google_play
5 Comentários
Android

Como instalar jogos e aplicativos em Android

Quando o assunto é smartphones e tablets, em todo lugar se ouve afirmações que começam como “instalei um aplicativo que…”. Mas raramente se diz como é feito esse processo de instalação e pra quem não está familiarizado com essas tecnologias isso se torna um mistério.

Além disso, ao comprar um dispositivo desses, os manuais que o acompanham podem não abordar este assunto, deixando ainda mais obscura essa tarefa. Se você ainda tem dúvidas sobre isso,  esse tutorial irá lhe mostrar como instalar aplicativos e jogos diretamente pelo celular ou tablet com sistema operacional Android.

Usando a Play Store

Ícone da loja de aplicativos Google Play Store.Diferente de computadores com Windows, que tínhamos que procurar na internet por algum software que atendesse nossa necessidade, os aplicativos para esses aparelhos estão todos reunidos em lojas de aplicativos. E no caso do Android, essa loja se chama  (Google) Play Store.

O termo loja se dá exatamente por existir um comércio, mas a loja do Google é a que mais oferece aplicativos gratuitos, aqui mesmo existem reviews sobre vários deles.

Para acessar a Play Store no seu dispositivo é simples, basta procurar na grade de aplicativos pelo ícone semelhante a este ao lado, é necessário conexão com a internet para funcionar.

Tela inicial Play Store

Ao abrir, você verá os aplicativos em destaque. Eles são destacados por sua alta popularidade instantânea ou por divulgação patrocinada, e por isso nem sempre será o mesmo quando abrir novamente.

Nas seções “Nossos favoritos” e “Escolha dos editores” é mostrado sugestões de aplicativos feitas pela equipe do Google responsável pela Play Store. E em Jogos, você acessa a sub-loja de jogos, onde existem categorias específicas.

Já na seção Recomendado para você são opções escolhidas automaticamente pelo sistema, baseado em suas buscas.

Puxando essa tela para o lado direito você encontra a lista de categorias. E puxando para a esquerda terão várias divisões mostrando os principais aplicativos dos tipos: Pagos, Gratuitos, Mais rentáveis, Novos itens pagos, Novos gratuitos. Essas divisões existem também em todas as categorias, facilitando assim saber quais são os aplicativos e jogos mais populares em cada uma.Principais aplicativos gratuitos

Há qualquer momento é possível fazer uma pesquisa em toda a loja tocando no ícone em forma de lupa na barra superior, no canto direito. Utilize poucas palavras que definam diretamente o que você quer, por exemplo, “player música”.

Instalando um Jogo/Aplicativo

Finalmente, ao encontrar o aplicativo ou jogo que deseja instalar, toque sobre ele. Será exibido várias informações, como: Imagens, vídeo, descrição, novidades da última versão, comentários e notas de quem já usou, entre outras.

Se ele for gratuito irá ter um botão escrito Instalar. Se for pago, no botão terá o preço. Tocando sobre ele irá mostrar os pedidos de permissão do aplicativo/jogo, ou seja, o que ele irá acessar no seu aparelho caso aceite. Isso vai de recursos de hardware (câmera, GPS, etc) a dados pessoais (lista de contatos, SMS, etc.).

Informações sobre o aplicativo KekantoÉ importante dar atenção a esses pedidos para saber se o aplicativo não irá acessar informações que não são necessárias para o seu funcionamento.

Em gratuitos, se estiver de acordo com os pedidos de permissão do aplicativo, toque em Aceitar e fazer download.

No caso de aplicativo/jogo pago, para comprá-lo, é necessário informar dados de um cartão de crédito ao serviço de pagamentos Google Wallet. E aí, Aceitar e comprar.

Após isso, basta aguardar o término do download e a instalação. No final, irá aparecer o botão para Abrir o aplicativo ou jogo.

Vale informar que não é preciso manter a loja aberta enquanto baixa e instala. É possível acompanhar o processo e abrir pela área de notificações. Ou procurá-lo na grade de aplicativos.

Outras sugestões

Os 7 apps para…

Uma das grandes vantagens de se ter um Android é a possibilidade de cu...
Comentar

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *