apple-logo
2 Comentários
Mac

10 alternativas ao Photoshop para Mac

Usar o Photoshop nem sempre é a melhor opção para o seu Mac. Em primeiro lugar porque é um software caro. Em segundo lugar, porque ele não recebe atualizações automáticas. Se quiser ter as últimas novidades da Adobe, terá de pagar mais uma licença. E por último, muitos são os profissionais que não gostam de trabalhar com o Photoshop.

Se você é como eu e faz questão de não usar o software da Adobe, aqui estão algumas alternativas interessantes para usar no seu Mac.

Obviamente que é difícil encontrar alternativas com qualidade e que sejam gratuitas, mas a verdade é que todas estas opções têm uma excelente qualidade e são suficientes para qualquer edição de imagem.

Vamos à lista!

1. Aperture

Aperture para Mac

Se você é um profissional e trabalha com edição de fotografias, esta é talvez a opção mais interessante e completa do mercado. O seu ponto mais forte é realmente a curva de aprendizagem: em poucos dias você ficará a saber como utilizar as principais ferramentas deste aplicativo.

Além disso, ele é bastante semelhante ao Photoshop em várias funções, o que torna-o numa escolha ideal caso você goste do software da Adobe.

Se você trabalha com o iPhoto, a última versão do Aperture também trouxe algumas novidades interessantes, sendo que agora não é necessário baixar ou carregar fotografias: tudo é feito num painel próprio.

Outro pormenor interessante é a sua fácil organização. O Aperture reconhece os rostos das pessoas nas fotografias e permite organizar por pessoa. Se quiser fazer essa organização através da localização também poderá fazê-lo.

Clique aqui para baixar o Aperture

2. Acorn

Acorn

Tendo como lema “O editor de imagens para humanos”, o Acorn deixa bem claras as suas situações: pretende ser o mais simples possível. O foco deste aplicativo não são os profissionais, mas sim as pessoas “normais” que pretendam editar algumas das suas fotos.

A principal vantagem do Acorn é a sua velocidade. Se você tem um Mac mais velho e pouco potente (tal como eu..) aconselho que considere seriamente em adquirir o Acorn. Ele é muito leve e não ocupa muito da sua CPU, o que é uma vantagem enorme, principalmente se compararmos com o Aperture.

De resto, tem o mesmo que os outros aplicativos: Layers, Curvas e até um PDF que ensina passo a passo sobre como trabalhar com este aplicativo.

Clique aqui para baixar o Acorn

3. Sketch

Sketch para Mac

Enquanto o Acorn é mais focado para o usuário comum, o Sketch é exatamente o contrário: o seu foco são os designers. Este aplicativo ganhou o prémio como app com melhor design em 2012 pela App Store e tem deliciado todos os seus usuários.

Ele conta com features semelhantes ao Photoshop e ao Ilustrator, tais como os layers, os gradientes e algumas opções de estilos.

Como é focado em designers, este aplicativo não esqueceu de acrescentar vários tipos de tipografia que vão deixar a sua imagem com uma qualidade extrema!

Se você não quiser investir no valor total do aplicativo, pode ainda realizar a versão de teste.

Clique aqui para baixar o Sketch

4. PixelMator

PixelMator

Apesar de ter menos qualidade do que as opções anteriores, o PixelMator ainda continua a ser uma opção interessante para utilizar no seu Mac. Ele tem uma excelente sincronização com o iCloud. Facilmente você tem acesso a todas as suas imagens através do sistema de Cloud Computing da Apple.

Ele é bem mais simples do que as outras opções desta lista e é a escolha ideal caso você pretenda investir menos dinheiro e mesmo assim conseguir edições com qualidade.

O PixelMator existe apenas para Mac e não pode ser adquirido por quem tenha Windows ou Linux.

Clique aqui para baixar o PixelMator

5. Pixel

O Pixel não é bem uma alternativa ao Photoshop, até porque não tem muitas das funções, mas está nesta lista devido à sua facilidade de utilização. Ou seja, não espere a mesma utilidade que o software da Adobe, mas é uma boa escolha se pretende editar as suas fotos, aprender de forma rápida e ainda gastar menos dinheiro.

Ele conta com a opção de Layers, Canvas e uma boa quantidade de ferramentas que serão úteis na edição da imagem. Se os seus conhecimentos de edição de imagem são reduzidos, aqui está uma excelente opção.

Clique aqui para baixar o Pixel

6. Live Quartz Photo Edit

LiveQuartz

Mais um aplicativo simples e muito interessante. O Live Quartz traz para você uma app com um design diferente mas igualmente eficaz.

Nesta app você poderá contar com:

  •  Gradientes
  • Ferramentas de seleção
  • Duplicação de Layers
  • Vários tipos de formatos de imagem
  • Filtros exclusivos para o Mavericks

E muito mais. Ele é um pouco mais difícil de ser utilizado ao início devido ao design diferente, mas ele é o ideal se você é daquelas pessoas que detesta a estrutura do Photoshop, por exemplo.

Clique aqui para baixar o Live Quartz

7. Pixel Pro

O Pixel Pro promete um pouco mais do que editores de imagens anteriores. Esta app tem como objetivo ajudá-lo a editar imagens mas também a construir as suas próprias imagens. Confira algumas coisas que poderá fazer com o Pixel Pro:

  • Adicionar efeitos às suas imagens
  • Selecionar e remover alguns elementos das imagens
  • Cortar objetos e mover de uma imagem para a outra
  • Abrir imagens em todo o tipo de formatos
  • Exportar em ficheiro PDF
  • Adicionar círculos, retângulos ou quadrados às suas imagens.

Clique aqui para baixar o Pixel Pro

8. Gimp

Talvez o aplicativo grátis mais conhecido do mercado. O Gimp recebe todos os anos milhões de downloads e é muito fácil de usar. Ele tem quase tudo o que foi mencionado nos aplicativos anteriores. No entanto, tem um design menos bem conseguido e apresenta muitas vezes alguns bugs, o que não é aconselhável para um profissional que pretenda trabalhar com edição de imagem.

Porém, se você não entende muito de edição de imagem e quer começar a dar os primeiros passos, esta talvez seja uma opção a considerar.

Clique aqui para baixar o Gimp

9. Skitch

Esta é a app que uso para editar algumas imagens e aconselho que você experimente caso pretenda dar alguma cor às suas edições de imagens. Utilizo principalmente esta app para edição de artigos para o Apptuts, nas quais necessito de colocar setas, círculos ou até mesmo texto.

Esta app foi criada pelo Evernote e objetivo dela é que você consiga criar edições de imagens em poucos segundos. Com o Skitch você poderá ainda cortar imagens, fazer capturas de ecrã e ainda borrar as suas imagens. Por último, o Skitch conta ainda com a possibilidade de guardar as suas imagens no Evernote.

Clique aqui para baixar o Skitch

10. Pixlr

Pixlr

Se você estava procurando por um editor de imagem online, aqui está uma opção interessante. O Pixlr funciona de um modo completamente online, sendo que você pode editar imagens em pouco segundos sem sequer precisar de abrir qualquer aplicativo.

Como ele é completamente gratuito, não oferece um grande número de opções, mas é daqueles sites que pode ser utilizado em situações de emergência. Ele permite que você redimensione imagens, curte e que trabalhe com vários layers, entre outras opções.

Clique aqui para usar o Pixlr Online

E para você, qual a melhor alternativa ao Photoshop para o seu Mac?

Abraço,

Luciano Larrossa

Outras sugestões

Comentar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *