Windows 10 logo
Nenhum Comentário
Windows PC

11 novidades sobre a próxima versão do Windows 10

O Windows 10 está chegando ao seu segundo ano de existência e, assim como aconteceu em seu primeiro aniversário, uma grande atualização está chegando para o sistema operacional da Microsoft. Diversos sites já estão testando o Windows 10 Creators Update, como está sendo chamada a versão do Windows 10 que está por vir. Algumas novidades já estão sendo mostradas para o update, que dará maior foco aos profissionais da área de criação e procura facilitar ainda mais que usuários com poucos conhecimentos sejam capazes de realizar operações como criação de pontos de restauração e outras configurações. Confira as 11 novidades sobre a próxima versão do Windows 10!

Dica: Não deixe de conferir estas 10 dicas para tornar seu Windows 10 mais rápido!

1. A assistente virtual Cortana ajudará a configurar o sistema

Para quem se sente perdido toda vez que precisa configurar um novo computador ou atualiza o sistema, o reforço virá na forma da assistente virtual Cortana. Será possível emitir comandos e ouvir dicas da assistente através do microfone e auto-falantes de seu computador. Detalhes como configurar a rede WiFi e o teclado do layout são algumas das configurações que a assistente virtual auxiliará a configurar.

versao-do-windows-10-cortana

2. Modo Game

A Microsoft quer tornar o Windows uma ferramenta ainda mais compatível com os jogos eletrônicos. A atualização trará um modo Game para o app do Xbox, que irá priorizar o uso da CPU e GPU da máquina na execução destes games. O modo irá reduzir o consumo de memória em tarefas que ficam no plano de fundo, dedicando-as aos jogos. Uma outra adição ao app do Xbox é o Beam, que permite aos jogadores transmitir ao vivo suas sessões de jogo, como é feito no Xbox One atualmente.

3. Modo Picture-in-Picture

Uma funcionalidade já estabelecida em navegadores como o Opera e nos celulares iOS e Android. A Microsoft está habilitando o modo Picture-in-Picture para alguns de seus aplicativos. A função permite assistir a um vídeo mesmo que ele não esteja na aba principal, ocupando apenas um canto da tela.

versao-do-windows-10-pip

No momento, foi confirmado que o app nativo de Filmes e TV e o Skype permitirão o modo. Porém, foi noticiado que outros apps também contarão com a função e desenvolvedores externos também poderão a implementar no futuro.

4. Modo Noturno

Uma função implementada recentemente nos iPhones, iPad e já presente nos computadores Mac, a próxima versão do Windows 10 agora também contará com um modo noturno. Isso significa que, ao detectar uma diminuição na iluminação natural – ou em um horário programado pelo usuário -, o computador automaticamente reduzirá a emissão de luz azul, que atrapalha o sono e causa danos aos olhos quando fica muito exposto a ela.

5. Dynamic Lock

A nova função pode ser traduzida como um fechamento automático do Windows 10. A função tem como objetivo colocar seu Windows 10 em hibernação quando se afasta do computador. Isso pode ser feito através de um dispositivo – como um celular ou tablet – conectado por Bluetooth. Ao se afastar do computador com um aparelho e o computador não mais detectá-lo na rede Bluetooth, ele automaticamente entrará em hibernação, solicitando as credenciais novamente ao retornar para o PC.

6. Paint 3D

versao-do-windows-10-paint

O famigerado Paint evoluirá para o mundo 3D. O primeiro editor de imagens de muitos usuários passará a permitir criar objetos poligonais e passou por uma reformulação geral em sua interface, tornando-a mais moderna. O programa permitirá importar modelos 3D da comunidade Remix 3D. Os modelos poderão ser visualizados em realidade aumentada através das HoloLens e o aplicativo possuirá maior compatibilidade com telas de toque e canetas stylus.

7. Anotações no app de Fotos

O aplicativo de Fotos passará a permitir que o usuário deixe anotações, como lembretes, datas ou locais onde as fotos foram tiradas, entre outros. As fotos com anotações poderão ser compartilhadas em redes sociais. Por ora, apenas o app de Fotos foi confirmado para receber a função.

8. Windows Hello ficará mais ágil

A nova versão do Windows 10 melhorará a velocidade do Windows Hello, função que habilita o reconhecimento facial como forma de login em sua máquina. Na atualização, o Windows Hello foi melhorado para executar o reconhecimento com mais agilidade, incluindo uma renovação da interface de configuração da funcionalidade, que se tornará mais enxuta.

versao-do-windows-10-hello

9. Salvar abas no Microsoft Edge

Com a próxima versão do Windows 10 e do navegador Microsoft Edge, extensões como o TabCloud perderão a função. O navegador que substituiu o Internet Explorer permitirá que salve um conjunto de abas para serem ativadas posteriormente. Por exemplo, caso esteja comparando preços de viagem mas precise interromper a pesquisa para atender a uma emergência, passará a ser possível salvar todas essas abas para continuar a tarefa em outro momento sem incluir cada uma nos favoritos.

10. Vídeos 360 no Microsoft Edge

Outra das melhorias que serão recebidas pelo navegador será a possibilidade de assistir a vídeos 360. Ao acessar um vídeo desse tipo, o Windows 10 abrirá o aplicativo de Filmes e TV para exibi-los. Outra novidade que chegará ao Edge é o suporte a ebooks, podendo ser comprados e abertos diretamente da Loja do Windows.

11. Melhor controle sobre atualizações

Uma das maiores inconveniências do Windows são as atualizações automáticas, que consomem internet e podem ser um grande entrave com os reinícios automáticos que ocorrem a cada atualização, que arriscam perder um trabalho não salvo. Na nova versão do Windows 10, os usuários terão a opção de pausar as atualizações por até uma semana ou configurar estes reinícios para acontecerem fora dos horários de atividade, que podem durar até 18 horas seguidas.

versao-do-windows-10-atualizacao

Leia também:

Ansioso para a chegada da próxima versão do Windows 10?

O Windows 10 tem se provado uma das melhores edições do sistema operacional da Microsoft após a ampla rejeição do público ao seu antecessor. Com maior integração com o console Xbox One, a maior facilidade em configurar o sistema e um retorno à interface clássica do Windows são algumas das vantagens que trouxeram sucesso ao Windows 10. O que achou das novidades para a atualização que marcará o segundo aniversário do sistema? Comente conosco!

Fonte: The Verge

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *