o que fazer ao Facebook quando alguém morre
11 Comentários
Web

Como imortalizar a conta do Facebook de quem já morreu

Ter o perfil do ente querido ativo para receber mensagens de pêsames é algo que te conforta, ou deseja apenas excluir a conta de vez para que não tenha mais que conviver com isso? Para muitos familiares é uma decisão difícil e incomoda por um tempo, mas ao perceberem que muita gente não sabe do que houve e continua mandando mensagens para o perfil “abandonado”, resolvem escolher a exclusão ou por transformá-lo em um memorial onde todos os amigos aceitos possam prestar suas homenagens e diminuir as saudades sempre que quiserem visitar a conta.

Apesar de que pelo Facebook há algumas boas opções, não está entre elas o uso da conta do falecido. De acordo com os Termos de Privacidade, qualquer pessoa que utilize a conta sem ser o real usuário vai contra os termos de uso, podendo ocasionar no bloqueio e/ou exclusão permanentemente da conta. Há as seguintes opções:

  • Reporte ao Facebook que o dono do perfil já morreu e peça que apaguem o perfil. Ao escolher esta opção, a exclusão da conta é permanente. Todo o conteúdo postado, compartilhado, curtido e etc… será excluído. Para solicitar a remoção, é necessário preencher este formulário já com um comprovante de que o dono do perfil em questão tenha falecido (certidão de óbito por exemplo).
  • Reporte ao Facebook que o dono do perfil já morreu e peça para que imortalizem seu perfil. Nesta opção é feito um memorial do perfil com algumas funcionalidades retiradas. As informações de login não são transmitidas para ninguém, pois dessa forma se mantêm a privacidade do falecido. Aqui também a conta pode receber mensagens no mural, mas tanto para isto quanto para a conta ser visualizada, é preciso ser amigo aceito do perfil. De outro modo o perfil fica “invisível”. Para pedir a imortalização do perfil é preciso preencher esta ficha muito similar com a anterior, seguindo o mesmo critério quanto ao comprovante de que a pessoa tenha falecido.

Muitos familiares por não aceitarem a perda vêm optando pelo memorial. É uma boa opção escolhida para informar amigos de que aquela pessoa não está mais entre nós, e presta desejos de paz a ele. Alguns também optam por esta pelo fato de que o perfil havia sido algo muito importante para o falecido em vida, algo em que ele investiu tempo e retirou dali momentos de alegria.

As vantagens de se transformar a conta em Memorial são inúmeras! A conta fica como ativa, podendo os amigos e parentes postarem condolências, lembranças, fotos e etc. São eles os únicos que podem visualizar aquelas informações, pois o perfil deixa de participar das pesquisas públicas e das sugestões de “reconectar-se com ele”. Não se pode também marcá-lo em fotos ou postagens, mas pode postá-las em seu perfil.

O Facebook também, nesta opção, se reserva no direito de excluir status um tanto sensíveis. Por exemplo, se a pessoa se suicidou e fez muitas postagens relacionadas ou interpretadas como suicídio, o Face entende que aquele status não é adequado e o remove.

Há duas maneiras de um amigo ou parente ter acesso a conta do falecido e mantê-la ativa. Uma delas é caso tenha o e-mail e a senha, prática não aceita pelos termos de uso do Facebook. A outra forma é através de uma ordem judicial, mas este é mais difícil de conseguir. O Facebook nega a entrega destas informações para manter a privacidade do usuário quando vivo, para conservar suas conversas e práticas particulares em sigilo. É por conta desse respeito para com o usuário já falecido, que os juízes raramente atendem ao pedido.

Conclusão

Não é uma decisão fácil, para muitos pode parecer boba, mas para as pessoas que o amaram e respeitou, uma única foto causa emoção. Pense bem, não precisa ter pressa, o Facebook não irá exclui-la em menos de 3 meses (em alguns casos, este prazo se estende a quase um ano). Mas leve em consideração o desejo da pessoa querida.

o que fazer ao Facebook de quem já morreu

Outras sugestões

Comentar

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *