Windows logo
2 Comentários
Windows PC

5 sinais de que a bateria do seu notebook precisa ser trocada

Notebooks são ótimos dispositivos para quem precisa trabalhar ou estudar com computadores portáteis e que possam ser levados a qualquer lugar. O fato deles terem suas próprias baterias e não precisarem estar conectados na tomada o tempo todo também ajuda bastante, mas não é algo que dura para sempre. Infelizmente, depois um tempo, a bateria de um notebook começa a falhar e chega a um ponto no qual não funciona mais, precisando ser substituída. Para evitar surpresas, há vários sinais que o notebook dá quando sua bateria está começando a morrer, como você pode conferir nas nossas dicas abaixo!

Leia também: Como evitar o uso indevido da sua webcam no Windows

1. Bateria dura pouco tempo

bateria do windows 10

Ao comprar um notebook novo, você perceberá que sua bateria consegue durar um bom tempo fora da tomada ou sem ser carregada. Como o passar dos meses ou até anos, é possível notar que este tempo de autonomia diminui bastante, a ponto de ser necessário deixar o dispositivo na tomada quase toda hora.

Este já um dos primeiro sinais de que sua bateria não está mais dando conta do recado e que precisará ser substituído em breve. Basicamente, quando perceber que a bateria não dura nem uma hora sem precisar ser recarregada, é melhor ir procurando um modelo novo.

2. Aviso do computador

Quando sua bateria já não estiver funcionando, o próprio computador irá te avisar de alguma maneira. Isso depende um pouco do modelo ou sistema operacional que estiver usando. Geralmente, o PC mostra uma mensagem antes de iniciar o sistema, dizendo que a bateria não tem mais capacidade e que o dispositivo precisa continuar ligado na tomada pra funcionar.

Se tiver o Windows instalado, ele também mostrará um aviso dizendo que a bateria não está sendo carregada e que seu computador pode desligar a qualquer momento se for tirado da tomada.

3. Não funciona fora da tomada

windows

Mesmo quando o computador ou sistema operacional avisam sobre os problemas da bateria, ainda é possível usar o notebook fora da tomada por alguns minutos em certos casos. O real problema acontece quando você nem consegue ligar o computador sem ele estar conectado à fonte.

Em casos assim, não há absolutamente nada que possa ser feito, já que a bateria definitivamente já “morreu” e precisa ser trocada imediatamente. Lembrando que não é recomendado ficar com uma bateria conectada ao notebook se ela já não funciona mais.

4. Usada por muito tempo

Geralmente, as baterias de notebooks funcionam podem funcionar muito bem entre 3 a 5 anos, dependendo do estado que foram tratadas e como foram usadas nestes período. Nossa recomendação é que já fique de olho quando este tempo passar para se prepara e procurar novos modelos compatíveis com o seu computador.

Geralmente, o declínio das baterias é gradual, o que faz com que não seja tão perceptível assim. É exatamente o ciclo final que pode surpreender os usuários, já que a bateria simplesmente para de funcionar depois que já não consegue segurar sua carga por muito tempo seguido.

5. Comprando uma nova

bateria nova

Quando chegar a hora de comprar uma nova bateria, recomendamos que pesquise bastante e que não opte por modelos baratos ou que não tem absoluta certeza se é compatível com seu notebook. Isso pode causar problemas sérios, além de ter o risco de danificar o seu computador permanentemente.

É bem melhor gastar um pouco mais com uma original do que ter que comprar um notebook totalmente novo por culpa de uma peça defeituosa.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar nossas dicas para aprender um pouco mais sobre as baterias de notebooks e quando é uma boa hora para trocá-las? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.

Outras sugestões

Comentar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *