OSXMountainLion
Nenhum Comentário
Mac

Truques do Mac OSX Mountain Lion que você não conhece

O novo OS X Mountain Lion lançado há um par de semanas pela Apple, inclui mais de 200 melhorias, sendo que algumas delas não aparecem sequer mencionadas na página oficial da Apple. Ao utilizar o Mac OSX Mountain Lion regularmente, você irá aperceber-se de pequenos pormenores que nunca havia descoberto no sistema, mas que podem ser extremamente úteis e uma grande vantagem para a sua produtividade.

Para o ajudarmos nessa tarefa, compilámos alguns dos truques mais interessantes que foram integrados nesta nova versão do sistema operacional da Apple, os quais você provavelmente não conhecia. São pequenos pormenores que podem fazer a diferença na hora de manter a sua produtividade ou atalhar determinadas tarefas. Alguns são bem básicos, mas podem ser um completo a todas as outras opções e novidades que este sistema operacional trouxe ao mercado.

Backups do Time Machine para múltiplos destinos

time machine

Uma das ferramentas mais úteis e interessantes do Mac OSX é sem sem dúvida o Time Machine. Ele faz e mantém um backup de todos os ficheiros do seu computador e realiza backups regulares de todos os novos ficheiros adicionados ao seu computador, enquanto você trabalha ou dorme. No entanto, se você realizar backups para um HD externo, e esse HD avariar, você não tem solução para recuperar esses backups realizados. Foi a pensar nisso que o novo OSX Mountain Lion providenciou uma solução para isso, dando-lhe a possibilidade de realizar backups para mais do que um destino, usando o Time Machine. Com isto, você poderá realizar backups para vários HD externos diferentes, quer seja em casa ou no trabalho, e manter os seus ficheiros sempre protegidos de eventuais situações menos positivas, como uma avaria.

Realizar pesquisas a partir do Launchpad

launchpad pesquisa

Quando algumas das funcionalidades do iOS da Apple chegaram ao Mac, por meio do Launchpad, a verdade é que a grande maioria dos usuários de Mac não ficaram surpreendidos e/ou dificilmente as começaram a utilizar. Primeiro porque não era fácil reconhecer determinadas funcionalidades, e depois porque o Launchpad não tinha uma opção de pesquisa interna, como acontece com o último separador à esquerda, na tela principal do iPhone.

Felizmente a Apple adicionou essa funcionalidade no OS X 10.8. É uma funcionalidade que certamente deveria existir desde que o Launchpad foi lançado. Esta nova funcionalidade funciona como o Spotlight mas para as apps instaladas no seu Mac. Ainda não existe forma de organizar automaticamente os seus ícones de aplicativos por nome ou data, mas é provável que a Apple trabalhe nesse sentido para uma futura atualização.

Barra de progresso para tranferências e downloads

barra progresso

Outra das novidades do Mountain Lion encontra-se dentro do Finder. Esta novidade consiste numa pequena barra de progresso para a transferência de ficheiros entre pastas e computadores, ou mesmo downloads que você realize a partir do seu navegador de internet, seja ele o Chrome ou o Safari. Ao contrário da transparência que aparecia na versão antiga, agora aparece uma barra de progresso logo abaixo do ícone do ficheiro que está a ser transferido ou descarregado.

Parar ressalto dos ícones com a passagem do mouse

icones

Você sabe que os aplicativos no Mac OSX por norma ressaltam quando o pretendem alertar de que algo está acontecendo, correto? Como por exemplo o ícon do Email que salta quando chega uma nova mensagem. Na versão antiga do Mac OS X, você tinha de clicar no ícone para ele parar de saltar, o que o obrigava a abrir o aplicativo para que ele não o incomoda-se mais com os avisos. No entanto, essa situação foi melhorado no OSX Mountain Lion, e agora basta você passar o mouse por cima do ícone, sem ter de clicar nele, para que o aplicativo compreenda que você já reparou que ele está saltando, e não o incomode mais. Isso ajuda-o a melhorar a sua produtividade, não havendo necessidade de estar sempre abrindo aplicativos.

Renomear ou mover ficheiros dentro de um aplicativo

renomear e mover

O OS X Lion introduzir o “Versões”, uma ferramenta que faz autosave de documentos à medida que você os está editando. No Mountain Lion, a Apple levou os documentos para dentro do iCloud, e outras funcionalidades, e agora na barra de cabeçalho de um aplicativo, é possível renomeá-lo na hora, mover esse documento para outra diretoria ou para o iCloud, duplicar o documento ou protegê-lo, por exemplo. Para acessar estas opções, você deverá clicar no cabeçalho do aplicativo, onde aparece a setinha cinzenta, como mostra a imagem.

Partilhar conteúdos no Twitter a partir do Quick Look

partilhar no twitter

Para compartilhar páginas, documentos, screenshots, etc., diretamente a partir do Quick Look do Mac OSX para o seu Twitter, por exemplo, a primeira coisa que você terá de fazer é conetar a sua conta do Twitter em Preferências do Sistema > Email, Contatos e Calendários, abrir o Quick Look numa foto que você deseja compartilhar, ou no Safari uma página do seu interesse, e escolher quais os serviços que gostaria de usar para compartilhar esse conteúdo.

Tal como acontece no iOS 5 do iPhone, irá aparecer-lhe uma caixa com informações acerca do seu Tweet, tal como a descrição de texto do tweet, a sua localização, etc. Clique em “Enviar” e o seu Tweet será publicado na hora. O OSX Mountain Lion suporta ainda os serviços do Flickr e Vimeo.

Renomear marcadores no Safari

renomear marcador

Outra das novidades do OSX Mountain Lion é a renomeação de marcadores no Safari. Para renomear um determinado marcador, você agora só precisa de clicar nele e manter seu mouse clicado até que ele lhe permita editar o texto, conforme aparece na imagem em cima. Dessa forma você poupa imenso tempo organizando seus marcadores do jeito que você mais gosta.

Curtiu as novidades do Mountain Lion?

Que outros truques você já aprendeu com o novo OSX Mountain Lion que gostasse de compartilhar conosco? Deixe um comentário e participe!

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *