Nenhum Comentário
Windows PC

Iniciação ao Windows 8 – O segredo dos cantos

Se já tentou explorar o Windows 8, em especial após seguir as instruções dos artigos anteriores desta serie, certamente reparou que ficou um pouco perdido para encontrar o caminho para os menus e opções. Não se preocupe, que acontece a todos. A todos, mesmo. O Windows 8 quebrou regras de usabilidade, pelo menos naquilo que diz respeito a preservar ações comuns que o utilizador espera encontrar. Estamos todos (utilizadores do Windows) habituados a aceder à lista de aplicativos no “menu iniciar”, a iniciar atividades através do “menu iniciar”… mas o menu iniciar desapareceu! Bem, não de todo. O segredo está nos cantos da tela…

Tutoriais da série Iniciação ao Windows 8:

Content Over Chrome

Abra uma aplicativo qualquer presente no “Start Screen”, clicando sobre o mosaico respectivo. Neste exercício vou escolher o calendário, que é uma aplicação com o estilo Modern UI, novo e que permitirá demonstrar o que pretendo que aprenda neste tutorial. Este tipo de interação de arranque do aplicativo é intuitivo. Quando passamos o rato por cima dos mosaico, o rebordo é reforçado, transmitindo a sensação de que algo ali pode ser feito. O clique abre o programa.

Olhando para a interface do aplicativo, este é muito simples, apenas com a informação essencial. Tem visível apenas o mês do ano e a grelha das datas do mês com a atual reforçada. Não há nem menus nem opções visíveis. O “Modern UI style” aposta no conceito de “Content over chrome”, ou seja, o conteúdo acima de tudo o resto. A Microsoft quer que as aplicações estejam focadas naquilo que é mais importante que é a informação que a aplicação suporta. Tudo o resto é extra e não precisa de estar visível.

Assim sendo, tudo o que se refere a opções de menu e acesso a listas de aplicações está escondido e pouco óbvio. Felizmente, há algumas regras implementadas para tornar o acesso a essas opções simples e consistente.

Fundo Esquerdo para o “Start Screen”

Se colocar o rato sobre o canto inferior esquerdo da tela (e tem mesmo de ser lá no cantinho), irá surgir um pequeno mosaico com a imagem do “start screen”. O canto inferior esquerdo da tela do Windows 8 é o ponto de partida para o “Start screen”, tal como para o menu iniciar para as versões anteriores do Windows. Apenas está escondido, libertando espaço na tela para informação e reduzindo a distração.

o canto inferior esquerdo permite o acesso ao start screen

Clicando no mosaico (e convém não mexer o rato para que o mosaico não desapareça), o aplicativo original desaparece e o “Start Screen” retorna à nossa vista. Cada aplicativo do Windows 8 tende a encher a nossa tela. Foca-nos sobre uma só tarefa em vez das múltiplas janelas e conteúdos a que estamos habituados nas versões anteriores (pelo menos no que diz a esta parte do Modern UI style e aplicativos que implementam esse estilo).

o canto inferior esquerdo permite o acesso ao start screen ou ao aplicativo mais recente

Coloque o rato novamente no canto inferior esquerdo. O mosaico agora tem a representação do calendário, que é o aplicativo que abri inicialmente. Se clicar, regresso ao mesmo. No Windows 8, os aplicativos não são fechadas quando saímos para o Start Screen ou para outro aplicativo. Apenas ficam num estado suspenso aguardando o nosso regresso. Podemos voltar e continuar a usar quando desejarmos.

Se quiser evitar deslocar o rato até ao canto, pode aproveitar o atalho de tecla clássico  que é a tecla de Windows. Nas versões anteriores, a tecla Windows, sozinha  abria o menu iniciar; Nesta versão permitir abrir o “Start Screen” ou trocar o “Start Screen” pelo aplicativo ativo mais recente.

Topo Esquerdo para as Apps Recentes

Ainda no “Start Screen”, se movermos o rato para o canto superior esquerdo, podemos ver o único aplicativo  recentemente aberto, que é o do calendário. Para demonstrar melhor a lista de aplicativos recentes, é preciso abrir pelo mais alguns aplicativos. Abra por exemplo o aplicativo de dados financeiros e dos esportes.

Coloque o rato no canto superior esquerdo. Aparece o aplicativo mais recente como esperado. Mas reparou no detalhe dos retângulos transparentes  na lateral, por debaixo desse mosaico? Arraste o rato um pouco para baixo. Aparece uma barra lateral com a lista de aplicativos recentemente iniciados e ainda ativos. Clicando qualquer uma dos aplicativos da lista ativa-o e coloca-o no primeiro plano.

O canto superior esquerdo apresenta a lista dos aplicativos mais recentes

Esta troca ente aplicativos pode ainda ser conseguido pelo atalho de tecla Win + Tab (tecla Windows mais tecla de tabulação). Mantendo a tecla windows pressionado permite fixar a barra à vista; Carregando no Tab, é feito a troca de aplicativo. Alternativamente, pode usar o atalho Alt + Tab, que apresenta a lista de aplicativos abertos no centro da tela. Carregar em Tab intermitentemente altera a seleção do aplicativo.

Cantos da Direita para o Charm bar

Ambos os cantos do lado direito da tela permitem o acesso ao chamado “Charm bar”. O “Charm bar” inclui acesso às funções de pesquisa, partilha, dispositivos e definições.  Inclui ainda um acesso alternativo ao “Start Screen” e mostra informação de hora e data, e estados de conecção à rede e bateria. Vamos explorar melhor esta barra nos próximos artigos desta série. Para já, importa saber que o acesso é possível colocando o rato sobre qualquer dos cantos do lado direito. Alternativamente, o atalho Win + C fornece ligação ao menu.

O charm bar é acessado pelo lado direito do ecrã

Conclusão

Libertar o espaço da tela removendo os menus e opções foi uma decisão interessante da Microsoft. Por um lado permite focar a atenção sobre o conteúdo, mas pode inicialmente deixar os utilizadores confusos, por não ser muito intuitivo para quem acede pela primeira vez ao sistema. Conhecer os atalhos de tecla facilitará em termos de produtividade, mas pelo menos convém saber que tudo fica disponível movendo o rato para os cantos. Depois de experimentar, como você sente com esta mudança?

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *