo – disponível para Android e iOS – é uma maneira dos usuários continuarem a acompanhar suas aulas mesmo que não estejam de frente a um computador. Conta com cursos gratuitos e pagos, com constantes promoções e descontos.

apps-para-estudar-udemy

20. Todoist

Destoando dos aplicativos dessa lista, na verdade o Todoist é um app voltado à produtividade. Através de sua interface simples e funções como o Agendamento Inteligente, é possível estabelecer como será sua rotina de estudos, ideal para manter o foco no que é importante. O Todoist pode ser usado gratuitamente nos navegadores, assim como em dispositivos com iOS ou Android.

Veja também:

Quantos apps para estudar utiliza para aprender coisas novas?

Depois dessas recomendações, gostaríamos de ouvir as suas: quais aplicativos recomenda para manter os estudos em dia? Como os utiliza em sua rotina? Nos diga logo abaixo na seção de comentários!

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *