calibre
98 Comentários
Mac

Convertendo ebooks para o formato do Kindle e iBooks

Existem vários formatos de ebooks e materiais escritos, e toda pessoa tem um aplicativo preferido para ler estes textos. No entanto, a grande maioria dos aplicativos abre apenas alguns destes formatos, portanto é comum ter que converter arquivos para poder usar seu leitor preferido.

Por exemplo, se você gosta do Kindle (físico ou app) e possui algum ebook em formato EPUB, que é um formato bastante difundido, lamento dizer que o Kindle não abrirá seu ebook. Você precisará convertê-lo para outro formato aceito pelo Kindle, como o MOBI. E o inverso é verdadeiro para o iBooks, que abre o EPUB mas não abre MOBI.

Ou ainda, pode ser que você tenha arquivos em formato PDF, mas prefere usar os formatos mais maleáveis, que permitem a reformatação dinâmica do texto para melhor ajustá-lo no seu leitor. Qualquer que seja a motivação, vamos ajudá-lo a resolver o problema e converter seus ebooks para seu formato preferido.

O que você vai precisar

Antes de iniciar o passo a passo, você vai precisar:

  • de um leitor para os ebooks: se você prefere Kindle, você pode usar o Kindle físico, se possuir um, ou uma das apps que a Amazon disponibiliza para várias plataformas. Se preferir o iBooks, basta então instalar a app. Se preferir outro leitor, verifique se ele suporta os formatos MOBI ou EPUB, que serão os que trataremos neste tutorial;
  • da ferramenta de conversão dos arquivos: neste tutorial usaremos o Calibre. Clique neste link para baixá-lo.
  • de um ebook para teste: neste tutorial, usaremos o ebook “Senhora”, de José de Alencar, em formato PDF. Você pode baixar o arquivo clicando neste link. Você baixará um arquivo ZIP. Abra este arquivo ZIP antes de prosseguir, para obter o arquivo PDF que usaremos.

Instalação do Calibre

Faça a instalação do Calibre antes de continuar. Depois da instalação, execute-o. Na primeira execução, ele executará um wizard para configurá-lo. No primeiro painel, você selecionará a linguagem que prefere e o diretório onde o Calibre criará sua biblioteca de ebooks:

Calibre - instalação 01

Depois, você selecionará na lista o dispositivo que costuma usar para leitura de seus ebooks, incluindo tablets e smartphones:

Calibre - instalação 02

No terceiro painel, apenas preencha as informações se você possuir um Kindle e quiser enviar arquivos para ele por email através do serviço Kindle Personal Documents Service da Amazon (os detalhes deste serviço estão fora do escopo deste tutorial):

Calibre - instalação 03

Ao final, clique no botão Concluir para encerrar.

Calibre - instalação 04

Incluindo o livro na biblioteca

Para adicionar um livro à biblioteca do Calibre, clique no botão Adicionar livros, no topo da janela à esquerda.

Calibre - adicionando arquivos

Ou se você clicar na seta ao lado do botão, ele abrirá um menu com mais opções. A opção default é Adicionar livros de um diretório, que é a que usaremos.

Calibre - menu adicionando arquivos

Localize o diretório onde você extraiu o arquivo ZIP que baixou anteriormente, e selecione o arquivo PDF resultante:

Calibre - selecionando arquivo

Clique no botão Open. O arquivo será carregado na sua biblioteca e será mostrado no topo da lista.

Calibre - novo arquivo

Corrigindo as informações sobre o livro

Como você pode ver, o nome do arquivo e do autor não estão corretos. Isso não acontece com todos os arquivos, alguns já possuem estes dados corretos. Estas informações chamam-se metadados, e faremos a correção delas antes de prosseguir. Para isso, clique com o botão direito sobre o arquivo, cujo nome aparece como “Microsoft Word – senhora.rtf”, e clique em Editar metadados / Editar metadados individualmente.

Calibre - editar metadados

Na janela Edit Metadata, preencha os campos conforme indicado na imagem abaixo com o título e autor do livro. Podemos também incluir uma capa para este livro. Para isso, você pode clicar no botão Baixar capa, que fará uma busca em alguns sites da Internet por capas, ou você pode clicar no botão Gerar capa, e o Calibre criará uma capa para este livro.

Calibre - editando metadados

Para concluir, clique no botão Certo. Ao voltar para a biblioteca, veja que o livro agora aparece com o título e autor corretos. Note também que, do lado direito, ele mostra as informações do livro e em quais formatos ele está disponível. Neste momento, temos apenas o formato PDF:

Calibre - dados do livro

Convertendo o ebook

Para converter este livro para outros formatos, clique com o botão direito sobre o livro na lista e clique em Converter livros / Converter individualmente.

Calibre - converter o livro

A janela de conversão se abrirá. Você verá que há inúmeras opções para você ajustar sua conversão. Veja na imagem abaixo, do lado direito, o menu onde você seleciona o formato de saída, ou seja, o formato para o qual você fará a conversão:

Calibre - conversão do livro

Clicando no menu onde está a palavra MOBI, que é o formato de saída padrão, você verá uma lista dos demais formatos que pode selecionar. Para esta primeira conversão, deixaremos a opção MOBI mesmo.

Calibre - formatos

Para esta conversão, nós utilizaremos o Heuristic processing. Esta funcionalidade vem desligada, mas eu fiz alguns testes e verifiquei que para esse nosso arquivo de exemplo, os resultados são melhores com ela. Ela melhora a quebra de parágrafos do texto, mantendo (na maior parte do texto) maior fidelidade com a estrutura do texto no arquivo original em formato PDF. Para isso, localize do lado esquerdo da janela a opção Heuristic processing e clique nela. No painel que se abrirá, clique no checkbox Enable Heuristic processing (ele tem que ficar marcado).

Calibre - heuristic processing

Para iniciar a conversão, clique no botão Certo, no canto inferior direito da janela. Esta janela fechará, e você verá uma tarefa em processamento na parte inferior da janela principal:

Calibre - tarefas

Se quiser ver a tarefa sendo executada em detalhe, pode clicar na palavra Tarefas, que abrirá uma janela mostrando a tarefa que agora está em execução.

Calibre - lista de tarefas

Não é necessário abrir esta janela. Se você a abriu, pode fechá-la mesmo que a tarefa não tenha terminado. Assim que a tarefa terminar, o contador passará de 1 para 0. Para confirmar que o arquivo em formato MOBI foi criado, basta ver do lado direito as informações do livro, e ele deverá mostrar agora que há dois formatos disponíveis, MOBI e PDF:

Calibre - formato MOBI

Para abrir o arquivo em formato MOBI, clique na palavra MOBI que aparece na lista de formatos. O arquivo será aberto num leitor interno do Calibre.

Calibre - abrindo arquivo MOBI

Se você quiser converter este arquivo para o formato EPUB, basta executar estes passos novamente, selecionando o formato de saída como EPUB:

Calibre - formato EPUB

Confira se o Heuristic processing está ligado antes de iniciar a conversão. Após concluída, você deverá ver o EPUB aparecer na lista de formatos disponíveis deste livro:

Calibre - formato EPUB na lista

Nota importante: ao converter ebooks em formato PDF, podem haver problemas dependendo de como o arquivo PDF foi gerado. Ou seja, após a conversão, você pode ver caracteres ilegíveis, ou o texto mal estruturado, dentro outros possíveis problemas. Problemas assim são bem mais raros quando a conversão é feita entre formatos como EPUB e MOBI.

Obtendo os arquivos convertidos

Você pode usar o Calibre para ler os arquivos, mas provavelmente você irá usá-los em outro leitor e para isso vai precisar dos arquivos. A forma mais prática e segura de obter esses arquivos é: no Calibre, clique com o botão direito no livro dentro da sua biblioteca e clique em Salvar no disco / Salvar no disco em um único diretório.

Calibre - salvando no disco

Selecione um diretório onde estes arquivos serão salvos. Depois que o Calibre terminar de salvar os arquivos, abra este diretório, dentro dele você encontrará o arquivo original em formato PDF e também os arquivos MOBI e EPUB:

Calibre - arquivos

Lembrando que, se você pretende ler seu ebook no Kindle, use o arquivo em formato MOBI. Para lê-lo no iBooks, use o arquivo no formato EPUB.

É isso. Com os arquivos em mãos, você poderá levá-los para o seu aplicativo preferido ou leitor de ebooks e começar a lê-los.

Outras sugestões

Comentar

98 Comentários

  • Fernando disse:

    É possível converter um arquivo pdf que foi gerado a partir do Word? Utilizando o serviço de conversão do próprio word pra gerar pdfs. Eu tentei várias vezes converter meu pdf obtido a partir do word, mas o conteúdo sai todo desconfigurado como EPUB.

    Obrigado pela ajuda.

    • Cris Ferreira disse:

      Fernando, eu fiz vários testes e gerei alguns arquivos PDF no Word para Mac que eu possuo, para testar a conversão, e os arquivos EPUB ficaram legíveis, apenas com alguns problemas de quebra de parágrafo.
      Se você possuir o original em formato DOC ou DOCX, você pode tentar fazer a conversão usando o formato HTML ao invés de PDF, que é muito melhor para trabalhar neste caso. Se quiser tentar desta forma, veja neste link a dica de como fazê-lo na documentação do Calibre.
      Quanto à conversão do arquivo PDF, me informe qual é exatamente o problema que você está vendo no arquivo EPUB resultante. Por exemplo, as palavras estão legíveis, o problema é com a quebra de linhas e parágrafos? Ou o texto mostra caracteres ilegíveis (caracteres especiais) ao invés das letras e números? Se for isso, o problema acontece somente em caracteres acentuados e no cedilha, ou em outros caracteres também? O seu arquivo PDF contém apenas texto, ou também contém tabelas ou imagens junto com o texto? O problema ocorre no texto todo, ou somente em uma região (como sumário ou índice)?
      Estou fazendo estas perguntas pois existem parâmetros na conversão que podem ser usados para tentar ajustar problemas de quebra de linha ou problemas de mapeamento de caracteres (encoding). Mas verifiquei que o Calibre tem algumas restrições para conversão de arquivos PDF (veja neste link a lista de restrições). De qualquer forma, se você puder detalhar qual é o problema que você vê no seu arquivo EPUB, posso tentar te ajudar a melhorá-lo.
      Um abraço!

      • AURÉLIO CORREIA disse:

        quando converto meus livros PDF em EPUB pelo CALIBRE aparecem numeros de paginas entre as linhas. Como pode ser possível se no documento word não tenho numero de paginas no rodapé?

  • Folk disse:

    Parabéns e muito obrigado, me ajudou muito.

  • Lucas disse:

    Se no Heuristic processing aonde tem o 0.40 colocar 0,05 a quebra de linha fica muito melhor, praticamente perfeita com o formato kindle, da uma olhadinha la ;)

  • sabrina disse:

    Porque que os arquivos em PDF quando transformados para MOBI via Calibre ficam com letras pequenas e não admitem a mudança de fonte, tamanho, etc?

    • Cris Ferreira disse:

      Sabrina, eu fiz alguns testes aqui no Calibre (uso no MacOS) e coloquei o arquivo MOBI resultante para ler no meu Kindle Keyboard 3G, e nele eu consegui alterar o tamanho e tipo da fonte sem problemas. Qual o e-reader ou software você está usando para ler os arquivos MOBI?

      • Eduardo disse:

        Eu converti para Epub editei a fonte no html, salvei, converti para mobi mas quando vou ler no Kindle PC a fonte é a mesma. Tenho outros livros no Kindle PC com fontes diferentes, só esse que teima em ficar numa “fonte padrão”.

    • Cris Ferreira disse:

      Sabrina, o leitor Renan teve um problema parecido com o seu, dê uma olhada no procedimento que eu passei para ele, talvez resolva para você também.
      Abraços!

  • Viktor disse:

    Bom dia Cris,

    Quero comprar um eReader, mas estou na dúvida entre o Kobo Glo e o Kindle Paperwhite, pois o backlight é um requisito importante pra mim. Minha preferência é pelo Kindle, em especial pelo conteúdo da Amazon, mas tenho muitos livros em epub que baixei na internet ao longo dos anos e sei que o Kindle não interpreta este formato nativamente, ao contrário do Kobo.
    Gostaria de saber se, com o Calibre, é possível converter do formato epub para algum formato que o Kindle leia nativamente (passando via usb) e, principalmente, se a qualidade do documento continua tão boa quanto do epub, com ajuste automático e formatação de texto, sem quebras de linhas e parágrafos no meio do texto, etc…
    Obrigado antecipadamente pela ajuda e parabéns pelo tutorial!

    • Cris Ferreira disse:

      Viktor,
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Sobre sua dúvida, eu possuo um Kindle Keyboard 3G, e o maior fator que me fez escolher o Kindle foi justamente a estrutura da Amazon (sincronização, aplicativo Kindle para várias plataformas onde posso ler os ebooks, preços bem competitivos dos ebooks em inglês, enorme acervo de títulos em inglês, confiança na empresa).
      Quanto à questão do formato, você pode converter seus ebooks para o formato MOBI, que é lido nativamente no Kindle. Como tanto o EPUB quanto o MOBI são formatos dedicados de ebooks (ou seja, ele não ingessa a página como no caso do PDF), a conversão de um formato para o outro geralmente tem ótimos resultados.
      Lembrando que se o ebook tiver DRM (proteção), o Calibre só vai conseguir converter se você usar plugins para remover o DRM. Mas tome cuidado pois a remoção de DRM infringe os termos de uso da grande maioria das lojas virtuais.
      E um jeito fácil de você ver como ficou o arquivo após a conversão é abrindo-o no próprio Calibre. Depois que você converter o arquivo EPUB para MOBI, você verá os dois formatos do lado direito abaixo do desenho da capa do livro. Basta clicar no link com o nome do formato que o próprio Calibre abrirá o arquivo, aí você poderá paginar e ver como ficou.
      Outra coisa que você pode fazer é instalar o aplicativo do Kindle no seu computador (Windows e Mac) ou no tablet ou ainda no smartphone, e testar seus arquivos antes de partir para a compra definitiva do Kindle. Quanto ao Kobo, se não me engano o aplicativo só está disponível para iOS e Android.
      Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.
      Um grande abraço!

      • Viktor disse:

        Muito obrigado Cris, ajudou muito sim! Comprei o Kindle Paperwhite mesmo e estou aguardando ansiosamente pela chegada! =)
        Grande abraço!

      • Ana disse:

        Viktor e Cris! Comprei um Kobo recentemente e estou muitíssimo satisfeita com o eReader. Acho que uma das vantagens que o Kobo tem sobre o Kindle é a de ler, além do ePub, o MOBI também! Eu, particularmente, acho mais comôdo e prático no seu caso adquirir um leitor de livros que seja capaz de ler, nativamente, os dois formatos (já que você já possui diversos livros em ePub). Isso te deixa mais livre na hora de comprar ou baixar livros, pois você não precisa se preocupar tanto com o formato do mesmo e também de poupa de ter que fazer o processo de conversão toda vez que baixar um livro ePub. Outra vantagem do Kobo sobre o Kindle é a venda diretamente no Brasil e o ótimo serviço de assistência tecnica.
        Acho que o Kindle supera o Kobo pela estrutura da Amazon (mesmo assim, a estrutura do Kobo não deixa a desejar) e pela tela sensível ao toque (a do Kobo não é multi-touch)

        Te aconselho a pesquisar pela internet por comparativo entre os dois modelos, quem sabe não te ajuda! :)

        • Viktor disse:

          Ana, ambos são excelentes readers, tem suas vantagens e desvantagens, pequenas diferenças, mas nada que impeça o objetivo principal de ambos que é a leitura! =)
          Eu estou adorando meu Kindle, fica do lado da minha cama e sempre leio pelo menos 15 a 30 minutos antes de dormir, mas vamos ver algumas características que pude observar nesses 2 meses de uso diário:

          1) Formato: realmente ter que converter sempre para mobi se tornou um hábito, mas depois que vc se acostuma com o Calibre, ele passa a ser seu “ITunes para livros”, hehehe. Sempre que coloco livros novos no programa, já converto logo para mobi e posso passar pro dispositivo despreocupado;

          2) Backlight: é estranho não poder desligar a luz, como o Kobo o faz, mas no mínimo fica praticamente imperceptível, exceto a noite. No mais é excelente o recurso, e no meu caso, imprescindível, pois só costumo ler antes de dormir e não quero incomodar minha esposa. Agora algumas observações, existem algumas leves manchas quando a luz está mais forte, indicando talvez uma distribuição não tão uniforme quanto na propaganda, mas nada que incomode e olha que qualquer distração visual costuma atrapalhar minha leitura. Além disso gostaria de um contraste maior entre as letras e o fundo branco, as vezes acho as letras um pouco apagadas e tenho que aumentar a luminosidade o que acaba incomodando um pouco, pois tenho astigmatismo. Falando nisso, seria muito interessante, pelo menos pra mim, se tivesse um modo noturno, com fundo preto e letras brancas (como eu costumava ler no ipad) mas devido a natureza do funcionamento do e-reader, acredito que isso prejudicaria a performance na virada das páginas;

          3) Bateria: excelente! Somente isso resume, eu praticamente esqueço que ela existe. Quando vou passar um livro, deixo um pouquinho mais pra completar a carga e depois nem lembro. Ainda não passei pela experiência de não poder ler porque a bateria estava descarregada, mas acredito que deva durar aproximadamente duas semanas ou mais com o backlight no 3 e leitura diária de meia hora em média.

          4) Performance: comparando com um tablet, sofrível, não é possível fazer a comparação. Não posso comparar com o Kobo, pois ainda não tive a oportunidade de ter um em mãos, mas de qualquer forma, é bem tranquilo para virar as páginas, tem uma resposta relativamente boa quando estou digitando alguma busca, as vezes a tela não exibe tão rápido o que digitei, mas o toque é capturado, basta aguardar um segundo que aparecem as letras, hehehe.

          5) Organização: se assemelha as tags do gmail, vc pode definir em quais tags/pastas seu livro ficará e ele aparecerá em todas que vc definir. Sinto falta de poder criar subpastas, pois acabo tendo uma pasta por autor, o que aumenta a quantidade de páginas e prejudica um pouco a busca. Criei de cara duas tags: lendo e lidos, e assim, não preciso ficar buscando muito para encontrar meus livros preferidos. Se vc acrescenta muitos livros de uma vez só é um saco definir suas tags, se vc, assim como eu, tiver mais de 100 livros no reader, é um exercício de paciência. Vc cria uma tag e depois tem que sair marcando em todos os livros quais pertencem a ela (o contrário também é possível), o que é bem cansativo. Seria excelente se tivesse algum aplicativo da própria Amazon que permitisse organizar os livros em pastas pelo PC e depois sincronizar com o reader!

          6)“Pegada”: Percebi um problema logo no início, a borracha que cobre a traseira do aparelho desliza nas mãos, principalmente quando vc lê no ar-condicionado e suas mãos ficam lisas, hehehe. =P Comprei uma capinha de couro pra ele no próprio site da Amazon (não foi a original), saiu por 30 reais se não me engano e melhorou muito minha experiência de leitura. Inclusive recomendo para quem tem mãos pequenas (não é o meu caso), pois é muito difícil segurar o aparelho somente pelos lados sem tocar na tela acidentalmente, o que acaba passando a página contra sua vontade (já tentei ler assim e aconteceu repetidas vezes). Neste caso, uma capa é fundamental! O modo paisagem facilita um pouco, pois as bordas superior e inferior são maiores, então é mais difícil encostar na tela. Quanto a isso, uma observação, o modo paisagem só permite virar para um lado, no caso favorece aos leitores canhotos, pois o lado de maior borda e maior peso, que normalmente o leitor irá segurar pois proporciona uma firmeza maior, fica para o lado esquerdo. Seria muito bom se ele virasse para qualquer lado. Talvez tenha ficado meio confuso de entender minha explicação, mas a idéia é que o sentido das páginas pudesse se adaptar a posição do aparelho, como num tablet, ou seja, 4 posições ao invés das 2 possíveis apenas.

          7)Amazon Store: eu, particularmente, não considero essa como a grande vantagem que todos falam. A maioria dos livros que tenho consegui como epub pela internet ou adquirindo, inclusive, pela própria Saraiva. Sei que não é correto baixar na Internet de outras “fontes alternativas”, mas os livros eletrônicos ainda estão muito caros, comparados ao livro físico! É normal ver diferenças de 10% do valor do livro físico para o digital, o que não se justifica, considerando material utilizado, logística pra produção, transporte, entrega e tudo mais, mas isso é assunto pra outra discussão. A loja é

          8)Outros recursos: leio alguns livros em outras línguas e, por isso, adoro o recurso de dicionário! O de tradução nem tanto, leva mais de um clique e é necessário estar online para utilizar, mas o dicionário que é offline e basta pressionar a palavra por um segundo ou dois e sua definição aparece na língua da palavra mesmo já ajuda muito!
          Bom, já me estendi demais (e no horário de trabalho =P), mas acho que isso vai ajudar quem está se decidindo por comprar ou não um reader. Seria interessante um review descontraído como este para o Kobo também, assim um novo comprador poderia decidir melhor qual comprar. =)

          • Viktor disse:

            Desculpem a formatação, tentei ajeitar, mas esqueci dos BRs pra quebra de linha e errei um dos negritos tambem… =(

          • Cris Ferreira disse:

            Viktor,

            Uau, agradeço este seu review, com certeza será muito útil para os outros leitores!
            Você colocou uns pontos bem interessantes, inclusive algumas coisas que eu percebi que são diferentes no Kindle Paperwhite e no meu Kindle, que é o Keyboard 3G. Por exemplo, como o meu não tem tela touch (e eu sinto falta disso), ele tem os botões físicos para avançar e voltar páginas, isso faz com que a borda seja um pouco mais larga e mais confortável de segurar. Eu percebi esta questão que você mencionou de ter que segurar com cuidado na lateral quando peguei emprestado o Kobo Glo com a Livraria Cultura para fazer um review para o meu blog. Só que o Kobo Glo tem a parte de trás de um plástico mais poroso, e não percebi este problema de escorregar como você viu no Kindle.
            Eu concordo contigo com relação à organização, eu também gostaria que a Amazon desse uma atenção maior a isso.
            Quanto à loja, acho que o seu comentário foi cortado no final, mas o que eu gosto da Amazon é a estrutura, como a questão do sincronismo entre o Kindle e a “nuvem”, que guarda meus comentários, trechos em destaque, etc. Outra coisa que acho muito útil são os 5GB de biblioteca pessoal, que posso usar para enviar ebooks pessoais e usar todos os recursos de sincronismo com eles.
            Da loja em si, eu acho mais fácil navegar nela do que na Livraria Cultura, por exemplo. E gosto das amostras que eles disponibilizam gratuitamente de todos os ebooks. E como mencionei para a Ana, eu compro muitos ebooks em inglês, e os preços da loja americana são bem agressivos (em relação às demais lojas), mas o que eu sou fã mesmo são dos ebooks gratuitos e promocionais. Já encontrei verdadeiras pérolas, e conheci autores excelentes, sem ter que pagar nada por isso. E como na loja brasileira os preços são apenas convertidos para reais, a gente “herda” essas promoções também.
            O que eu não gostei da loja brasileira é que eles não implementaram a wishlist (lista de desejos), que é um recurso que eu uso (usava) muito.
            Em tempo, eu tomei a liberdade de editar seu comentário e corrigir o negrito do item 5, e acrescentei uma linha entre cada item para melhorar a formatação (por algum motivo, ele estava ignorando a tag BR, por isso coloquei uma linha em branco para forçar a quebra).
            Mais uma vez, muito obrigada por seu comentário e pelos pontos que você colocou, tenho certeza que será muito útil para os demais leitores.
            Um grande abraço!

        • Cris Ferreira disse:

          Ana, eu possuo um Kindle, como citei em outro comentário, mas tive a oportunidade de conseguir um Kobo Glo emprestado com a Livraria Cultura para fazer um review para o meu blog (Vida Sem Papel), e realmente tive uma impressão muito positiva dele. Cheguei a ficar com vontade de comprar um também (consumismo é fogo, não é?) :)
          Acredito que um usuário que esteja começando do zero ficará satisfeito tanto com o Kobo quanto com o Kindle.
          Para mim, a maior diferença ainda é a grande quantidade de ebooks que eu já comprei na Amazon, e como eu leio muita coisa em inglês, os preços dos ebooks americanos ainda são imbatíveis na Amazon. Isso sem contar as promoções, onde a gente encontra excelentes títulos gratuitos ou muito baratos.
          Mas se eu tivesse um pouco de $$$ sobrando, não resistiria à tentação de comprar um Kobo também ;-)
          Abraços!

  • Deostia Borges de Melo disse:

    Boa Tarde, Cris!
    Será que você saberia informar-me se e possível retirar o número do nome dos arquivos convertidos pelo Calibre.

    Agradeço sua atenção.

    • Cris Ferreira disse:

      Oi Deostia!
      Fiz alguns testes, e aqui no meu Calibre ele não coloca números no nome do arquivo, apenas no nome do diretório. Veja como está a sua configuração de nomenclatura. No Calibre, clique no menu em Preferências / Preferências, na janela que abrir clique em Salvando livros para o disco. No quadro Modelo de gravação, você encontrará a definição da estrutura dos nomes de diretórios e arquivos. O meu está como:
      {author_sort}/{title}
      Veja se isso ajuda.
      Abraços!

  • Ricardo disse:

    Oi Cris, primeiramente parabéns pelo ótimo site ^_^ Me ajuda em uma questão por favor: tenho um kindle, quero ler PDF nele, quando mando no email para conversão em mobi/azw fica com apenas 50 kb e a formatação do texto errada(some com palavras ou as troca de lugar), ai quando resolvo usar o calibre, a formatação fica 90% correta, mas fica um arquivo grande com cerca de 2,8 mb. O pdf original tem apenas 150 kb e não está protegido, vc tem alguma dica para saber porque no email a configuração sai errada? porque a diferença gritante de tamanho, como diminuir o tamanho do arquivo mobi ou azw feito pelo calibre? Obs: já tentei outros 5 programas e todos ficam ruins igual o arquivo gerado pelo email. Muito obrigado pela ajuda. Abraços.

    • Cris Ferreira disse:

      Ricardo, não sei explicar o que você está vendo não. Mas realmente o formato PDF é muito problemático. Se tiver texto em colunas, então, é pior ainda.
      Estou pensando se o Calibre está tratando partes do PDF como imagem, e incluindo-os desta forma no MOBI, isso explicaria o tamanho.
      Você já tentou converter para EPUB, e ver como fica o EPUB em termos de tamanho? Se ficar menor, converta do EPUB para o MOBI.
      Veja se isso ajuda. Senão, acho que você terá que ler o arquivo PDF nativo no Kindle mesmo.

  • Ricardo Araújo disse:

    Boa tarde Cris! Parabéns pelo tutorial, tenho uma pergunta instalei o kindle pc, converti alguns livros epub para mobi, porem na prateleira do kindle os mesmos ficaram sem capa, sei que isso na influencia em nada, mas acho que fica melhor visualmente com as capas, você saberia dizer como colocar essa capas?

    Abs.
    RIcardo

    • Cris Ferreira disse:

      Oi Ricardo, obrigada pelo seu comentário.
      Você tentou criar uma capa no próprio Calibre antes de convertê-lo? Os arquivos originais tem capa?
      Se não tiver capa nos originais, tente fazer o seguinte: selecione o arquivo para conversão e clique no botão Editar Metadados. Mais ou menos no meio da janela que será aberta você verá um quadro com algumas opções entitulado Mudar a capa. Você pode clicar no botão Baixar capa, que vai procurar uma capa em sites como o da Amazon, ou no botão Criar capa, que criará uma capa default.
      Ah, antes de repetir a conversão, apague o arquivo com o formato MOBI, deixe somente o arquivo com formato EPUB. Depois de criar a capa, faça a conversão novamente.
      Tente isso, veja se resolve o problema.
      Abraços!

  • Renan Awata disse:

    Olá. Tentei fazer a conversão de PDF para ePub (já que tenho um Kobo Glo). O texto manteve realmente sua estrutura e separação de subtítulos, sem quebra de linhas e tudo mais. Porém o texto ficou com letras muito pequenas e do lado superior do Kobo, não permitindo a configuração do tamanho e nem do tipo de fonte. O que houve de errado?

    • Cris Ferreira disse:

      Renan,
      Eu fiz um teste convertendo um PDF para MOBI, e consegui mudar as fontes no Kindle sem problemas.
      Confira uma coisa no Calibre: quando você abre a janela para fazer a conversão, confira na aba “Aparência” se a opção “Desativar redimensionamento do tamanho das fontes” (é a primeira, no topo da janela) está desligada. Pode ser que você tenha feito a conversão com esta opção ligada, e ela tenha causado este problema.
      Se estiver ligada, desligue-a e repita a conversão. Para configurar o comportamento default desta opção, clique no menu Preferências, depois em Preferências, clique em “Opções frequentes” (em “Conversão”), também na aba “Aparência”, e desligue a mesma opção “Desativar redimensionamento do tamanho das fontes”.
      Espero que isso resolva o problema.
      Abraços!

  • Paulo disse:

    Parabéns Cris, belo Tutorial.

    Por gentileza, me tire uma dúvida, tenho um Kindle Paperwhite e já converti alguns livros de Epub para Mobi usando o Calibre, porém meu Kindle nunca exibe a capa. Ele só está exibindo as capas de livros comprados pela Amazon.

    Sabe como posso resolver isso?

    Abraços.

    • Cris Ferreira disse:

      Paulo, você já tentou transferir o ebook para o Kindle através do próprio Calibre? Pelo que testei, fazendo isso ele leva a capa customizada.
      Você pode conectar seu Kindle ao computador usando o cabo USB, e no Calibre ele reconhecerá o Kindle que está conectado e criará um botão a mais no menu, com o ícone contendo uma foto do Kindle. Selecione o ebook que você quer transferir e clique na setinha ao lado deste botão, e você verá as opções para transferí-lo.
      Você pode também enviar o ebook para o seu Kindle por email, também pelo Calibre. Para isso, você precisará customizar o painel com os dados de email que eu mostrei no começo deste tutorial, e escolher a opção de enviar o ebook por email para o seu Kindle.
      Espero que isso resolva sua questão.
      Um grande abraço!

  • luciene alves disse:

    oi por favor eu converti em mob como diz fiz um catalogo com todos os arquivos em mob ele fez uma pasta e quando coloquei o calibre nao digitei o imail nem configurei o kindle tem como fazer depois ou terei que desistalar e istalar de novo o calibre por favor me ajude .

    • Cris Ferreira disse:

      Luciene,
      Não precisa reinstalar o Calibre, não. Você pode colocar as informações manualmente, em painéis de configuração, mas acho que o jeito mais prático é executando o assistente de configuração novamente, com o Calibre já instalado.
      Para isso, clique no menu Preferências, e depois clique na opção Executar o assistente de boas-vindas. Se isso não funcionar, me avise que eu te passo onde configurar manualmente.
      Um grande abraço!

  • Ana disse:

    Cris, muitíssimo parabéns pelo tutorial e pelo site, é um dos mais completos que vi e seu carinho e atenção em reponder às dúvidas torna o site mais especial ainda! Gostaria de saber se você pode me ajudar com dois problemas. O primeiro é que quando converto pdf para ePub, ele não mantém os parágrafos nem as quebras de página. o texto está todo certo (as palavras estão com os acentos), mas ele apresenta parágrafos no meio das frases e aparecem indicações com os números das páginas no meio do texto. Como faço para resolver isso? Existe algum outro programa (tipo o word) que eu possa usar para reorganizar os parágrafos?

    O segundo problema não tem a ver com o calibre, mas sim com o DRM. Comprei um livro pelo site da Livraria Cultura (tenho um Kobo) e o baixei no computador. Usei o Adobe Digital Editions para transferi-lo pro eReader, porém não consigo abri-lo pelo dispositivo. Apere uma mensagem informando que o livro é protegido e o meu dispositivo não está habilitado. Porém, tanto o Adobe quanto o meu Kobo estão sincronizados com a mesma ID Adobe e meu Kobo aparece como habilitado para reproduzir DRM. Abri então as informações do livro, pelo próprio ADE e notei a seguinte característica: “Permissões > Copiando > Não Permitido” enquanto que para outros livros sem DRM aparece “Permissões > Copiando > Qualquer Dispositivo “. Creio que isso tenha diretamente a ver com essa negação em ler o livro pelo eReader. O que devo fazer para conseguir ler esse livro DRM em meu Kobo? Confesso que estou meio frustrada pois paguei pelo livro diretamente na livraria e não o consigo ler, enquanto outros baixados funcionam perfeitamente.

    Muito Obrigada e aguardo resposta!

    • Cris Ferreira disse:

      Ana, muito obrigada pelo seu comentário e feedback.
      Peço desculpas pela demora em responder!
      Quanto ao primeiro problema, a questão é que o Calibre é bastante poderoso e permite uma série de ajustes para tentar obter melhores resultados, mas estes ajustes precisam ser feitos na tentativa e erro. Ou seja, você mexe, vê como fica, se melhorar, ótimo, senão você volta atrás.
      O leitor Lucas deu uma dica de ajuste que fica bom para o Kindle, veja:
      “Se no Heuristic processing aonde tem o 0.40 colocar 0,05 a quebra de linha fica muito melhor, praticamente perfeita com o formato kindle”
      Tente para o Kobo. Você pode testar com outros valores, para ver qual fica melhor para o Kobo. É trabalhoso, mas se você descobrir um bom valor, poderá usar em outras conversões.

      Quanto à sua segunda dúvida, eu não tenho um Kobo, eu tenho um Kindle, mas quando usei o Kobo por alguns dias, emprestado da Livraria Cultura para eu fazer um review no meu blog, eu só registrei o meu Kobo diretamente com o usuário da Livraria Cultura, não com o do Adobe Editions. Aí, ao comprar livros, eles já apareciam disponíveis para download direto no Kobo, eu não precisei usar o computador para nada. O que eu sugiro é você tentar cadastrar seu usuário da Livraria Cultura no Kobo, e veja se isso resolve o problema.
      Se não resolver, eu recomendo que você entre em contato com o suporte do Kobo, acredito que eles poderão ajudá-la melhor. Veja os dados para contato aqui:
      http://ptbr.kobobooks.com/help
      Espero ter ajudado.
      Um grande abraço!

  • norberto disse:

    Estou tentando converter arquivos pdf em epub e somente a primeira tela fica legível, as demais ficam escuras. Como posso corrigir isso?

    • Cris Ferreira disse:

      Norberto, eu nunca tive este problema. Será que pode estar relacionado ao arquivo PDF que você está convertendo? Você testou com vários arquivos, ou apenas com um? Se puder, teste com mais arquivos e veja o que acontece. E depois de converter, onde você está abrindo o arquivo EPUB?

  • José Eduardo Cruz disse:

    Alguém sabe como criar uma página de SUMÁRIO (famoso TOC) com os respectivos LIKs pelo Calibre? Se é que se pode fazer isso? Muito grato. Tenho um arquivo ePuc com o famoso TOC e respectivos links e não consigo converter para MOBI.

  • José Eduardo Cruz disse:

    Estou repetindo a consulta pois não coloquei na primeira a notificação por mail. Desculpe-me
    Como se pode criar uma página de SUMÁRIO (famoso TOC) com os respectivos LIKs pelo Calibre? Se é que se pode fazer isso? Muito grato. Tenho um arquivo ePuc com o famoso TOC e respectivos links e não consigo converter para MOBI. E já vi arquivos MOBI com os links. E eu nada!!!

    • Cris Ferreira disse:

      José Eduardo,
      Dá uma olhada como está a configuração de Sumário nas opções de conversão do Calibre. Clique em Preferências, no menu, depois na opção Preferências. Procure a seção Conversão, e clique em Opções Frequentes. Do lado esquerdo, você verá o ícone das páginas de configuração. Clique no quarto ícone, que é Sumário. Se estiver tudo desligado, tente ligar a opção Forçar o uso do sumário gerado automaticamente. Clique em Aplicar no canto esquerdo superior, depois em Fechar no canto direito inferior.
      Faça um teste inicial ligando apenas esta opção. Se necessário, teste as opções que estão abaixo desta (as que tem valores numéricos a serem preenchidos) posteriormente.
      Espero que isso ajude.
      Um grande abraço!

  • Marcio disse:

    Parabéns Cris pelo tutorial! Estou desfrutando muito do meu kindle paperwhite comprado recentemente. A sua dica de baixar o Calibre e as suas configuração foram ótimas… indiscutível!!! Obrigado pelos posts, continue aí hein menina e se tiver alguma novidade pro kindle me manda hein… ;) Um grande abraço!

  • Juliana disse:

    Oi, tenho um Kindle Paperwhite e várias vezes tentei converter arquivos em pdf para o mobi, segui todos os passos ditos em sua publicação, mas quando mando para o aparelho ele fica com as letras erradas e as páginas diferentes, às vezes fica uma palavra em cada página.. Saberia me dizer qual é o problema e como fazer para que eu possa arrumar?

    • Cris Ferreira disse:

      Juliana, infelizmente o formato PDF é difícil de se trabalhar. Ele não é um formato de ebook como o MOBI ou EPUB, onde você tem o texto e a formatação sobre ele. O PDF é quase uma “imagem” do texto, e isso dá muito problema na hora de convertê-lo.
      Se você tentou a conversão e não teve resultados positivos, eu sugiro tentar ler este arquivo no formato original mesmo, sem conversão. Você poderá copiá-lo manualmente para o Kindle, através do cabo USB ou você poderá enviá-lo por email para seu Kindle. Nesta opção de enviar por email, você poderá enviá-lo sem conversão, ou colocando a palavra “convert” no assunto para que a Amazon faça a conversão. Mas pelo resultado que você obteve, imagino que este PDF não seja adequado para conversão nem pela Amazon.

  • thx for your sharing, you have a really good idea.

    Feel free to surf to my blog post; cheap christian louboutin shoes

  • Luana disse:

    Bom dia!
    Tenho um kindle e tenho muita dificuldade em encontrar os livros que eu quero na Amazon do Brasil.
    Por isso baixei o calibre.. mas sou muito inexperiente e tenho algumas dúvidas.
    Posso comprar qualquer livro na internet em qualquer formato e envia-los para o kindle com essa transformação?
    Desculpe a ignorância, achei seu post muito bom e foi o único que realmente me ajudou! Obrigada!

  • Antonio disse:

    Oi, eu estou convertendo um livro do formto odt para epub no Calibre, mas estou com dois problemas. Há uma imagem que não aprece na conversão de jeito nenhum! Há outras e elas aparecem normalmente. Já tentei de tudo. Excluí e colei, inseri no odt e salvei, ancorei como caractere, não tem jeito. O interessante e´que sempre que o calibre faz a conversão, essa imagem já aparece como capa do livro convertido!

    O outro problema é que tenho fontes no livro Old Time English, fontes em árabe e em grego, e elas não são convertidas. Alguém sabe como manter as fontes?

  • Priscila disse:

    Gente me tirem uma duvida eu converti no formato .Mobi , porem quando faço o download pro meu kindle ele diz que nao abre o arquivo, tenho que baixar algum leitor de ebooks?

  • Juli disse:

    Oi Cris Ferreira, será que podes me ajudar?
    Estou tentando enviar meus livros do Calibre para o Kindle Paperwhite, livros estes já convertidos do PDF para MOBI, mas após acessar o Kindle, verifico que as capas dos livros estão lá, mas só até o sumário, sem o conteúdo deles. Obrigada!

  • Fabio disse:

    Olá Cris, obrigado pelas dicas.
    Eu tenho um kobo e tento converter no calibre de pdf para epub, mas no novo formato ele quebra o parágrafo no meio. Como devo proceder? Abraço

  • Mariana disse:

    Oi, Cris

    Quando faço a conversão de textos com notas de rodapé, elas ficam jogadas no meio do texto. Gostaria de saber se vc sabe como eu consigo formata-las da melhor maneira.
    Abraço.

  • Rodolfo disse:

    Estou tendo problema para converter um arquivo PDF pelo Calibre. O arquivo tem 2,8 MB e após a conversão para EPUB apenas a capa aparece normal, e o restante do livro aparece com caracteres especias por todo ele, ao longo do canto esquerdo.Tentei encontrar nos comentários anteriores alguém com o mesmo problema que o meu. Alguém pode me ajudar?

  • Marcus disse:

    Cris, boa tarde. Eu comprei um Kindle Paperwhite, quando eu leio os arquivos em formato PDF, que tem algumas tabelas, após 20 ou 30 min de leitura o kindle diz que não tem memória suficiente e fecha o arquivo.

    Você sabe como posso converter de pdf para epub fazendo algumas alterações no meio da conversão?

  • João Pedro disse:

    Cris,
    Primeiramente parabéns pelo tutorial!
    Eu só estou com uma dúvida. Recentemente comprei um kindle paperwhite, acontece que não consigo fazer qualquer pesquisa de palavras em nenhum arquivo convertido pelo calibre. Aparece uma mensagem assim: “título ainda não indexado”, mesmo eu marcado a opção de procurar no texto!

    alguma dica para tentar resolver este problema??

    Obrigado!!

    • Marcos disse:

      João Pedro,
      voce conseguiu resolver esse problema no seu kindle?
      estou com o mesmo problema no meu.
      abraços

    • Hudson disse:

      kra vc tem que esperar o kindle indexar o livro, na medida que você vai lendo ele vai indexando, só não coloca muitos livros de uma vez no kindle porque ele vai demorar mais ainda de indexar

  • Pretendo colocar livros de autores que produzo fisicamente em pequenas tiragens na Amazon e na Kobo books nos formatos Epub e Mobi). Para epub eu converto no Calibri e depois faço uma diagramação mais sofisticada no ‘Sigil’ para ficar um produto com qualidade para ser comercializado. Mais até agora por mais que eu tenha navegado na Internet não acho um ‘Editor’ de Mobi para arrumar o texto. A conversão no Calibre ou quando se envia para a Amazon converter produz um e-book feio e pouco comercial sem numeração de rodapé e tampouco título e nome do autor na parte superior do livro. Enfim o resultado é muito feio e amador. Gostaria de saber se você conhece algum ‘editor de Mobi’ que faça ajustes no texto?…Gratidão

  • Luis Guilherme disse:

    estou com um probleminha na questão da quebra de linha e na divisão de capítulos. Durante todo o livro ele corta as linhas, e quando se inicia um capitulo depois da ultima palavra do anterior. espero que tenha entendido e possa ajudar ! grato

  • Filipe disse:

    Olá,

    Parabéns pelo artigo. Estou com um problema para acessar os livros digitais que eu compro para poder convertê-los. Tenhum um Kindle paperwhite e quero ler os livros que tenho o Ibook. Como faço para encontrar os livros do Ibook para convertê-los e ler no Kindle?

  • Jonas disse:

    Ola, primeiramente obrigado pelo post realmente muito bom porem estou com duvida a respeito de como posso colocar poesias?? eu uso a mesma formatacao ou tem outra para as poesias

  • Gi disse:

    Só qria agradecer pq foi o MELHOR tutorial q eu achei.
    mto bem explicadinho e tals.
    ja posso ler em feliz da vida!

    :)

  • Thais disse:

    Muito obrigada mesmo! Eu tava surtando quando convertia os livros e tinha aquelas quebras de linhas, já ate deixei de usar o Kindle por uns dias porque não tava aguentando de tão incomodada ao ler daquele jeito. Ajudou muito o seu tutorial!!

  • Talita disse:

    Quando tento transformar meus livros de pdf para ebook para utilizar no meu Kobo, o texto do livro fica todo em caracteres especiais e símbolos. Poderia me dar alguma dica pra solucionar este problema? Observação que isso acontece com vários livros e não com um único arquivo.

    Obrigada,

  • disse:

    Estou tentando converter um livro(vade mecum) de epub para mobi no calibre e está dando erro. Já tentei várias vezes… Ajuda…

  • Raquel disse:

    Agradeço muito pelo post! O Calibre é excelente.

  • kainan disse:

    comprei um livro pela livraria cultura , queria ver como faço para passar para o meu kindle paperwrite

  • Paulo disse:

    Ola,
    Estou usando o Calibre para converter do word (docx) para o epub mas não consigo converter a capa. Aparece no lugar da capa a primeira figura que uso no livro e não a capa original. Inseri a capa junto com o arquivo do word, inseri separado pelo Calibre mas nada funciona. Uso Word 2010 e Win 8.1.
    O restante do arquivo fica perfeito.
    Se puder ajudar, agradeço

  • rea disse:

    Genuhinely no matter if someone doesn’t know afterward its upp to other people that
    the will help, so here it occurs.

  • Alexandre disse:

    ótimas dicas Cris. Estou com um problema, veja se pode me ajudar. tenho um livro no ipad e no iphone que abro pelo ibooks. Comprei um kindle e quero ter esse livro no meu kindle. Como faço para tirar passar este livro do iboobs para o kindle? é possível?
    Se puder me ajudar, agradeço

  • Duane disse:

    Cris, eu tentei aqui e consegui, tenho muitos textos da pós para ler e prefiro o formato epub que é mais fácil de passar as páginas. Porém, eu gostaria de manter a estrutura de pastas que existia nos meus pdfs. Ex. Direito/Direito administrativo. O motivo é que demoraria muito tempo para organizar quase 500 textos nas pastas certas.

    Percebi que tem em preferências/saída uma linguagem para fazer isso e até um tutoria, estava tentando editor de modelos e referencia. Link é:

    http://manual.calibre-ebook.com/template_ref.html#current-library-path

    Passei algumas horas tentando e desisti.

    Se puder ajudar serei grato.

  • Lucianna disse:

    Eu não consigo transferir nada do Calibre pro Kobo! Faço tudinho, até adiciono no dispositivo (como mostra no calibre), mas o kobo não reconhece os arquivos. Me ajudem.

  • Fernanda disse:

    Cris, muito obrigada, seu tutorial estava super detalhado e foi de grande ajuda para mim!

  • Ana disse:

    Oi, eu estou pensando em comprar um kindle mas queria saber se a conversão de pdf pra mobi/azw fica boa na hora de ler ou se ela fica “desarrumada”. Me falaram que fica com quebra de linha, número de página e notas de rodapé todas misturadas ao texto etc.
    Desde já agradeço a sua ajuda.

  • Parabéns, Cris, pela fantástica atenção que você dá para as pessoas que tem dúvidas. Raramente, vejo isso da forma que você faz! Explêndido!
    Abraços e sucesso!

  • Eribaldo disse:

    Tenho um kindle paperwhite e gostaria de saber como fazer para criar um dicionário que funcione internamente como o que vem com ele.

  • Paulo Umberto disse:

    Boa Tarde a todos, alguem poderia me ajudar com este problema.

    Comprei um kindle paperwhite e baixei alguns livros para conversão e realizei tudo conforme o tutorial a cima, funcionou perfeitamente, abro o arquivo no calibre e tudo certo toda a acentuação esta conrreta mais quando transfiro para o KINDLE PAPERWHITE pelo calibre ou simplesmente copiando pelo gerenciador, os acentos do texto não aparencem eles são removidos. Ç =C – não = nao e etc.

    Alguem poderia me ajudar.

    • Paulo Umberto disse:

      Na Verdade o problema não esta na transferência e sim no arquivo MOBI gerado ele não leva os acentos na conversão esta removendo, alguém pode dizer qual parâmetro alterar.

      Obs.: Na pegunta estava abrindo o arquivo errado.

  • Andrea disse:

    Boa Tarde Cris!!! Adorei o tutorial mas estou tendo um problema.
    Tenho um Kobo Aura HD e na hora de converter os arquivos em .pdf para .epub, noto que ficam várias frases apagadas. Tipo, começa a frase com á, é,à, g e o resto da frase some.
    É algum problema de configuração do Calibre ou um problema do .pdf?

  • Cláudio disse:

    alguém sabe como fazer para o livro ficar aparecendo no kindle com uma capa personalizada??
    Normalmente ele aparece somente o nome do livro como capa, mas tem uns, quando compro que aparecem com uma capa diferente, a capa original do livro mesmo…como fazer isto para os livros convertidos no calibre??

    • Cristiano disse:

      Sua pergunta foi respondida em postagem anterior. Parece que precisa conectar o seu Kindle no computador e transferir diretamente pelo Calibre. Espero que funcione, vou tentar também. Abç.

  • Francisco disse:

    Caros Senhores,

    Em primeiro lugar, parabéns por este excelente tutorial, incluindo todos os comentários.

    Alguém poderia me explicar se há como eu deixar os EPUBs (convertidos do PDF no Calibre) em modo “justificado”?

    Obrigado e abraços à todos.

  • Jessica disse:

    Como eu faço para converter um epub que comprei na saraiva ?
    Quero dizer… eu só visualizo ele do Saraiva reader… ele não aparece em nenhuma pasta do meu computador….
    como faço para selecioná-lo no Calibre e convertê-lo para o mobi ???

  • Marilia disse:

    Já baixei o programa agora me fala como eu vou tirar o livro do kindle e passar pra pdf ? Não faço ideia.

  • W. F. A. S. disse:

    Bom dia.
    Estou com problemas no kindlepaperwhite…
    No Calibre converto o arquivo de pdf para MOBI, tudo certinho, abro o arquivo e ta tudo certo. O problema são as imagens do arquivo que aparecem algumas destorcidas, e imagens do tipo power point neste caso todas elas estão destorcidas.
    O que eu faço?

  • zami disse:

    Thanks so much for sharing all of the excellent information!

  • Rodrigo disse:

    Simplesmente perfeito seu tutorial, consegui converter sem problemas.

    Só uma dúvida, agora que tenho o arquivo “mobi” gravado em meu computador, posso enviar para meu e-mail kindle pra que a amazon me despache o arquivo via wi-fi ?

    Ou se mandar pra amazon eles podem, de alguma forma, estragar a conversão que fiz com o “calibre” ?

    Abraços

  • Plik Plak disse:

    Ola gostaria de saber se com isso eu posso baixar PDF da internet de graça e colocar no meu kindle físico (7 geração ) muito obrigado

  • Lucas disse:

    Galera, no calibre o progresso não sai do 1%. Alguém sabe o que ocorre?

  • Roxana Quintana disse:

    Muito obrigada pela ajuda!

    O passo-a-passo não deixou margem para dúvidas e o Calibre também não, pois é um executável realmente muito bom, interativo e auto-explicativo. Deu tudo certo e agora finalmente posso guardar e ler todos os meus livros em um único app.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

  • Filipe Schein disse:

    Olá Cris. Desenterrando o post aqui.

    Tenho diversos livros MOBI com anexos, porém esses anexos sempre abrem absolutamente no tamanho máximo de fonte, não sendo possível mudar.

    Já viu algo parecido?

    Grato.

  • maria dias disse:

    Eu publiquei vários livros eletrónicos no kindle Amazon. Um deles está igual aos outros todos na formatação etc mas os leitores não conseguem aumentar o tamanho da letra. São 16 livros publicados (tenho mais na forja) mas este parece que tem diabo! Estive a testá-lo no meu KindleFire o livro está perfeito mas a letra não aumenta! Que diabo terá o livro? A venda está bloqueada porque só é visível em tamanhi mini! Formatos usados: word docx–> pdf–> Epub –> Mobi
    Se puderem dar uma ajudinha agradecia
    Grata qahirah

  • qahirah disse:

    O problema foi resolvido por uma pessoa amiga. Descarregou um App de leitura e o livro apareceu normalmente com a possibilidade do aumento do tamanho do texto e das imagens conforme o desejado. Foi testado num Kindle Fire da Amazon. Desconheço os pormenores das diligências efetuadas mas o livro já foi publicado pela Amazon e encontra-se normalmente à venda como todos os outros.

  • Carlos Eduardo disse:

    Como faço p reaçar/marcar texto no google play livros? tipo caneta marca texto para facilitar a visualização de um conteúdo que eu quero deixar como importante?

  • Odair disse:

    Cris, gostei demais do seu site. Gostaria de pedir um esclarecimento sobre algo que nao consegui descobrir. Eu comprei um Kindle Paperwhite, que pegou naturalmente minha biblioteca da Amazon, assim que informei meu ID. Entretanto, tenho muito livros no Kobo da Cultura. Acontece que nao quero mais usar o Kobo. Como eu passo esses livros para o Kindle? É possível? Obrigado.

  • Marco disse:

    como faço para listar os livros na biblioteca do Calibre, em ordem alfabética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *