fazer-webinarios
Nenhum Comentário
Android

10 melhores ferramentas para aula online no iPhone, Android, PC e Mac

A tecnologia tem sido de grande ajuda a professores, educadores e palestrantes nos últimos tempos. A cada dia que passa, novas ferramentas para aula online são desenvolvidas, ajudando em diversos aspectos da vida destes profissionais. Seja no iPhone, Android, PC ou Mac, estes softwares vêm facilitando coisas como planejamento de aulas, correção de provas, comunicação entre alunos e, principalmente, a possibilidade de oferecer aulas online, sejam elas através de vídeos gravados ou aulas ao vivo, com direito à janelas de chat para interação entre alunos e professores. Separamos 10 das melhores ferramentas para aula online que cobrem diversas destas áreas.

 

1. LoopWebinar

Uma ferramenta recém-lançada no mercado de webinarios, o LoopWebinar tem como principal meta auxiliar educadores a transmitir aulas ao vivo pela web sem maiores complicações. O LoopWebinar permite configurar uma aula online em questão de minutos, além de não limitar a experiência a apenas alguns usuários simultâneos. Também é possível dividir a aula com mais de um palestrante ao mesmo tempo e inserir códigos para Facebook e Google Analytics, permitindo mensurar a participação durante as transmissões. Clique no link para conhecer o LoopWebinar!

2. Edmodo

O aplicativo é uma espécie de Slack voltado à educação. Ele permite que, professores, pais e alunos se conectem em um mesmo ambiente para compartilhar aulas, exercícios e questionários, além de contar com ferramentas para acompanhamento do progresso do aluno. Além do uso na sala de aula, o professor pode configurar exercícios para os alunos fazerem em casa em conjunto com pais, que também recebem um login para o aplicativo. Conheça mais sobre o Edmodo, que possui versões para navegadores e dispositivos móveis.

3. Planboard

Podendo ser usado também em aulas presenciais, o Planboard permite ao professor ou palestrante planejar sua aula. Através de uma tela em forma de calendário e agenda, os usuários podem organizar o andamento de suas aulas. É possível estabelecer os horários e momentos nos quais os assuntos a serem abordados serão mostrados durante o andamento da palestra ou apresentação.

ferramentas-para-aula-online-planboard

Os alunos também podem participar da ferramenta ao registrar o andamento de exercícios ou projetos em andamento. Saiba mais sobre o Planboard, que conta com um aplicativo para iPhone e iPad.

4. Kahoot!

Apesar do nome engraçado, o aplicativo é uma das ferramentas para aula online que auxilia professores a desenvolver questionários e testes para ser usado durante a classe. Um educador pode criar o quiz e os alunos, inseridos no mesmo sistema, podem responder individualmente as questões apresentadas através de diversas ferramentas.

ferramentas-para-aula-online-kahoot

O Kahoot! possui base no método de gamificação, uma metodologia que aproxima a educação da linguagem dos jogos eletrônicos. O app pode ser usado tanto em aulas como na área de negócios e mais informações podem ser acessadas em sua página principal.

5. Khan Academy

Uma ferramenta gratuita, a Khan Academy é uma plataforma que professores e educadores podem usar para gravar suas aulas e fornecê-las gratuitamente para quem deseja aprender sobre algum assunto. O sistema sobrevive através de doações e sua principal vantagem – além da gratuidade – é a aproximação mais pessoal em relação a outras plataformas, tornando as aulas mais interessantes. Os vídeos são exibidos em alta qualidade e você pode clicar no link para conhecer mais sobre a proposta do Khan Academy.

6. Educreations Interactive Whiteboard

Nada mais professoral do que um aplicativo que se assemelha ao quadro branco usado em aulas – já imaginou se fosse um simulador de quadro-negro e tivesse que usar giz nele? A proposta da Educreations é oferecer um quadro-branco digital para criação dos vídeos a serem usados para as lições. O quadro permite gravar audio para incluir no vídeo feito pelo simulador.

Você já deve ter visto diversos tipos de vídeo na web com essa proposta, no qual uma pessoa ensina algo enquanto desenha neste tipo de quadro e dá as instruções por voz, por exemplo. Os vídeos criados através do aplicativo ficam salvos na nuvem e podem ser compartilhados a qualquer momento nas redes sociais. Saiba mais sobre o Educreations Interactive Whiteboard e seu aplicativo para iPhone e iPad.

ferramentas-para-aula-online-whiteboard

7. Coggle

De maneira semelhante ao GoConqr, o Coggle também traz variados recursos para que o professor ou palestrante possa transmitir o que conheça a seus alunos. Sua especialidade está na criação de fluxogramas e gráficos, facilitando a transmissão de estatísticas vindas de estudos feitos pelo educador. Também é possível criar mapas mentais interativos, permitindo que os próprios alunos participem do processo de organização das ideias e conclusões de uma pesquisa. Clique no link para conhecer o Coggle.

8. Prova Fácil

Criado no Brasil, o Prova Fácil é uma ferramenta para correção automática de provas presenciais. O professor configura as questões e respostas corretas de cada prova e basta passar o dispositivo móvel – disponível para Android e iPhone – pela prova que ele a escaneará e fornecerá a nota do aluno. É possível configurar diferentes provas para diferentes turmas de forma que não cause confusão no momento da correção. Confira a página oficial do Prova Fácil para saber mais sobre a ferramenta.

9. GoConqr

Enquanto o Planboard foi feito para o planejamento das aulas de maneira mais pragmática, o GoConqr é uma das ferramentas para aula online que auxilia o educador na parte criativa e no “como” ele transmitirá os assuntos a serem abordados. A ferramenta oferece diversos métodos para transmissão do conteúdo, como mapas mentais, apresentação de slides e questionários, entre outros.

Membros cadastrados no GoConqr contam com cerca de 3 milhões de recursos para criação do conteúdo, que pode ser compartilhado ou enviado por mensagem. Conheça mais sobre o GoConqr no link.

10. Sílabe

Outra ferramenta “Made in Brazil”, o Sílabe é uma plataforma de comunicação entre os professores e palestrantes com seus alunos ou participantes. A função da ferramenta é agilizar e centralizar toda a organização em apenas um lugar. No Sílabe, é possível distribuir tarefas – e disponibilizar correção automática após ser completada -, além de permitir que envie feedbacks a alunos e avalie seus progressos de maneira individual. Clique no link para conhecer mais sobre o Sílabe.

Leia também:

Quais ferramentas para aula online usa em seu cotidiano?

Encontrar maneiras de melhorar sua produtividade e organização sempre são bem-vindas já que reduz o tempo das tarefas. Ao mesmo tempo, contar com ferramentas que podem melhorar a qualidade de suas aulas também podem fazer bastante diferença se conseguir aproveitá-las bem. Usa alguma dessas ferramentas para aula online em seu cotidiano? Gostaria de recomendar algum que não citamos? Então não deixe de comentar conosco no AppTuts!

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *