WhatsApp para PC
Um Comentário
Android

WhatsApp Status: Como funciona e como usar a nova função do aplicativo!

Anunciado recentemente, o WhatsApp liberou sua nova função, que o deixa mais similar ao Snapchat ou ao Stories do Instagram. A realidade é que a base destas funcionalidades não diferem muito entre si, embora, pessoalmente, tenha achado o WhatsApp Status mais rápido em relação às atualizações das outras redes sociais. Claro que a rapidez não é o único critério e ambos os concorrentes do Status possuem mais recursos para criar conteúdo. Para quem estranhou ver esse tal de Status após a atualização do aplicativo de mensagens, saiba como usar a nova função do WhatsApp logo abaixo!

Dica: Conheça também outros 20 truques e dicas para o WhatsApp!

Como funciona e como usar o WhatsApp Status

Utilizar a funcionalidade é bem simples e prática, caso vá o usar apenas para conferir o conteúdo publicado por seus contatos do telefone. Para isso, basta abrir a nova aba Status:

whatsapp-status-inicio

Com ele aberto, basta clicar em um dos contatos da lista que aparecerá para visualizar o que postaram. Já para compartilhar o que está pensando ou fazendo no momento, crie seu status tocando em Meu Status para ser levado à tela de edição:

whatsapp-status-meustatus

Após iniciar o processo, o WhatsApp abrirá sua câmera, permitindo que tire fotos ou grave vídeos para criar sua história. A outra opção é usar alguma imagem em sua galeria do celular. Para esse tutorial, usamos uma captura de tela da nossa fanpage anunciando um novo post.

whatsapp-status-ferramentas

  1. Para aplicar cortes na imagem que será postada;
  2. Adicionar emojis à publicação;
  3. Adicionar texto;
  4. Fazer desenhos;
  5. Adicionar uma legenda, que ficará abaixo do post quando ele tiver sido publicado.

Como a captura de tela já recebeu o corte necessário para ser publicada, pularemos direto para a segunda ferramenta. Ao clicar no ícone, uma tela de seleção de emojis aparecerá, podendo escolher quaisquer um para adicionar à publicação.

whatsapp-status-emoji

Após incluí-lo basta arrastá-lo para qualquer canto da tela para posicioná-lo. Para mudar seu tamanho, toque-o com os dedos em formato de pinça, de maneira igual ao que fazemos para dar zoom em uma foto. É possível mudar a cor do emoji, texto ou desenho que fizer utilizando a barra lateral, conforme pode ser visto na imagem abaixo.

whatsapp-status-cor

A terceira ferramenta permite que insira um texto na publicação. Assim como nos emojis, é possível arrastá-lo para qualquer canto da tela, assim como diminuí-lo ou aumentá-lo com movimento de pinça. O texto também pode ser rotacionado de maneira semelhante, mas, ao invés de aproximar ou afastar seus dedos, basta fazer um movimento de rotação com eles para que o texto gire no sentido que deseja.

whatsapp-status-texto

Por fim, é possível fazer quaisquer tipos de riscados ou desenhos na tela, ficando aberto à sua imaginação. Assim como nas ferramentas anteriores, o movimento de pinça aumenta ou diminui o desenho enquanto rotacionar os dedos fará com que o desenho gire. Caso cometa quaisquer erros, basta tocar no botão de desfazer.

whatsapp-status-desfazer

Por fim, é possível inserir uma legenda, como se estivesse enviando uma foto a algum grupo ou contato do WhatsApp. Para enviar seu status, basta tocar no botão verde no canto inferior direito, de maneira semelhante ao envio de mensagens. Uma tela de confirmação aparecerá e deverá clicar em Enviar para que seu post seja feito com sucesso.

whatsapp-status-enviar

Para visualizar o resultado, basta tocar em Meu Status novamente para ver como ficou. Um novo ícone aparecerá na parte inferior da tela junto a um número. Isso indica o número de vezes que sua publicação foi vista no WhatsApp Status.

whatsapp-status-pronto

Veja também:

Gostou da novidade e pretende migrar para o WhatsApp Status?

De maneira curiosa, a intenção inicial do WhatsApp antes de sua popularização era justamente o de mostrar aos contatos o que estava a fazer ou sentir, o que acabou mudado após ter se tornado um gigante das mensagens, abandonando sua função original. Considerando o sucesso do Snapchat e do Instagram Stories, o Facebook – dono do WhatsApp – acreditou ser uma boa ideia retornar a esse conceito também em seu aplicativo de troca de mensagens. O que achou do WhatsApp Status? Comente conosco!

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *