portableapps
Nenhum Comentário
Windows PC

Como instalar o PortableApps na sua DropBox

O conceito do aplicativos portáteis é muito funcional: preparar os aplicativos e utilitários de modo a não necessitarem de estar instalados e dependentes do sistema operativo. O resultado é que pode instalar os aplicativos em pen drives, cartões de memória ou numa cloud drive, e usar em qualquer lugar. Esta abordagem é valiosa para quem tem de acessar a diferentes computadores frequentemente, evitando a necessidade de instalar e configurar frequentemente os aplicativos favoritos.

PortableApps.com fornece uma plataforma que permite agregar vários aplicativos preparados para serem portáteis. Se bem que pode instalar os aplicativos em qualquer lugar, sem necessitar da plataforma, a existência da plataforma reserva mais valias. Inclui uma “app store” para escolher e descarregar mais aplicativos, permite organizar os aplicativos em pastas, atualiza automaticamente os aplicativos e inclui um menu de acesso simplificado. Tudo isto torna o processo de gestão dos aplicativos mais simples.

Instalar na DropBox

Se é um utilizador do Dropbox, então sabe que pode usa-lo para acessar os seus ficheiros em qualquer lugar. Se adicionar o PortableApps na Dropbox, poderá ter acesso continuado e em qualquer lugar (com acesso à Internet) às suas aplicações. Vejamos como instalar a plataforma na DropBox.

1- Descarregue a plataforma do portable apps apartir do WebSite do PortableApps ou do Sourceforge

2- Inicie o instalador

Seleção de língua de instalação

3- Seleccione a língua (Português)

4- Avance e aceite os termos do Contrato de Licença

5- Quando pedir para selecionar o local da instalação, navegue até à pasta da Dropbox no PC. Deverá estar num local semelhante a (User\Os Meus Documentos\My Dropbox). Nessa pasta cria uma nova pasta para guardar a instalação. Por exemplo, uma nova pasta chamada PortableApps.

Selecione a pasta de instalação, na dropbox

6- Clique em instalar

A instalação será realizada e incluída na pasta da DropBox que depois será sincronizada com a cloud. A instalação da plataforma ocupa apenas 7MB, não ferindo gravemente o espaço existente na DropBox.

Menu do PortableApps

Depois de instalado, poderá lançar o aplicativo, que ficará na taskbar do Windows. clicando no icon do PortableApps, o menu de arranque será apresentado onde pode selecionar o aplicativo a utilizar. Após a instalação, não terá qualquer aplicação instalada – terá de adicionar aplicativos recorrendo à opção “Gerir aplicações”.

Adicionar Aplicativos

Para adicionar novos aplicativos:

1- No menu do PortableApps, clique em Gerir Aplicações.

2- No sub-menu, selecione “obter mais aplicações”

3- Na janela de seleção de apps, marque com um visto os aplicativos que pretende incluir na instalação. Tem desde IDEs a browsers e jogos.

Selecione os aplicativos a instalar

4- Clique em seguinte para iniciar a instalação. Os aplicativos selecionados serão descarregados e adicionados à instalação na Dropbox.

Após a instalação, poderá usar o aplicativo a partir do menu do PortableApps. Onde tiver a Dropbox instalada, terá acesso aos aplicativos.

Algo que pode acontecer é acessar a um PC onde não tem a sua conta de DropBox sincronizada. Neste caso pode partilhar a pasta com quem tiver a conta no PC ou então, simplesmente descarregar a pasta da aplicação que pretende usar a partir da interface web da DropBox. O aplicativo não necessita de ser instalado – basta correr o executável.

Descarregue a pasta a partir da página da DropBox

Conclusão

O Portable Apps, instalado na sua Dropbox torna-se numa ferramenta ultra-portátil, bastando ter acesso à internet para o acessar. Permite ter os aplicativos que considera essencial em qualquer lado. É importante ter em consideração o espaço ocupado por alguns aplicativos (por exemplo, o Open Office), mas no geral o espaço ocupado na DropBox é curto. Faça a experiência da instalação, e compartilhe connosco os seus aplicativos preferidos!

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *