Folders-OS-Windows-8-Metro-icon
Nenhum Comentário
Windows PC

Iniciação ao Windows 8 – O teclado touch

Qualquer dispositivo móvel dedicado ao touch tem de ter algum método de introdução de texto. Um teclado touch, que se visualiza no ecrã, deve ser simples mas muito funcional para garantir uma fácil introdução de informação nos aplicativos.Deve também ter em conta os vários métodos de utilização do dispositivo, por questões de ergonomia.

Enquanto que num telemóvel, a dimensão do dispositivo e o recurso típico a uma só mão ou polegar dite o formato do teclado, num tablet com maior dimensão e que requer o suporte com duas mãos (habitualmente), um teclado linear nem sempre é a melhor solução.

Um teclado com múltiplos formatos

O Windows 8 inclui um teclado de ecrã que podes ser usado nos aplicativos Windows 8, bem como em aplicativos do desktop. Será obviamente necessário para o tablet, mas o facto de ter acesso a ele no desktop poderá ser interessante. No artigo anterior, mostrei que podemos adicionar um botão para acessar ao teclado touch na barra de tarefas, clicando com o botão direito sobre a barra, e no menu de contexto seguir “toolbar” -> “touch keyboard”. Quando ativo, um ícone de teclado permanecerá na barra de tarefas onde poderá ativar e apresentá-lo na tela.

teclado de toque do Windows 8

Na sua configuração base, é um teclado QWERTY muito simples, apenas com a pontuação de ponto, virgula e aspas, dois botões de shift, um ctrl, e teclas de acesso a diferentes conjuntos de números, pontuação e símbolos. Nesta configuração, destinado a uso com as duas mãos, o shift permite ver as letras maiúsculas, ponto e virgula, dois pontos e aspa. Na verdade, são as teclas mais habituais na escrita e pontuação.

Carregando no botão de símbolos e números (&123), é apresentado uma nova disposição de teclas com os números do lado direito, como encontramos habitualmente num teclado físico, e diversos símbolos e elementos de pontuação do lado esquerdo. Habitualmente tenho dificuldades em encontrar o caractere @ nestes teclados de toque, mas a microsoft colocou no local que creio ser o mais óbvio para nós utilizadores – no teclado de símbolos, junto À posição esperada para o número 2 num teclado físico. O hábito de acesso à tecla no mundo físico está bem traduzido neste ponto para o mundo do toque.

teclado de símbolos e números

O teclado também oferece um conjunto amplo de símbolos visuais, provenientes de tipos de letra dedicados. Os smilies estão assim muito acessíveis para inclusão em conversas de chat.

Algo que a Microsoft incluí e bem é uma configuração de teclado orientado aos polegares, quando o tablet é suportado em ambas as mãos. O teclado fica dividido a meio, com teclas mais pequenas mas encostadas à lateral do ecrã. Pelo meio fica o teclado numérico. O acesso a símbolos e números mantém-se, mas naturalmente dividido para simplificar o alcance pelo polegar. Ativar esta configuração é simples, necessitando apenas de carregar no simbolo do teclado no canto inferior direito e escolher o modo dividido.

configuração de teclado adequado a escrita com os polegares

Conclusão

O teclado de toque é fundamental num tablet e dispositivo móvel, e a sua ergonomia importante para que o mesmo seja utilizável. Felizmente a Microsoft incluiu um teclado interessante, bem desenhado e com a opção de divisão, que noutros dispositivos só conseguimos com software externo como o SwiftKey. Parece-lhe bem esta opção de teclado?

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *