Android logo
Um Comentário
Android

WhatsApp vs Allo: qual é o melhor app?

O Allo, novo app de conversas do Google, está chamando muita atenção por ser parecido com o WhatsApp e Facebook Messenger enquanto traz melhorias e recursos inéditos. Muita gente já o está testando e acaba sendo normal se perguntar se vale a pena tentar migrar para um novo app como esse ou se é melhor continuar no já tão popular WhatsApp para mensagens rápidas via Wi-Fi e 3G. Caso esteja com esse dúvida ou simplesmente queira saber quais as diferenças entre os dois apps, basta conferir nossa comparação mais detalhada logo abaixo!

Leia também: Os 7 melhores recursos do Google Allo

1. Mensagens

allo

No quesito de mensagens, os dois apps não são tão diferentes: ambos oferecem a possibilidade de mensagens normais e de áudio para todos os contatos que você tiver no smartphone. A vantagem do WhatsApp é que é possível formatar as mensagens de formas um pouco diferentes (deixando as palavras em negrito ou itálico, por exemplo) e dá para saber quando alguém leu o que você enviou.

A vantagem do Allo é que ele formatar as mensagens para que elas fiquem grande ou pequenas (dependendo do seu humor), permite enviar SMS e ainda oferece respostas inteligentes e automáticas baseadas na sua conversa e maneira de falar. Você também saberá quando a mensagem foi enviada e chegou ao destinatário, mas não a hora exata que a pessoa leu.

2. Grupos

Os dois aplicativos oferecem a possibilidade de formar grupos com contatos que também usam o Allo, o que é um recurso básico de qualquer app de mensagens atualmente. Neste caso, não há grandes vantagens ou desvantagens no uso de qualquer um dos dois aplicativos, exceto o fato do WhatsApp ainda possuir uma base de usuários bem maior atualmente.

3. Segurança

Recentemente, o WhatsApp adotou a tecnologia de criptografia ponta a ponta para deixar suas conversas bem mais seguras e fora do alcance de outras pessoas. No caso do Allo, não temos esse recurso porque ele precisa das suas informações para funcionar de maneira personalizada.

Felizmente, o novo app do Google oferece o modo anônimo para quem não quiser saber desses recursos e só não quiser suas mensagens vulneráveis. Desta forma, nada é armazenado ou pode ser acessado por ninguém, nem mesmo pelo Google.

4. Chamadas de voz

Neste aspecto, o WhatsApp ainda leva uma boa vantagem em relação ao Allo, já que oferece chamadas de voz há algum tempo já. Por algum motivo, o Google decidiu não incluir esta função no Allo, deixando este tipo de experiência para outro app, o Duo.

Com o Duo, você faz chamadas de vídeo e voz a qualquer momento com seus contatos adicionados, mas pode ser que nem todo mundo queira ter dois aplicativos para fazer algo parecido com o que o WhatsApp faz sozinho, ainda mais com rumores de ligações de vídeo chegando ao app em breve.

5. Envio de arquivos

allo-google

Atualmente, você só pode enviar arquivos de fotos e vídeos para seus contatos através do Allo, enquanto no WhatsApp dá para enviar fotos, vídeos e arquivos em PDF e planilhas, por exemplo.

A verdade é que nenhum dos apps oferece variedade no envio de arquivos, considerando que os usuários reclamam há tempos sobre a falta de possibilidade de enviar outros tipos de documentos e até mesmo GIFs.

6. Versão de desktop

Nem todo mundo pode ou gosta de usar apps de conversa exclusivamente no smartphone, algo que o WhatsApp percebeu há algum tempo quando lançou versões para Web e desktop. A experiência dessas versões ainda pode melhorar bastante e elas funcionam com dependência do app, mas já é uma grande vantagem em relação ao Allo.

O aplicativo do Google só possui versão mobile por enquanto, o que é compreensível já que foi lançado há poucos dias. É esperado que a versão para computadores seja lançada em breve, especialmente se o app fizer sucesso.

7. Backup

O  suporte de backup do WhatsApp é realmente muito bom, sendo até possível resgatar mensagens excluídas em algumas situações. Fora isso, você sempre terá suas mensagens antigas de volta mesmo se excluir o app de seu smartphone e instalá-lo novamente depois.

Já o Allo ainda não oferece qualquer tipo de backup para seus usuários, o que é estranho, considerando que o Google geralmente sempre dá essa opção em seus apps. Como o app ainda é novo, esperamos que esse recurso seja implementado em breve.

8. Inteligência Artificial

Muitos aplicativos, como o Facebook Messenger, estão apostando na inteligência artificial para deixar a experiência mais personalizada e interativa. No caso do Allo, nós temos um assistente pessoal muito interessante, com quem podemos tentar conversar ou pedir para realizar certas tarefas para nós.

Isso é o que faz o Allo valer mais a pena em relação ao WhatsApp, que ainda não tem nada parecido implementado e nem há previsão disso acontecer.

9. Interface

allo-aplicativo

A interface dos dois aplicativos se parece um pouco, com o Allo sendo mais limpo e minimalista em diversos aspectos em relação ao WhatsApp. O uso do app do Google também é um pouco mais intuitivo, com os menus dispostos de maneira mais fácil de perceber e usar no geral.

Já o WhatsApp pode ser um pouco confuso no início, pelo menos no que diz respeito às suas configurações, que são mais difíceis de encontrar em certos casos.

Prefere o Allo ou WhatsApp?

Deu para aproveitar bem a nossa lista para definir qual dos dois aplicativos te chamou mais atenção? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo qual deles prefere para usar no dia a dia.

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *