goodbarber logo
Nenhum Comentário
Android

iPhone, iPad e Android: Como criar um aplicativo sem saber programar

Quer construir o seu app nativo para iPhone, iPad e Android e não sabe como? Relaxe! Ao longo deste artigo, vamos dar-lhe a conhecer o segredo para construir o seu app nativo de uma forma muito simples, rápida, com pouco investimento e o melhor, sem saber programar!

Hoje em dia não precisa de saber programação para construir o seu app mobile. Basta que você utilize as App Builders, que são empresas online que disponibilizam tudo o que você precisa para construir uma app de raiz e enviá-la para as lojas online (App Store e Google Play).

Desde a customização do design, à criação do conteúdo, conexão às redes sociais, canais de livestreaming, podcast, lojas online, tudo o que precisa para criar um app nativo é concentrado numa única plataforma online onde você é o gestor e criador do app. Desengane-se se pensa que a qualidade é inferior a um aplicativo construído de raiz por um programador, muito pelo contrário. Muitos Apps Builders reúnem os melhores programadores e designers para providenciar as melhores funcionalidades em termos de gestão de conteúdo mobile e customização do design aos usuários. 

Para mostrar como você pode criar o seu app sem saber programar, escolhemos uma App Builder que é pioneiro no segmento de apps nativas: a GoodBarber. Com a GoodBarber, você pode cria apps nativos para iPhone, iPad e Android e ainda a versão web app compatível com todo o tipo de dispositivo.

Passo 1: Escolhendo o template certo

A primeira grande vantagem de usar um App Builder são os seus inúmeros templates pré-fabricados. No caso da GoodBarber, ele conta com mais de 50 templates disponíveis, uma galeria de imagens de alta resolução gratuita e ferramentas de customização avançada certamente que não lhe vai faltar ideias para criar a base perfeita do seu app.  É possível customizar todos os detalhes do seu app, desde o background, o header, o body, os ícones, as fontes de conteúdos, a cor de fundo do conteúdo, etc.

A GoodBarber oferece, ainda, 8 templates de navegação para melhor realçar o conteúdo e proporcionar melhor leitura e navegabilidade pelo mesmo. Podes escolher entre o modo Swipe , Grid, State, etc. Confira na imagem abaixo alguns dos templates.

criação de aplicativos

Passo 2: Adicionando conteúdo

Existem 2 formas de adicionar conteúdo ao seu app: criando conteúdo no próprio app através do sistema de gestão de conteúdo mobile (mCMS) ou conectado conteúdo existente a uma fonte externa como por exemplo WordPress, Blogger, RSS, etc. Desde artigos, a fotos, vídeos, podcast, livestreaming, todo o conteúdo disponível pode ser reunido num único aplicativo. E se quiser duplicar o tráfego ao seu conteúdo, experimente as notificações push. Esta é uma ferramenta poderosa que permite segmentar as suas audiências (idioma, localização, comportamento na app) e enviar mensagens que aparecem diretamente na tela do usuário que baixou o app. 

adicionando conteúdo no aplicativo

Passo 3: Tornando o seu app mais social

Com a GoodBarber, você pode adicionar a sua página de Facebook, o canal de Youtube, Twitter, Vimeo, Flickr. Desta forma, o usuário pode ter acesso a todo o conteúdo que você compartilha nas mídias sociais. Outra possibilidade interessante é a de integrar estas mídias com o seu próprio conteúdo, permitindo que os usuários compartilham os textos ou vídeos do seu app.

Outro pormenor a destacar é a possibilidade de criar um login para os seus usuários utilizando as mídias sociais. Você pode colocar o Facebook ou o Twitter como formas de login, por exemplo. Desta forma, você consegue capturar informações interessantes dos usuários como o email, os dados demográficos, etc.

Login no aplicativo

Passo 4: Teste o app no seu smartphone

Depois de concluir todos os passos anteriores, o seu app ficará pronto para ser testada no smartphone. Pode fazer o download da versão adhoc no seu iPad, iPhone ou Android e testar o aplicativo no dispositivo. Também é possível fazer o download da MyGoodBarber App, testar as notificações push e ter acesso a esta versão nativa do app. Se achar que o aplicativo ainda não está pronto para ser enviado, pode voltar ao back office e fazer as modificações necessárias.

Passo 5. Envie o App para as lojas online

Se estiver satisfeito com o seu app, pode enviá-lo para as lojas online (App Store e Google Play) ou contratar o serviço GoodBarber takes care que fará o envio por você. Depois dos primeiros downloads nas lojas online, poderá aceder às estatísticas do app e saber o número de downloads existentes, os menus mais visitadas e até conhecer os usuários mais influentes através dos dados demográficos.

informações dos usuários

Conclusão

Criar o seu app utilizando plataformas como a GoodBarber é extremamente simples e rápido. Acredito que, se seguir estes passos, você estará mais próximo de construir o seu aplicativo mesmo que não saiba programar uma única linha de código! O meu conselho é que clique aqui e comece já a experimentar o GoodBarber. Ela oferece 30 dias grátis para realizar alguns testes.

Aproveite e leia também o nosso artigo com 10 excelentes plataformas para criar aplicativos móveis.

Abraço,

Luciano Larrossa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *