Windows logo
Nenhum Comentário
Windows PC

Como impedir o uso indevido da sua webcam no Windows

Atualmente, é mais importante do que nunca ter certeza que seu computador está seguro de possíveis ataques hackers, de vírus ou malwares que podem invadir ou infectar o seu computador. A webcam, por exemplo, é um dos motivos de maior preocupação das pessoas, especialmente pela possibilidade de alguém conseguir controle dela para te espionar ou até mesmo gravar vídeos sem você saber. Existem muitas recomendações de como você pode deixar sua situação mais segura, como você conferir logo abaixo!

Leia também: 9 melhores alternativas do photoshop para Windows

1. Cubra a câmera

webcam

A dica mais óbvio e que geralmente funciona muito bem consiste em simplesmente cobrir a sua câmera com algum tipo de fita adesiva. Há imagens que mostram que até mesmo Mark Zuckerberg (criador do Facebook) usa este simples método para não ser observado pela webcam.

No caso, basta usar uma fita que não seja muito transparente, já que isso não ajudaria muito. Quando quiser usar a câmera, é só tirar a fita, o que torna tudo ainda mais fácil.

2. Tire da tomada

Caso a sua webcam não faça parte do monitor e seja um acessório separado, é ainda mais simples: basta que você tire a câmera da tomada quando não estiver usando. Não há como ninguém no mundo conseguir usar sua webcam se ela não estiver ligada a uma fonte de energia, então é a melhor opção nesses casos.

3. Use um antivírus

windows 10

Tenha certeza de sempre ter um antivírus instalado em seu computador, já que ele pode conseguir detectar uma possível invasão ou infecção que poderia comprometer a sua webcam. Isso não é algo garantido, já que muitas pessoas conseguem contornar certos programas de antivírus, mas ainda é algo essencial.

4. Desative a webcam

Caso a webcam faça parte do seu monitor, uma boa maneira de se proteger é desativando a câmera sempre que não for usar. Isso pode ser feito rapidamente através do próprio Windows nas configurações da webcam. Pode ser meio chato ter que fazer isso sempre que não for usar o acessório, mas é melhor para garantir sua segurança e privacidade no geral.

5. Use acessórios

windows 10

Se não quiser ficar usando fita adesiva no seu computador, ainda é possível comprar acessórios especiais que cobrem a câmera da sua webcam de maneira eficiente. Estes acessórios são feitos especialmente para isso e há diversos tipos e modelos disponíveis atualmente.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar nossas dicas para desligar a webcam do seu computador Windows? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo.

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *