Captura de Tela 2013-02-05 às 12.15.32
50 Comentários
iPad

Bateria do Ipad/iphone – Dicas para aumentar a vida útil!

Já escrevi um artigo falando sobre como aumentar a vida útil do Macbook, porém, apesar de ser da mesma empresa, o notebook e os celulares/tablets são completamente diferentes. Cuidar para que a bateria dure mais é muito importante, então separamos várias dicas de como cuidar melhor do seu gadget de modo a não ser preciso trocar a bateria por muitos e muitos meses. Basta seguir as recomendações que listamos abaixo que certamente vai estender a vida útil da bateria do seu Ipad ou Iphone ;)

Cada carregador no seu lugar!

Um dos erros muito comuns é carregar o Ipad com o carregador do Iphone, ou vice versa. Mas o que acontece é que o carregador do Ipad é equivalente a 10W e o do Iphone é 5W, sendo que o último acaba carregando de forma muito mais lenta. Por isso, tome cuidado quanto a isso, evite trocar os carregadores, a menos que não tenha outra forma de carregar seu aparelho.

Tempo de carregamento

Muita gente tem a mania de deixar o aparelho carregando esperando que chegue nos 100%, mas a verdade é que nenhum dos dois vão acusar 100%, chegando aos 99% quando muito. Por isso, se você quer saber se o tablet ou o celular esta completamente carregado, tome como nota as informações abaixo:

  • Ipad 1, Ipad 2, Iphone 4 e Iphone 5 demoram 4 horas para terem a bateria completamente carregada.
  • Ipad 3 ou novo Ipad necessite de 7 horas para a bateria estar completamente carregada

Então, se pretende saber quando a bateria esta completamente carregada, leve em consideração as horas que listamos acima.

bateria mackbook

1 Ciclo completo por mês

Como já falamos no artigo de como prolongar a vida da bateria do MacBook, um ciclo corresponde a carregar 100%, usar até desligar sozinho, depois carregar por completo novamente. O ideal é que você faça um ciclo completo a cada mês, assim você prolonga substancialmente a vida da bateria do seu aparelho.

Calor X iPad/iPhone

Assim como ocorre com qualquer outro aparelho eletrônico, você não deve deixar o seu no sol, ou em ambientes muito quentes. Quando o Ipad esta muito quente ele emite mensagens, além de diminuir a carga da bateria. Uma dica simples mas super importante é carregar o seu aparelho fora da capa de proteção, pois o calor pode ser muito a ponto de estragar sua bateria, ou ao menos o desempenho dela.

Dicas bônus

As dicas que passamos já é o suficiente para fazer com que a vida do seu Ipad ou  Iphone dure muito mais, mas seguem algumas dicas extras que também podem ser úteis:

  • Use regularmente seu aparelho, se ficar muito tempo sem uso pode perder o bom desempenho;
  • Diminua o brilho da tela, isso faz com que sua bateria dure muito mais;
  • Sempre que não estiver usando seu Iphone, trave a tela deixando em modo “sleep”;
  • Apesar de dar um pouco mais de trabalho, desligar o wi-fi sempre que não estiver usando pode ajudar a manter a bateria por mais tempo;

Conclusão

Espero que nossas dicas tenham lhe servido bem a ponto de dar alguns meses a mais de vida para sua bateria. Se restar alguma dúvida ou ainda tiver mais alguma dica a agragar ao post é só comentar, tenho certeza que outros leitores vão querer saber sua experiência ;)

Outras sugestões

Comentar

50 Comentários

  • Antonieta disse:

    Fiquei pasma com essa do carregador e corri (com lente de aumento claro) pra ver que realmente cada um tem uma voltagem. Nunca nem tinha ouvido falar nisso. Muitíssimo obrigada pela dica.

  • Vitor disse:

    Se meu ipod de 64GB tiver tipo 45GB usado, a bateria diminui mesmo sem usar muito?

  • Daniel disse:

    Tenho o costume de deixar carregando enquanto durmo (não necessariamente todas as noites.. só quando o nível está baixo), o que acaba dando um tempo de umas 7 horas.. levando em consideração que você escreveu que 4 horas já são suficiente, isso é ruim para a bateria do iphone 4?

    E quanto ao nível da bateria, já ouvi falar que é bom deixar a bateria ficar abaixo dos 20% para carregar.. mas também já ouvi falar que isso não é bom, pelo contrario, diminui a vida útil da bateria. Enfim, o que é o certo!?

    Obrigado

    • Daniel, como vai?

      Nunca é bom deixar o carregador plugado depois de já ter carregado 100%, mas se deixa, é quase irrelevante.

      Pode carregar a bateria a qualquer momento, isso também é irrelevante. Essa é uma das muitas vantagens em ter um material como o Iphone.

      Abraços, Arlindo Armando

  • Marlua disse:

    Olá! já q. vc sabe tudo de Iphone e Ipad, veja se vc consegue decifrar essa. O cabo do meu Ipad 4G quebrou, procurei na apple e outras lojas e achei muito caro, então comprei um na feira q. na verdade serve p/ o Iphone 5, mas serviu p/ meu Ipad, apesar de carregar mais devagar. Acontece q. esse cabinho depois de um tempo acabou quebrando também e aí comprei outro na feira novamente só q. este não está carregando o meu Ipad de jeito nenhum…Voltei na feira p/ reclamar a mulher testou no Iphone dela e carregou normalmente, mas não no meu Ipad….Porque?

  • Natany disse:

    Bem..meu iphone 4 estar carregado 100% só que ele estar ficando ligado so se eu colocar no carregador! o que eu devo fazer?!

  • Ana disse:

    Se eu carregar meu iPhone com o carragador do ipad prejudica por ter 10w? Carregaria mais rápido?

  • José disse:

    E normal carregar o ipad .i ao mesmo tempo manuziando .jogando ,e prejudicial a vida útel da bateria ou não ,me ajudem amigo por favor.

  • Luciana disse:

    Esqueci a senha de entrada do meu iPhone 5. Fiz todo o procedimento de restauração, mas não consegui ter sucesso utilizando o icloud. O iPhone só aceita se eu colocar que é um novo iPhone e não backup. O iphone é americano. Help!!!!
    Poderia me responder por e-mail?
    Obrigada

  • Fernanda disse:

    Tenho um iPod nano do modelo antigo.. Carrego ele no carregador do iPad.. Tem problema? É iPad 2…

  • Sarah disse:

    Carreguei meu iPhone 4S iOS7 com o carregador do iPad não deixei carregar completamente só 25% e agora ele descarrega muuuuito mais rápido tem algo que eu possa fazer em relação a isso??

  • Wesley disse:

    Meu iPhone 5 tem 1 ano de uso, deixo ele carregando a noite inteira antes de dormir, uso bastante capinha, e quando saio de casa cm o app “Music Tube” ou msm o app musica, fico 1h no total escutando musica e a bateria cai drasticamente para 50~60%, ou quando estou usando ele, ela cai mto rapido, alguma sugestão, será que a vida util dele está chegando no fim ?

  • Francinesardella disse:

    Olá! Deixei meu iPad Air carregando pela primeira vez, mas tive de interromper pois ia sair de casa. Isso da algum problema futuro? Afinal interrompi a primeira carga! Percebi que ele ia carregando lentamente, quando interrompi e cheguei no local e coloquei novamente ele carregou super rápido, achei isso estranho! Me ajude!

  • Diego costa disse:

    muito bom seu artigo, pode tirar varias duvidas e melhores o meu celular, obrigado.

  • glauber disse:

    amigo bom dia.eu queria saber, se e necessário
    a bateria do meu iphone estar carregada para que
    possa esta fazendo a restauração do cel.
    por que esta dando erro 21 e percebi que a bateria
    esta zerada do meu aparelho.preciso de um help
    valeuuuu.

  • Marina disse:

    Olá, é melhor deixar a bateria do iPhone zerar sempre para carregar ou não?
    Obrigada.

  • Adriano disse:

    Boa noite meu amigo !
    Gostaria que vc tirasse umas dúvidas minhas, eu carrego meu iPhone 5 com cabo da marca “Iluv” dizem que ela é uma marca autorizada pela Apple, será que tem problema isso de eu não carrega ele com o próprio cabo da Apple ? É a tomada que eu carrego o meu IPhone 5 é da motorola tem problema meu amigo? Desde já te agradeço pois sua resposta vai ser muito ulti pra mim abraço !!!

  • claudio ito disse:

    meu i phone 5s acabou a bateria e agora demora ligar isso e normal ? apesar que o cabo que carrega nao é o original mais ,mas mesmo assim carregou anteriormente , só que por descuido deixei zerar a bateria e o cel desligou e agora nem da sinal que esta carregando o que faço ?

  • Filipe disse:

    Oi, tive problemas com meu Carregador e Por conta disso passei 4 dias sem dar Carga nenhuma no celular (IPHONE 5 ). consegui um novo carregador mais agora o celular nem sinal de vida da, o que posso fazer?
    Obgd

  • Emerson disse:

    Olá, tenho um iPhone 4, e cerca de 3 meses atras comprei o 5s, a bateria dos ambos durava a mesma coisa, quando estavam com as mesma configurações, Porem de um tempo para cá a bateria do 5s esta descarregando muito rapido, desligo wifi, dados do celular, fecho todos os app, com o celular em 100%, quando vou dormir por volta da meia noite, as 6 hrs o 5s esta em media com 45-50% da bateria, e o iPhone 4, esta com 99 ou até mesmo 100%.
    A unica diferenca que tive com os aparelhos foi usar o app waze, diariamente em torno de 4 hrs. e carregar no carro. será que isso influenciou?
    Ja restaurei por completo o aparelho e continua o consumo em excesso.
    Será que tem alguma solução? liguei na assistencia disseram que esta normal o aparelho.
    Desde ja agradeco
    Abraço

  • Denner disse:

    Iae..
    Eu tenho um iphone 5s eu dxo ele carregando todas as noite
    Sempre no meio da madrugada tiro de carregar quando
    Esta 100% e dxo ele la e nao mexo ..
    Algumas horas dps vou ver ele e a bateria esta 93% ou 90% eh sempre nessa media.. Eu nao entendo .. Por que isso..
    Voc sab me dizer u por que disso??

  • Rafael disse:

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-los pela brilhante e esclarecedor tutorial. Mas tenho uma dúvida. Deixei meu iPhone 5s carregando uma noite inteira, por descuido. Mas só foi aquela noite. Tem algum problema? Ele é novo, por isso me desesperei.

  • Margarida Teixiera disse:

    Tenho uma dúvida,
    Sempre deixei meu iPhone chegar aos 1% e desligar e depois carregar até aos 100 às vezes a noite toda. Sempre pensei que isso fizesse bem mas agora vejo que se calhar não. Como pode isso prejudicar o meu iPhone?

  • Jacqueline disse:

    Meu iphone 5 esta inchando a bateria e expulsando a tela para fora, o que devo fazer.

  • Carol disse:

    eu sempre deixo a bateria descarregar toda e depois carrego ate 100% mas nem sempre as 4 horas, ele as veses chega aos 100% em menos tempo, enfim, deixar descarregar todo e dps carregar ate 100% todos os dias faz mal a bateria ?

  • Elisa disse:

    Olá! Meu iPhone 5 carrega normalmente com o cabo original, mas acontece que ele carrega mas a porcentagem nao aumenta, continua sempre em 2%. O que eu faço?

  • Pedro dos Santos Rojo disse:

    Carreguei meu celular no carro e exposto a uma temperatura extrema. Agora minha bateria não está durando da mesma maneira. Tenho 3 meses de IPHONE 5S. Como faço para recuperar o antigo desempenho da bateria? Obrigado

  • Thiago disse:

    Olá, tenho um iphone 4 e sábado dia 20/12/2014 ele descarregou durante o dia. Só fui carregar a noite e então ele não ligou mais. Na verdade as vezes liga, mas a bateria aparece em 1% ou 2% aguenta cerca de 1 minuto ligado e desliga novamente, e fica reiniciando sozinho o tempo todo, mesmo com o carregador conectado. Você tem alguma dica pra me dar, do que devo fazer?

  • Marinilda disse:

    Tenho um iphone 6 começou descarregando muito rapido e agora descarregou totalmente e não consigo mais carregar em cabinho nenhum. Ele nem acende luz nenhuma

  • Barbara disse:

    Boa noite. O ipad pode danificar se carregado com o carregador de iphone? Nao sabia dessa e acabei fazendo isso… Obg

  • Jose disse:

    Olá! Meu iPhone 5 carrega normalmente com o cabo original, mas acontece que ele carrega mas a porcentagem so chega ate 86 % nao aumenta, continua sempre em 86%. O que eu faço?

  • Raquel disse:

    Oiii, tudo bem?!
    Essas informações sobre a bateria, serve para o iphone 6, tmb?

  • Alyssa Piazzi disse:

    Meu iphone começa carregar ligado e depois de um certo ponto ele vai descarregando mesmo conectado ao carregador,aí completo a carga com ele desligado mesmo e demora umas 6 horas e meia pra carregá-lo completamente, quando eu vou olhar em ajustes,no uso , os niveis de bateria aparecem assim: –
    O que devo fazer ? Pra restaurar a vida útil da bateria ?

  • Ricardo disse:

    Olá!!Gostaria de saber oq poderia ser no meu iphone 6, pq eu dou carga completa nele, e entre uma hora depois já esta a menos de 90%.?
    Se pegar ele com garga ja de manhã cedo,meio dia não tenho mais.

  • Amanda disse:

    O carregador do meu iPhone 6 queimou, posso usar o carregador de outro IPhone, como o 5c, 4s ou 5s? Ou isso pode causar danos pro aparelho?

  • Amanda disse:

    O carregador do meu iPhone 6 queimou, posso usar o carregador de outro iPhone como o 5s, 5c e o 4s? Ou isso pode causar danos no aparelho?

  • ADEMIR FERRAZ disse:

    Luciano, bom dia. Quando você diz: ” O ideal é que você faça um ciclo completo a cada mês, assim você prolonga substancialmente a vida da bateria do seu aparelho”, está dizendo que podemos carregar a bateria todos os dias sem que chegue aos “100%”. Certo? Então, uma vez por mes, é devemos carregar até os mencionados 100%. Certo? Obrigado

  • Amanda disse:

    Olá ganhei um Tablet e por descuido (e muita felicidade)eu acabei mechendo nele e nem me lembrei de por pra carregar,muito tempo depois (quando acabou a bateria sabe ) eu fui la e ponhei pra carregar atingiu 100%e comecei a a mecher de novo ai eu ponhei para carregar E então Na terceira vez que eu fui colocar para carregar eu lenbrei que tinha deixar la uma 6 horas…gostaria de perguntar se não faz mal eu por ele agora (na terceira hora de carregar ) para carregar por uma 6 horas !

  • morgana disse:

    quantas horas eu deixo carregar a primeira vez?

  • Leandro Cravilhos disse:

    Tem problema se eu tirar o meu iPhone antes de chegar a 100% ??

  • Mainne Viegas disse:

    Olá ! Deixei meu iPhone 4s carregar completamente, depois ué tirei fui dormir, umas 5 horas depois que acordei ele estava completamente descarregado. O que poderia ter sido?

  • Helton disse:

    Tem algum problema eu carregar meu iPhone 6 Plus, quando ele tiver nos 50%?

    Ou tem que esperar ele descarregar de vez!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *