googleplus
Nenhum Comentário
Web

As principais características do Google Plus e as diferenças com o Orkut

Que o Facebook lidera o Ranking das Redes Sociais atualmente, isso todo mundo já sabe. Mas o que poucas pessoas sabem é que ele vem perdendo usuários, gradativamente, para o Google+ e isso só os Grandões e os usuários do G+ sabem.
O Google+ chegou para ficar e, a pesar de novo, é errôneo chama-lo de bebê. Em 28 de Junho de 2011 ele veio com artilharia pesada, interface diferente e limpa e com uma serie de funcionalidades unidas em uma rede só de forma tão bem organizada que fez com que especialistas se sentissem na “obrigação” de dizer que o Gigante havia a criado para desestruturar o Facebook. E mesmo que não se possa afirmar com toda a certeza, sabe-se que sua chegada não havia assustado nem um pouco Mark Zuckerberg, criador do Facebook. Mas que os números que comprovam o crescimento acelerado do Plus (Google+) causaram uma queda na quantidade de usuários do Facebook, isso causou!
Em Dezembro de 2012 o Google disponibilizou seus relatórios do ano em questão. 500 milhões de pessoas em todo o mundo haviam se inscrito na Rede e, deste grupo, 235m são considerados ativos aplicando +1 em lojas do Google Play ou utiliza o Serviço de vídeo-chamada, o Hangout. 135m são usuários ativos mensais quando se mede somente a Stream (Função de postagem semelhante ao do Facebook). Ou seja, aquela desculpa de que “as contas do Google são vinculadas, por isso, esses números de usuários ativos não são precisos pelo simples fato de abri-lo acidentalmente…” não conta. Os números aqui apresentados foram levantados em base de usuários que realmente utilizaram suas funções. Atualmente o Google+ é a 2º Rede Social mais usada, perdendo apenas para o Facebook.

Google Plus

Não o confunda com o Orkut ou com outra Rede Social

A pesar de ter se espalhado quase da mesma forma que o Orkut, são duas Redes completamente independentes uma da outra tanto em interface quanto em funções. Sua fase de testes foi um choque visual para muitos. Sua aparência Clean destruiu a ideia colorida do Orkut, o azul e branco do Facebook e planos de fundo chamativos do Twitter. Creio que isso ainda ocorra com novos usuários até hoje.

Suas funções, a pesar de semelhantes com as demais, possuem toques inovadores, confortáveis e muito, mas muito atraentes para os que já aprenderam a usá-las. Estou falando dos “Círculos”, “Stream”, “Hangout”, “Sparks”,”Jogos”, “Eventos” e “Comunidades”.
Outra vez repito, não o confunda com o orkut. Suas comunidades também são clean e não possuem o uso de páginas. Não há aquele fórum tão familiar e nem a capacidade de criar tópicos de forma desenfreada. As comunidades são usadas – em 80% das vezes – para sua real finalidade, que é a transmissão de conhecimento e criação de debates.

Os Hangouts são iguais para quem usa o Google Talk ou até mesmo a função de vídeo do bate-papo do Orkut, certo? Errado! Sua qualidade é muito melhor tanto em questão de imagem quanto de áudio. Ele é configurável para se adequar a velocidade da sua internet e pode-se participar até 10 pessoas por Hangout tanto através do seu Desktop quanto do seu Celular.

Os jogos também possuem um diferencial que eu gostaria de ressaltar aqui, nunca vi em outra rede social. Sabe aquelas notificações que enchem o seu Facebook? Sabe aquelas atualizações que dizem: “Fulano passou para a próxima fase, venha jogar também!”? Pois bem, no Plus até isso é configurável. Arrisco-me a dizer que ao clicar na opção de “Jogos” você irá para uma dimensão paralela ao seu perfil. O que você faz no Angry Birds, por exemplo, apenas quem te tiver nos círculos dele e for jogar Angry Birds verá suas atualizações de jogo. Legal, não é? Sobre as notificações de convites de jogos, até hoje nunca recebi uma!

O Google+ sobrevive sem publicidade dentro da Rede Social

Quando eu disse sobre interface clean, não falei apenas sobre cores, falei sobre este quesito também. Não há uma única publicidade de terceiros ou até dos serviços do Google em toda a Rede Social. Procure nas comunidades, nas páginas, nos perfis. Não há nem um: Migre para o Google+ já!

Todo o Marketing é feito via página (semelhante as do Facebook) sem uso do HTML e de forma gratuita, ou seja, nada de comercial saltando na sua cara quando você estiver em um Hangout, estiver mostrando uma foto interessante para alguém… No Google+ até nos esquecemos de que publicidade existe até vermos uma marca famosa utilizando uma página como Info, interagindo muito mais com seus fãs e/ou consumidores.

Página do AppTuts no Google+
Circule-nos no Google+: +AppTuts

Limite de Carácteres, uso de Gifs e Hashtags ( # ) e seguidores

Até hoje não conheço o limite de carácteres do Plus. Já vi textos em perfis serem postados com mais de 1000 palavras – isso mesmo, 1000 palavras e não 1000 carácteres. Isso é muito bom para quem depende disso para divulgar seu conteúdo. Gif misturados com textos, gifs sozinhos para serem vistos como engraçados, bonitos ou status… Não importa! Eles são muito utilizados e bem aceitos pela Rede Social. Assim como as Hashtags que possuem a mesma função no Twitter.

Aqui está a parte mais vantajosa. O seu conteúdo não precisa ser visto obrigatoriamente por todos que te seguem e nem por todos que você segue de volta! Para evitar isso, há os círculos que dividem as pessoas que você segue por grupos, também evitando que um conteúdo para maiores de 18 anos seja visto por sua irmã de 15 anos, por exemplo. Como no Twitter, ao ser seguido (circulado) você não é obrigado seguir de volta (circular de volta) sendo assim, a pessoa vê tudo o que você posta se for postagem pública, mas você não vê o que ela posta sem que você seja mencionado na postagem.

Para evitar transtornos, brigas e etc, pessoas civilizadas ao não gostar do conteúdo de determinada pessoa, mas que está nos termos de privacidade do Google, basta apenas descircular. Bem simples.

Não há “Pessoas que viram esta publicação” e nem restrição de visualização de conteúdo nas Páginas

Quem trabalha com gestão de páginas em Redes Sociais sabe do que estou falando. Diariamente torna-se um transtorno quando vê que a sua postagem não atingiu nem 20% do público assinante da página. No Google+ isso não acontece. Se há 10 mil pessoas que adicionou sua página aos círculos, uma única frase que você postar nesta página será visualizado por todos que estiverem online naquele horário. Esta mesma postagem vai subindo como se fosse recente conforme alguém comenta, dá +1 (recomenda) ou compartilha. Um único movimento nela aumenta ainda mais os números. Em resumo, se desses 10 mil assinantes 8 mil estiverem online naquele momento, sua postagem será visualizada por 8 mil usuários, sem contar os compartilhamentos e pesquisas feitas no buscador.

Desvantagens

• Não é possível alterar a aparência do seu perfil além da capa, da foto de perfil e suas informações de perfil.
• O uso de HTML não é aberto, impossibilitando postagens de conteúdo demonstrativo mais arrojados além de Gifs e vídeos.
• O Google demora um pouco mais de seis horas comparado ao Facebook para analisar Denúncias.
• As comunidades não possuem a mesma força dos fóruns.

Vantagens não citadas

• Em contra partida a falta de alteração padrão da aparência e falta do uso do HTML, a Rede Social é leve e pode ser acessado por qualquer SO e quase todos os celulares atualmente.
• O sistema de Hangout é gratuito sem tempo limite dependendo única e exclusivamente da internet e tempo dos usuários. É muito usada também para videoconferências.
• As páginas são semelhantes com os Perfis e todo o seu conteúdo precisa da ação direta do Gestor de Redes Sociais, possibilitando um contato mais direto entre ele e os consumidores/fãs.
• É possível conhecer e conversar com pessoas do mundo inteiro sem que estes estejam nos seus círculos, apenas se quiser.

Conclusão / Opinião

Esta rede possui um público mais interessado em interagir com pessoas de todos os lugares do mundo, conteúdo, troca de conhecimento e diversão. Quem faz seu Google+ é você, dependendo única e exclusivamente de quem circula e do que posta. Sou usuária do Google+ desde outubro ou novembro de 2011 e posso te garantir que depois que se aprendi a se virar na rede, vicia. 78% dos usuários são completamente satisfeitos por ter também Aplicativos para Mobile. Está pouco ou quer mais?

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *