itunes
Nenhum Comentário
Mac

Organizando a sua Biblioteca do iTunes – Filmes e Seriados (Parte I)

Todos sabemos que a desordem não é nada agradável e que por mais trabalhoso que seja arrumar uma bagunça a recompensa de ver tudo arrumado vale a pena e de certa forma nós, donos de produtos Apple, somos em sua maioria perfeccionistas pois fomos acostumados assim. Agora, observe sua biblioteca do iTunes ela esta organizada? Você consegue achar com facilidade todos os seus arquivos? Se a resposta for NÃO esse Tutorial é para você e se for SIM ainda aconselho que leia pois você certamente vai achar coisas muito interessantes nesse texto.

Eu irei separar esse tutorial em três categorias diferentes: Filmes, Seriados e Músicas/Videoclipes. Este Post será dividido em duas partes, uma por dia pois a dúvidas certamente apareceram e eu gostaria de sanar a todas a elas.

coverflow
Antes de iniciarmos existem alguns passo que você de você deve seguir, primeiramente será necessário que você que você responda  a algumas perguntas.

  • Sua Biblioteca está toda na pasta iTunes Media? Se sim você ja está com metade do trabalho feito.
  • Você possui diferentes tipos de mídias? Por exemplo: Videoclipes, filmes e seriados? Se sim separe todos, crie pastas diferentes para cada tipo de arquivo.
  • Você possui as capas dos arquivos? Se sim coloque-as junto do arquivo pois isso nos ajudará na hora de editar os metadados. Se não procure-as no Google, uma rápida pesquisa resolve. (Lembre-se de coloca-las nas pastas.)
Se você seguiu todos os passos já podemos começar.
OBS: Já adianto que esse processo requer bastante atenção, por tanto leia todo o tutorial e só depois realize os passos.

Os Filmes

A Biblioteca de Filmes é sem sombra de dúvidas a mais fácil de arrumar e grande problema dela é conseguir os metadados (metadados: Informações referentes a mídia. Título, Autor, Diretor, Atores, Data de Lançamento…).

Primeiro Passo

Remova todos os arquivos da sua Biblioteca (Filmes) pois isso ajudará na hora de editarmos os arquivos e nos vamos fazer isso um a um. Após isso vamos alterar algumas configurações no iTunes. Isso é necessário para que seus arquivos do iTunes fiquem agrupados em uma única pasta, e assim futuramente você facilmente poderá encontra-los. Com essas configurações toda vez que você adicionar um novo arquivo a Biblioteca do iTunes ele será copiado automaticamente para a pasta iTunes Media que por padrão fica na pasta Música mas isso pode ser alterado facilmente.

(OBS: Atenção, não apague os arquivos do computador remova somente da Biblioteca. Faça isso calmamente Biblioteca por Biblioteca, Primeiro os Filmes depois os Seriados e assim por diante.)

Segundo Passo

Como falei antes essa é a categoria mais fácil de ser organizada pois ela consiste de somente quatro passos para a edição está completa. Primeiro selecione o arquivo e arraste para a aba Filme na Biblioteca do Itunes, agora clique com o botão direito e depois em obter informações, uma janela surgirá, agora é só seguir os passos do vídeo abaixo para a edição dos arquivos estar completa.

Depois de feito isso é só você repetir os passos com todos os seus arquivos de filmes para que assim sua Biblioteca de Filmes fique finalmente organizada.

(OBS: Após adicionar os arquivos a Biblioteca uma nova cópia deles é feita na Pasta iTunes Media, para manter espaço livre em seu disco procure apagar os arquivos originais.)

Os Seriados

Por padrão quando adicionamos novos Seriados ao iTunes eles os interpreta como Filmes, por esse fato todos os arquivos de video adicionados ao são automaticamente adicionados a essa categoria, agora supondo que você tenha excluído todos os arquivos da sua Biblioteca (Filmes) e depois separado-os por tipos de Mídia (Seriados em uma única pasta, Filmes em outra, músicas e videoclipes separados por artista) vamos adicionar um a um a Biblioteca, escolha por qual seriado e por qual temporada você vai começar e adicione-os a sua biblioteca, eu irei trabalhar com a primeira temporada do seriado Supernatural.

Primeiro Passo

Após adicionar todos os arquivos da temporada ao iTunes selecione-os segurando Command e depois clique com o botão direito ou dois dedos e em seguida Obter Informações. Siga os passo do video para terminar a edição.

Segundo Passo

Após termos editados os dados que são comuns a todos os episódios devemos agora edita-los um a um, nessa parte nós iremos adicionar dados como o nome do episódio e sinopse. (Tenha Bastante atenção pois esse processo é um pouco mais complicado.)

Agora repita os passos com todos os seriados e sua Biblioteca de Seriados vai estar organizada.

Conclusão Final

Essa com certeza é uma ótima forma de organizar corretamente sua Biblioteca do iTunes e para os mais céticos esse processo pode ser um pouco complicado mas ajuda de varias formas, como por exemplo na hora de sincronizar com seus iGedgets ou na hora de assistir pela Apple TV. De toda forma esse é um bem/mau nescessario para manter a ordem nos seus arquivos. Espero que tenham gostado, amanhã irei falar sobre os Músicas e Videoclipes, esse sim vai ser um pouco mais complicado. Dúvidas, usem os comentários!

Outras sugestões

6 apps para ver…

Cada amante do cinema precisa de um companheiro, eo iPad é o dispositi...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *