windows
Nenhum Comentário
Windows PC

Reportar problemas e erros do Windows com o Problem Steps Recorder

Comunicar problemas no uso de software é difícil. Entender as dificuldades de clientes e amigos é mais difícil ainda. A menos que ambas as pessoas estejam juntas a ver o que está a ser feito, qualquer tentativa de descrever o procedimento e os passos tende para o desastre.

O Windows 7 e 8 incluem um programa chamado Problem Steps Recorder (ou Steps Recorder no Windows 8) que permite gravar e documentar os passos que um utilizador efetua. Desta forma, poderá enviar a informação a um técnico ou um amigo no sentido de obter ajuda na resolução do seu problema. Ao contrário do conceito do screencast que pode gerar um aquivo de vídeo grande e que exige um esforço muito próprio na sua criação, o Steps Recorder cria imagens de cada passo executado, e descreve o passo em texto. No final, um arquivo é criado com as imagens e a descrição do problema, onde podem ser acrescentadas anotações e depois enviado a um técnico ou amigo.

Começar

No Windows 7, o Problem Steps Recorder está escondido, e para o iniciar, é necessário usar a pesquisa no menu iniciar:

  1. Abra o menu iniciar.
  2. Na caixa de pesquisa, escreva psr.exe .
  3. Selecione o programa na lista de resultados da pesquisa.

No Windows 8, o programa está visível na lista de todos os programas:

  1. Aceda ao start screen
  2. Clique com o botão direito do rato, para aparecer o menu de contexto, com a opção “todos os programas” (all apps), e selecione-o.
  3. O Steps Recorder está no grupo dos Acessórios do Windows (Windows Accessories)

Uma vez aberto, pode iniciar a gravação do procedimento, clicando no botão de gravação (“Start Record”). O aplicativo permite gravar até 25 passos. Se necessitar de mais para reproduzir o problema, poderá aumentar o número nas definições do aplicativo.

A captura dos passos é automático, sempre que efetuar algum procedimento com o rato como clicar no ecrã ou no botão. Sempre que clicar numa imagem será sinalizando na imagem o local onde efetuou o clique. Também, será criado um texto para incluir no guião de procedimentos, com informação do local onde clicou, o tipo de clique, e o aplicativo afetado. No fim, pode parar a gravação clicando no stop da janela do programa.

Durante a captura, é possível incluir comentários, através do botão “Adicionar comentário” (Add comment) ou o atalho de tecla Alt+C. Quando este botão é ativado, o utilizador pode assinalar uma área retangular do ecrã (que fica com um contorno vermelho) e depois escrever um comentário a cerca do conteúdo dessa área. O comentário aparecerá no relatório final como um passo do processo, com a informação escrita.

Confirmar a captura

Quando a captura é terminada,  o resultado da captura é apresentado numa nova janela. Ele inclui um resumo genérico do conteúdo do ficheiro, os passos individuais e uma caixa de texto com dados adicionais. Cada um dos passos contém uma captura do ecrã com a área do clique assinalado com uma caixa verde, a hora da ação e uma descrição da ação, simplificando a compreensão por parte de quem observa o procedimento. No caso de comentários, a imagem da captura é clareada, ficando apenas visível com nitidez a área assinalada para o comentário.

Exemplo de um passo gravado

Exemplo de um comentário no relatório

No final do relatório, existe ainda uma caixa de texto com os dados de cada passo onde pode acrescentar dados de texto adicionais.

Área de detalhes adicionais

Para armazenar a gravação, basta clicar em “Guardar” (Save) para gravar o conteúdo para o disco rígido. O arquivo final é um HTML compilado, que pode ser aberto no Internet Explorer, como se fosse uma página web. Este arquivo pode ser transmitido para um técnico ou um amigo por email ou mensagem instantânea, simplificando a resolução comunicação do problema. Com todos os passos descritos, e as áreas do clique bem visíveis, a comunicação fica simplificado. É importante ter em conta, no entanto, que o texto escrito durante a captura não é gravada, o que evita a gravação de passwords. Se o texto introduzido nalgum campo de formulário for importante, deve ser adicionado às anotações finais.

Experimente

Recomendamos vivamente a experimentação do Problem Screen Recorder pela sua grande utilidade, e pela particularidade de ser um aplicativo que lhe permite demonstrar problemas reais a amigos ou familiares, de uma forma simples e intuitiva.

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *