apple-logo
Nenhum Comentário
iPad

iTunes Radio VS Competição: Qual dos dois deve escolher?

Antes de ontem na WWDC 2013 a Apple anunciou, o que ao longo do tempo tem sido motivo de rumores, o serviço de rádio iTunes virá empacotado como parte do aplicativo de música padrão no iOS 7. O iTunes Radio será gratuito para todos os usuários, já que é suportado por anúncios. Aqueles que se inscreverem para o iTunes Match, serão dispensado de anúncios.

Isto pode tornar o iTunes Match uma opção tentadora para muitos, no entanto, ele também se pode comparar a outros serviços de streaming já existentes, como: o Pandora, Slacker, e Spotify? Será que o iTunes Radio é mesmo uma boa aposta para si? Vamos dar uma olhadela mais de perto!

iTunes Radio

Nós, aqui no Apptuts, evidentemente não vamos conseguir saber tudo sobre o iTunes Radio até que este seja oficialmente iniciado com o iOS 7 neste Outono, mas, por aquilo que foi dito na apresentação, temos uma ideia aproximada do que ele traz para a “mesa de jogo”. Para o iTunes Match, os assinantes, vão poder beneficiar de ter rádio livre de anúncios e ininterrupta a partir da enorme coleção do iTunes. Isto é, obviamente, um outro bônus do iTunes Radio (é o fato do iTunes ter uma enorme coleção de música). Provavelmente uma das melhores seleções do planeta.

apple-itunes-radio

Fora isso, muitas das características utilizadas no iTunes Radio são as mesmas de outros serviços de streaming semelhantes, tais como o Pandora. No iTunes radio você pode criar listas de reprodução personalizadas, também.

O que pode ser mesmo um bom negócio, para alguns, é o fato de, neste momento, o iTunes Radio transmite, apenas as versões limpas das músicas. Isto significa que qualquer coisa como as linguagens explícitas vão ser filtradas. Isto pode muito bem mudar antes do lançamento final. Serem adicionadas algumas configurações, mas neste momento, não sabemos de uma forma ou de outra.

A Competição

Vamos encarar a realidade: há alguns serviços de streaming de música impressionantes já aqui fora, incluindo o Pandora, Slacker, Spotify, Rdio, Last.fm, e muitos mais. O usuário está realmente a olhar para o conteúdo que você quer e que pode fornecê-lo. A maioria destes serviços oferecem serviços de assinatura para ouvir e sem anúncios ou até mesmo versões livres, como o iTunes Radio. Aqui você pode dar uma rápida olhadela para os planos mais baratos disponíveis que nós poderíamos encontrar no iPhone e iPad:

  • Pandora – Gratuito mas apoiado com anúncios – premium, sem anúncios e música ilimitada, com um custo de: R $ 3.99/mês ou US $ 36/ano;
  • Spotify – US $ 9,99 por mês para a capacidade de streaming para iPhone e iPad;
  • Slacker Radio – Gratuito mas suportado com anúncios – atualizações permitidas para nenhum anúncio além de mais opções por um mínimo de $ 3.99/mês;
  • Rdio – US $ 9,99 por mês com a capacidade de streaming para iPhone e iPad;

Como dá para perceber rapidamente, alguns destes serviços podem ser oferecidos gratuitamente, na verdade a maioria, se não todos! Mas, em certos casos, eles não estão disponíveis para dispositivos móveis sem uma assinatura premium.

spotify vs itunes radio

Tirando os preços, obviamente que há outras coisas a considerar. Por exemplo, Slacker Radio oferece estações ESPN personalizadas que podem ser ajustadas para as equipes que você segue. Isto é algo que provavelmente vale a pena a taxa se você é um fã de esportes hardcores. Rdio também tem tendência a ter álbuns disponíveis assim que eles são liberados e muito à frente da sua concorrência. Se a sua prioridade é ter uma música disponível assim que esta for lançada, Rdio é, provavelmente, a única outra opção além de iTunes Radio, que terá acesso à iTunes Store. Com isso, imagino os álbuns que estarão disponíveis no iTunes Radio, logo e tão rapidamente como Rdio faz. Spotify, Slacker, e alguns dos outros também permitem o download de conteúdo e listas de reprodução que você queira. Esta é uma vantagem bastante aconchegante para os viajantes.

Resumindo

O iTunes Radio definitivamente tem as suas vantagens, incluindo a integração com o Siri, o acesso a todos os seus dispositivos, incluindo a Apple TV, e um preço imbatível e livre para todos. Se você é um assinante de iTunes Match, o negócio fica ainda melhor, pois você não terá que ver e escutar anúncios. Isto não significa que os serviços competitivos não têm ainda as suas vantagens. O laço de Slacker com a ESPN será enorme para os fãs de esportes, enquanto as playlists para download para escuta desligada ainda vai influenciar outros usuários para se afastarem do iTunes Radio. Se você gosta do conteúdo que você ouve no iTunes Radio, você precisa de o comprar, pelo menos tal como está naquele momento em que o escuta. Se o usuário ouvir muita música, vale a pena pesar quantas músicas offline você costuma salvar num mês e o que você estaria a pagar realmente se os possuísse no iTunes.

Como última análise, o iTunes Radio será um grande negócio para os ouvintes casuais que, ou não se importam com anúncios ou já usam o iTunes Match e não são incomodados. E pelo que sabemos, isto pode mudar antes do lançamento final. É também a única opção disponível no momento, por exemplo, se você desejar transmitir uma música para uma Apple TV. Se o usuário já está inscrito noutro serviço, não há muito mais a pensar, pois é aí que os seus hábitos de escuta realmente vão ter que ser pesados, antes de tomar uma decisão final.

Com tudo isto dito, e você que planeja usar? O iTunes Radio quando for lançado? Comparar com o serviço de streaming que você já usa?  Ou não trocar pelo aplicativo que tem usado?

Outras sugestões

iOS 7 vs. iOS…

Uma das principais mudanças da Apple nos últimos anos foi, sem sombra ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *