Windows logo
Nenhum Comentário
Windows PC

Como desativar a webcam do seu PC com Windows

Uma webcam pode ser extremamente útil se você precisa se comunicar por vídeo com alguém constantemente ou até que se deseja gravar algum vídeo com ela. O grande problema é que elas podem ser facilmente hackeadas se o seu computador for invadido ou infectado por vírus e malwares. Isso permite que o hacker grave vídeos ou tire fotos suas e do ambiente em que o computador estiver sem que você saiba. Para evitar isso, o melhor a se fazer é desativar a webcam sempre que não a estiver usando e você pode aprender a fazer isso com nossas dicas logo abaixo!

Leia também: Como desligar o uso automático da webcam no Windows 10

Como desativar a webcam

No geral, é bem fácil de desativar a webcam de um computador que usa o Windows como sistema operacional. Neste caso, estamos nos referindo aos PCs que já vêm com uma câmera embutida, já que se o acessório vier separado, basta desconectá-lo da máquina.

Para começar, você deve abrir o “Painel de Controle” do seu computador. Você pode fazer através da busca do menu Iniciar ao pesquisar pelo termo, como fizemos na imagem abaixo:

painel-de-controle

Em seguida, entre todas as opções disponíveis, será necessário clicar em “Sistema” para prosseguir.

sistema-windows

Você verá diversas opções na página principal, mas deve clicar em “Gerenciador de dispositivos” na parte esquerda da tela.

configuracoes-windows

Isso abrirá uma nova janela com uma grande lista dos diversos dispositivos instalados em seu PC, incluindo a webcam. Para encontrá-la, basta clicar na opção “Dispositivos de geração de imagens”.

desativar-a-webcam

Você verá o software da webcam aparecer e deve clicar nele com o botão direito do seu mouse (ou do touchpad). Em seguida, clique na opção “Desativar”.

webcam-do-pc

Você receberá um aviso do Windows dizendo que se continuar com esta decisão, a webcam irá parar de funcionar até que seja ativada manualmente. Clique em “Sim” para prosseguir.

desabilitar-webcam

Pronto, sua webcam já estará devidamente desabilitada. Caso queira usá-la em algum momento, só necessário fazer o mesmo procedimento descrito acima e escolher a opção “Ativar”

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar nosso tutorial para aprender a desativar a webcam do seu PC com Windows? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se ficou com alguma dúvida.

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *