mindmeister
18 Comentários
iPad

Os 6 melhores aplicativos (Grátis) para criar mapas mentais!

Os Mapas Mentais são muito úteis na hora de organizar projetos maiores. Eles facilitam a organização, ajudam a estruturar as ideias e são uma excelente fonte de inspiração.

Eles começaram a ficar muito famosos há alguns anos a esta parte, principalmente devido à criação de aplicativos para esse fim. Foi a pensar em quem pretende criar mapas mentais no iPhone, no iPad, no Android ou mesmo no seu computador, que criamos esta lista com vários mapas mentais disponíveis para você usar!

Alguns são grátis, outros têm uma versão grátis e uma paga, mas o mais importante é escolher aquele que melhor se adequa ao seu método de trabalho. E lembre-se de uma coisa: tão importante como criar o mapa mental é depois partir para a ação e concluir o projeto que você quer realizar!

1. MindMesiter

mindmeister

Talvez o mais famoso dos mapas mentais, por inúmeros motivos. Em primeiro lugar porque ele é grátis. Em segundo lugar, porque ele funciona num sistema de Cloud Computing, ou seja, você só precisa de criar a sua conta e a partir daí poderá ter acesso a ela a partir de qualquer computador com ligação à internet.

Nós falamos um pouco sobre ele neste artigo por isso não vamos explorar muito mais este tema. Mas sem dúvida alguma que o MindMeister é uma opção a considerar. Se quiser explorar o aplicativo ao máximo, ai terá de adquirir um plano pago, mas o preço vale claramente aquilo que ele oferece.

Clique aqui para usar o MindMeister

2. Coogle It

Tal como o exemplo anterior, o Coogle It também funciona completamente online. Porém, o design dele é bem mais bem conseguido que o do MinMeister. Com ele, você apenas necessita de realizar o seu trabalho e depois exportar o ficheiro em PDF ou em JPG.

Ele ainda permite que seja realizado um trabalho colaborativo, sendo que ele faz o tracking de cada modificação realizada no Mind Map. Esta ferramenta de mapas mentais tem ainda algumas opções interessantes tais como o modo de “história”, onde você pode ver o que aconteceu nas várias modificações.

Clique aqui para usar o Coogle It

3. MindNode

mindnode para iPhone, Mac e iPadSó disponível para usuários Mac, iPhone e iPad, o MindNode é o aplicativo que eu pessoalmente uso e o que mais aconselho. Este aplicativo para Mapas Mentais fica sincronizado entre todos os aparelhos da Apple o que é uma grande vantagem. Além disso, ele também permite que você faça a sincronização através da Dropbox.

Depois de criar o seu primeiro mapa mental, você poderá adicionar imagens, links e utilizar shortcuts, que agilizam muito o seu processo de trabalho. Ele é realmente muito simples e prática de usar. Se você é uma pessoa que gosta muito de personalizar os seus mapas mentais, então esta é mesmo a melhor escolha para você.

Ele conta com uma versão grátis e outra paga.

Clique aqui para baixar o MindNode para Mac

4. StormBoard

Este é um Mapa Mental um pouco diferente, mas igualmente eficaz. Ao invés de ter várias ramificações – como os exemplos mostrados logo acima – o StormBoard opta por ter um quadro onde são realizadas várias anotações. O objetivo dele é ter um quadro de colaborações, onde várias pessoas podem inserir anotações, votar ou comentar cada ação. O plano grátis permite que exista um administrador e cinco membros da equipa. Já a opção de 5$ por mês permite 30 pessoas a trabalhar com o mesmo administrador.

Uma opção a experimentar, especialmente se tivermos em conta que o teste é completamente gratuito.

Clique aqui para experimentar o StormBoard

5. iThoughtsHD (mindmapping)

Disponível apenas para usuários do iPad, este aplicativo é semelhante aos primeiros três desta lista, mas com algumas vantagens. A primeira é permite gerar opções de apresentação em Power Point e Word. Ele também tem outros pormenores como a possibilidade de tomar notas em cada passo, de compartilhar nas mídias sociais ou até mesmo de enviar tarefas por email.

O objetivo do iThoughtsHD é mesmo tornar todo o processo mais rápido. Para isso, ele permite que você utilize TextExpanders ou insira documentos PDF dentro do próprio aplicativo, por exemplo.

Se você pretende criar Mapas Mentais através do iPad, esta é a melhor escolha.

Clique aqui para baixar o iThoughtsHD

6. Popplet

Popplet para criar mapas mentaisCom um design um pouco diferente, o Popplet está disponível para iPad, iPhone e iPod. Ele serve para criar projetos, criar galerias ou até mesmo estudar. A sua versão grátis permite criar apenas um mapa mental de cada vez, sendo que a versão paga não tem qualquer limitação.

Pelo que consegui testar do Popplet, ele parece ter um design um pouco mais “tranquilo” (mais ou menos ao estilo do design do Google) e está mais vocacionado para estudantes. Se quiser algo mais profissional, o MindNode é capaz de ser a melhor opção.

Clique aqui para baixar o Popplet

E você, qual desta lista mais gostou? Recomendaria mais algum?

Abraço,

Luciano Larrossa

Outras sugestões

Comentar

18 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *