o que fazer ao Facebook quando alguém morre
2 Comentários
Web

5 coisas a fazer antes de eliminar a sua conta no Facebook

Provavelmente já pensou em apagar a sua conta no Facebook e até poderá ter as suas razões para o fazer. Acredito, também, que já o tentou fazer mas por alguma razão algo o impediu, como o fato poder procurar emprego por esta rede social. Além disso, para alguns utilizadores, esta rede social pode não ter mais interesse, fazendo com que prefiram ficar com o Twitter, ou até o LinkedIn. No entanto, se está a pensar em cancelar de verdade a sua conta no Facebook, há alguns passos que você deve cumprir antes de pressionar o botão que elimina a sua conta.

Antes de mais, lembre-se que eliminar a sua conta é bastante diferente do que desativá-la. Você pode desativar a sua conta a qualquer altura e quando quiser voltar, terá tudo igual como deixou. Porém, se a eliminar, as pessoas não vão conseguir procurá-lo mais, mas algumas informações ainda vão poder ser vistas por outros, como mensagens que possa ter enviado através do Facebook. Por outro lado, se eliminar mesmo a sua conta e se desejar regressar, vai ter de começar tudo de novo. Veja agora alguns passos que lhe vão ser úteis quando for eliminar a sua conta no Facebook.

1. Verifique todos os aplicativos a que se encontra conetado

Há imensos aplicativos e sites que lhe pedem para entrar usando o login do Facebook. Quando eliminar a sua conta, você vai perder o acesso que tinha a esses sites e terá de fazer um novo registro. Para conseguir ver todos os aplicativos que você usa, basta clicar com o mouse em configurações de conta e de seguida em aplicativos. Alguns deles permitem que o usuário mude a forma como está conetado, usando o seu email pessoal ou do Twitter, por exemplo.

cancelar conta no Facebook

Porém existem alguns deles que não permitem esta alteração e se é imprescindível para o usuário ter que utilizar alguns deles, então talvez seja melhor repensar sobre o que será mais acertado. No fundo, você apenas pretende utilizar os aplicativos do Facebook e é apenas esse motivo que o mantém com a conta ativa. Uma solução para este problema poderá passar pelo usuário remover todos os seus amigos, modificar o email do Facebook para um que não utilize muito e desligar todas as notificações de email para todas as apps. Por último, eliminar todas as informações do Facebook, incluindo atividade e fotografias.

2. Faça download das suas informações no Facebook

Para todos os utilizadores que queiram eliminar toda o histórico dos seus dias no Facebook mas que ainda querem um registo de tudo o que fizeram no site, o Facebook desenvolveu uma maneira fácil de fazer o download de toda a sua informação. É simples: vá novamente, a configurações de conta, clique em geral e por fim baixe uma cópia dos seus dados do Facebook. De seguida, você receberá um email. Depois basta clicar em “abrir o meu arquivo”, assim que este estiver pronto a ser baixado.  A informação que está para ser baixada é extensa, por isso tenha a certeza que a guarda num local, no seu computador, seguro.

dados do Facebook

Também, se está interessado em salvar algumas conversas que teve no bate-papo pode reencaminhá-las para o seu email. Vá à caixa de entrada do bate-papo, selecione a conversa pretendida, clique em ações, de seguida em encaminhar mensagens. Por fim só necessita de digitar o seu email para que elas sejam encaminhadas.

3. Lembrete de aniversário

O Facebook tornou-se curiosamente, um grande e conveniente amigo como lembrete de aniversário dos amigos, por isso se quer terminar com a sua conta o mais acertado será pedir aos seus amigos para lhe dizerem quando fazem anos, de modo a que você possa anotar e não se esquecer. Uma hipótese que terá é a de utilizar o aplicativo “Posso adicionar o teu aniversário”, antes de eliminar a sua conta.

4. Peça informação de contato

Antes de eliminar a sua conta no Facebook, lembre-se se pode ter outra modo de contatar com algumas pessoas, amigos ou colegas, quer seja por email, mensagens ou chamadas. Se não, pense em tirar a informação de contato de alguma pessoa que você ache que não tem outra maneira de contatar.

5. Guarde a informação do seu Facebook na nuvem

E por fim, a última dica que lhe vou dar é sobre o Backupify.com, uma ótima maneira de armazenar dados de consumo de aplicações web no Cloud. Tanto há serviços pagos como gratuitos disponíveis. O serviço gratuito dá-lhe 1 GB de armazenamento, o pago dá-lhe até 25GB. Os backups ocorrem automaticamente, e você pode fazer download de itens como PDF’s. Os arquivos Backupify são armazenados na Amazon Web Services (AWS), um local bastante seguro.

E você, está a pensar em cancelar a sua conta no Facebook? Acha que deve seguir estes passos antes de o fazer?

Abraço

Outras sugestões

Comentar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *