Windows logo
Nenhum Comentário
Windows PC

As 14 melhores dicas para economizar a bateria do notebook

A maior vantagem dos notebooks é a chance de levá-los para qualquer lugar, algo possível especialmente por sua bateria embutida. É claro que isso torna o cuidado do bateria ainda mais essencial, como na maioria dos dispositivos eletrônicos. No geral. as baterias dos notebooks costumam ser bem duráveis, mas há algumas medidas eficientes de economizar e fazê-las durar ainda mais ao longo do dia. Para saber como fazer isso, basta conferir nossas dicas logo abaixo!

Leia também: Como enviar mensagens de áudio no Whatsapp do PC

1. Diminua o brilho

atalhos do windows

Nossa primeira dica é bem simples, mas muito eficaz em qualquer caso. O brilho emitido pela tela é um dos grandes consumidores de bateria de praticamente qualquer dispositivo eletrônico, incluindo notebooks.

Assim como em smartphones, dá para diminuir o brilho manualmente (pelo Windows ou por uma tecla específica do aparelho) quando se quer economizar a carga. Apenas este gesto já ajuda bastante a conversar um pouco da bateria do seu computador.

2. Não carregue por curtos períodos

Para garantir que uma boa duração da carga da sua bateria, certifique-se de carregá-la por completo em vez de dar rápida e curtas cargas toda hora. Além desta prática ter a chance de danificar a vida útil da bateria à longo prazo, também contribui para que você nunca tenha a bateria cheia.

Pode até demorar um pouco para completar a carga durante o carregamento, mas acaba valendo a pena quando você precisa de portabilidade.

3. Use a economia de bateria

Se você estiver usando um notebook com o Windows instalado, é bem provável que o PC já venha com um modo de economia de bateria que pode ser ativado a qualquer momento.

Isso ajuda bastante na hora de conservar sua carga, especialmente porque muitos dos recursos desnecessários são desativados automaticamente.

4. Tire acessórios que não for usar

windows 10

É natural que se utilize acessórios no seu notebooks, sejam fones de ouvido, mouse, teclados externos, etc. O problema é que alguns dele utilizam a energia do seu computador para funcionar, o que consume sua carga rapidamente.

Esse é o caso especialmente de dispositivo USB, já que não usam pilhas e precisam do notebook para funcionarem normalmente. Por isso, quando não estiver utilizando um de seus acessórios, é melhor removê-los do notebook.

5. Feche programas não usados

Também é bem normal deixar vários programas abertos quando usamos o computador, especialmente quando achamos que os usaremos novamente depois. O problema é que eles continuam consumindo recursos enquanto ficam abertos, algo que drena a bateria do notebook facilmente.

Mesmo que seja chato ter que fechar e abrir programas toda hora, é melhor tomar esta medida quando não puder ficar carregando o computador em alguma situação.

6. Tire a bateria ocasionalmente

Ao contrário do que muitos acreditam, não é necessário ficar com a bateria do notebook conectado ao aparelho o tempo todo. Caso ela seja removível, você pode tirá-la a qualquer momento e deixar o PC ligado apenas na tomada.

Isso deve dar pelo menos um descanso à bateria, mas não é algo que deve ser feito sempre. Tenha em mente que uma bateria não usada pode estragar tão facilmente como uma que for usada sem parar.

7. Não use softwares pesados

print no windows

Se quiser economizar sua bateria em situações que não dá para recarregar facilmente, evite o uso de softwares muito pesados no notebook. Como eles são naturalmente bem exigentes, já dá pra imaginar quanta da sua carga eles podem gastar.

8. Evite assistir vídeos ou filmes

Outra boa dica para ocasiões em que se quer economizar, é evitar assistir vídeos ou filmes por períodos prolongados. Caso esteja com o notebook ligado na tomada, não há problemas, mas caso contrário, é melhor evitar.

9. Evite jogos pesados

A dica de evitar softwares pesados vale ainda mais para jogos, especialmente porque eles consomem muito mais recursos que qualquer programa de PC. Aliás, este tipo de atividade deve ser feita quase que exclusivamente com o notebook ligado na tomada.

Isso nem se diz respeito somente à bateria, já que o notebook ganha desempenho extra quando está conectado a uma fonte de energia.

10. Evite usar muitos apps ao mesmo tempo

bateria do windows 10

Computadores são especialmente úteis para quem precisa realizar diversas tarefas quase que ao mesmo tempo, mas isso pode acabar com sua bateria. Imagine que você queira deixar um joguinho aberto em segundo plano enquanto conversa com seus amigos no Facebook e edita uma imagem no Photoshop.

Essas tarefas são simples, mas consomem muita bateria e de maneira muito rápida. Se realmente precisar economizar, evite este tipo de coisa.

11. Desative apps que iniciam com o PC

Muita gente não se importa com aqueles softwares que abrem assim que você liga o PC, mas também não sabem que eles ficam rodando em segundo plano o tempo todo se você não os fechar apropriadamente.

Uma solução é simplesmente desativar o recurso de inicialização junto com o app, o que impedirá que esses apps voltem a ligar sempre que você iniciar o PC.

12. Evite ouvir músicas por muito tempo

Assim como a dica sobre vídeos, também recomendamos que você não escute músicas por períodos prolongados quando precisar economizar sua bateria. É um gesto simples, mas que pode te poupar boa parte da sua carga.

13. Feche o notebook quando não for usar

Um dos pontos positivos dos notebooks é que você pode simplesmente fechá-lo quando não estiver mais usando. Isso geralmente só suspende suas atividades, que podem ser retomadas a qualquer momento.

Use isso a seu favor sempre que não precisar usar o notebook, já que a bateria terá uma boa economia só com esta ação.

14. Use o gerenciador de tarefas

notebook

Por fim, mais um dica bem simples, mas que pode te ajudar bastante. Se você pressionar as teclas “Ctrl”, “Alt” e “Del” ao mesmo tempo, terá a possibilidade de abrir o “Gerenciador de tarefas” do Windows.

Este gerenciador mostrará todos os programas abertos em seu PC e todos os processos atualmente em execução. Isso poderá te dar uma noção do que você pode fechar ou que softwares estão usando mais energia.

Gostou das dicas para o seu notebook?

Deu para aproveitar nossas dicas sobre a bateria dos notebooks para aprender a economizar um pouco da carga do seu? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.

Outras sugestões

17 dicas para a…

O Google Pixel conseguiu impressionar muita gente com suas configuraçõ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *