Windows logo
Nenhum Comentário
Web

Como melhorar a performance do navegador de internet

No geral, os navegadores de internet oferecem uma experiência boa e sem muitos problemas, especialmente se você toma cuidado com o tipo de sites que visita. É claro que com o passar do tempo, é normal que se perceba uma certa lentidão ou travamentos acontecendo de vez em quando. Felizmente, tudo isso pode ser resolvido com algumas medidas simples e que podem até melhorar a performance do seu navegador. Para saber como fazer isso, basta conferir nossas dicas logo abaixo!

Leia também: Os 7 maiores motivos para comprar um Chromebook

1. Use menos abas

navegador

A implementação de abas mudou bastante o jeito que as pessoas usam seus navegadores, já que tudo acabou ficando bem mais simples e fácil de acessar. O problema é que muita gente costuma deixar dezenas de abas abertas por longos períodos de tempo, o que consome muito do navegador e do PC.

Isso causa muita lentidão e travamentos, o que obviamente piora a experiência do usuário em suas abas principais e até em outras tarefas no computador. Recomendamos que deixe apenas as abas necessárias abertas, o que já melhorará a performance rapidamente.

2. Use o modo de tela cheia

Uma maneira de se concentrar no que estiver fazendo no navegador é usá-lo no modo de tela cheia. Se combinar isso com as outras dicas, é bem provável que você tenha uma experiência mais agradável e proveitosa com o seu browser.

Para fazer isso no Windows, basta apertar a tecla F11 para entrar ou sair do modo de tela cheia. Já no Mac, você pode apertar as teclas Cmd, Ctrl e F ou Cmd, Shift e F para fazer o mesmo, só depende do navegador que estiver usando.

3. Marque artigos para ler depois

Não é porque recomendamos que você use menos abas que é necessário ignorar artigos ou páginas que te chamem o interesse durante o dia. Você pode simplesmente marcar esses artigos para ler ou visualizar depois, quando já tiver acabado suas tarefas principais.

Você pode usar apps como Pocket (que armazenam os artigos em uma página especial) ou simplesmente salvar as tais páginas em seus favoritos. Além de melhorar a performance do browser, isso ainda pode ajudar na sua produtividade.

4. Evite usar muitos plugins

comprar chromebook

Há muitos plugins e extensões úteis para os navegadores de internet, mas ter muitos deles instalados pode piorar  bastante a performance do software. Também é preciso ter cuidado com extensões maliciosas e que podem acabar baixando malwares no seu PC, o que tornaria a situação ainda mais grave.

Por isso, é melhor deixar para baixar e instalar extensões e plugins que realmente precise, o que nem sempre é o caso.

5. Identifique páginas problemáticas

Algo muito comum de acontecer é o navegador ficar bem lento e quase inutilizável sem motivo aparente e repentinamente. O que muita gente não percebe é que geralmente isso é causado por alguma página aberta recentemente.

Isso não acontece exclusivamente com páginas suspeitas e pode ocorrer até com portais conhecidos ou renomados. Nestes casos, você precisa fechar as abas até descobrir qual página estava causando problemas. Felizmente, o navegador sempre volta ao normal logo após o fechamento do artigo defeituoso.

6. Feche quando não estiver usando

Isso não vai necessariamente melhorar sua experiência com o navegador, mas fechar o browser quando não o estiver usando pode ser uma boa maneira de melhorar a performance do seu PC. Isso acontece porque os navegadores estão sempre consumindo a memória do computador, mesmo quando só estão abertos sem qualquer atividade.

7. Use um navegador mais simples

chromebook google

É claro que nada funcionar e seu navegador continuar muito pesado ou lento, a maior solução pode ser a troca do software por um mais simples. O Google Chrome, por exemplo, tende a ser muito rápido mas consome muita memória RAM do seu computador.

Isso faz com ele deixe os PCs lentos ou travando, o que consequentemente piora sua própria performance. Nestes casos, vale mais a pena ter um navegador levemente mais lento, mas que ofereça uma experiência fluída e sem problemas no geral. Atualmente, muitas pessoas estão voltando a preferir o Firefox exatamente por isso, o que pode ser uma boa alternativa .

Gostou das dicas para o seu navegador?

Deu para aproveitar as nossas dicas para melhorar a performance do seu navegador de internet? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se deu tudo certo.

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *