Folders-OS-Windows-8-Metro-icon
Nenhum Comentário
Windows PC

Iniciação ao Windows 8 – A Pesquisa

Incluído na nova interface de utilizador está o “Charm bar”, que se encontra do lado direito do ecrã, e aparece quando movemos o rato para qualquer um dos cantos desse lado. Também lhe podemos acessar pelo atalho Win + C. Uma das funcionalidade mais importantes nessa barra é a pesquisa, apresentado quando clicamos no ícone de “Search” dessa barra. O que encontrará é algo diferente ao que existia nas versões anteriores do Windows.  Nuns aspectos, é mais poderoso, noutros, menos útil.

O charm bar

Tutoriais da série Iniciação ao Windows 8:

Pesquisa Mais Focada

A pesquisa no Windows 8 está mais focada ao contexto, isto é, em vez de a pesquisa funcionar de uma forma global, como encontrávamos no Windows 7, ela agora está mais orientada ao tipo de conteúdo. Um exemplo. Se pesquisar a palavra “inter” no menu iniciar do Windows 7, como quem procura o Internet Explorer, verá que na lista de resultados está o Internet Explorar e outros aplicativos, opções do painel de controlo, documentos, imagens, e ficheiros no geral relacionadas com o texto “inter”.

pesquisa no Windows 7

No Windows 8, em vez de ter uma visão de todos os resultados, categorizados, terá apenas resultados de uma categoria especifica, dependendo do que estiver selecionado no painel de pesquisa. Se por exemplo escrever “inter”, enquanto estiver no “Start Screen”, o resultado será apenas os aplicativos com o texto “inter”. A pesquisa efetuada esta focada apenas nas apps, permitindo o acesso aos resultados de uma forma quase imediata. Esta pesquisa foi referida no final do artigo anterior, e recordo que além do acesso por escrita direta enquanto no Start Screen, pode ainda aceder à pesquisa de aplicativos pelo atalho Win + Q enquanto estiver no “Start Screen”, ou através do ícone de pesquisa no “Charm bar”.

pesquisa por aplicações

O painel de pesquisa admite mais 3 contextos – definições, ficheiros e aplicativos, desde que estes últimos implementem provedores de pesquisa. O primeiro, de definições, permite o acesso rápido a painéis de ajusto de configurações do sistema. O atalho de acesso é a tecla Win + W. Uma boa experiência é escrever “power”, e verá que aparecem as opções de energia do Windows para o computador. Pode escolher o “power options” para encontrar o painel de ajusto de planos de energia, comum em computadores portáteis para gerir o consumo de bateria. Observe também o aparecimento do desktop a que estamos habituados. Mais sobre isso noutro artigo!

Pesquisa por definições de energia do Windows 8

definições energéticas no Windows 8

O segundo contexto referido é de ficheiros, e pode ser acessado diretamente pelo atalho Win + F. A pesquisa será efetuada sobre os ficheiros que o utilizador tiver no nas pastas do utilizador da sessão. Para uma pesquisa mais completa, rigorosa, e global é preferível usar o método de pesquisa do Explorador do Windows (aplicativo de desktop que pode ser acessado pelo atalho de sempre, Win + E).

pesquisa por ficheiros no Win 8

Uma nota acerca da pesquisa por definições e ficheiros – é possível saltar entre a caixa de texto da pesquisa, a opção de contexto e a lista de resultados com recurso à tecla Tab. Desta forma consegue evitar a necessidade de recorrer ao rato.

Finalmente, é possível uma pesquisa dentro de aplicações do Windows 8 que implementam um provedor de pesquisa. Os aplicativos que suportam esta pesquisa estão listadas na barra lateral do painel. Se estiver a usar um aplicativo, como o Mapas, pode aceder ao painel de pesquisa com o atalho Win + Q, tal como para aceder à pesquisa de apps a partir do “Start Screen”. A pesquisa neste caso apresenta resultados específicos do aplicativo. Temos desta forma um método de pesquisa unificada e coesa.

pesquisa contextualizada ao aplicativo de mapas do Windows 8

Conclusão

A nova forma de organizar a pesquisa tem aspetos bons e maus. O bom é que as opções de pesquisa são poderosas, e a ligação da pesquisa aos aplicativos é muito interessante e inovador – permite pesquisar dentro do contexto específico dos aplicativos em vez de apenas a ficheiros. No entanto, todos os passos necessários para chegar à opção de pesquisa específica pode tornar-se um transtorno. E você, concorda?

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *