Steve-jobs-apptuts
Nenhum Comentário
Web

Venus, o barco criado por Steve Jobs

A biografia de Steve Jobs, escrita por Walter Isaackson e publicada no Brasil pela Companhia das Letras, revela muitas histórias não contadas sobre um dos fundadores da Apple. Na sua biografia, Steve Jobs, revela ao seu biógrafo que está planejando construir um barco, em parceria com o arquiteto e designer francês Philippe Starck.

No passado Starck revelou ao jornal americano The Wall Street Journal que o projeto não tinha nenhuma relação com a Apple, mas sim um projeto pessoal de Steve Jobs. Segundo outro jornal americano, o New York Times, Steve Jobs não admitia ter um barco “normal”, e por isso ele mesmo colocaria em ação um projeto próprio.

Seria um projeto minimalista e elegante, com paredes de vidro de 40 metros de comprimento começou a ser desenhado em 2009.

VenusVenus realmente existe

Apesar das especulações, o barco realmente existe. Fotos externas foram divulgadas pela imprensa especializada. É um enorme iate que possui entre 230 e 260 pés, algo entre 70 e 80 metros. Chamado de Venus, a deusa Romana do amor, beleza, sexo, fertilidade, prosperidade e vitória. É um navio extraordinário com decks de teca, grandes painéis de vidro do teto ao chão por toda a parte. Fotos exibem 6 iMacs sendo utilizados pelo cockpit de comando como instrumentos marítimos.

VenusO falecido CEO da Apple, estava ciente de que ele não poderia viver para ver o barco pronto, mas continuou a se envolver com o projeto. No livro de Isaacson, Jobs disse: “Eu sei que é possível eu vou morrer e deixar Laurene com um barco semi-construído. Mas eu tenho que continuar nele. Se eu não fizer isso, é uma admissão de que estou prestes a morrer.

Foi o que aconteceu, a viúva de Jobs, Laurene continuou o projeto do iate, e finalmente pudemos ver fotos da obra pronta. Como forma de apreciação à construção do sonho de Jobs, a família presenteou os envolvidos com iPods Shuffle e um cartão de agradecimento.

Veja o vídeo com algumas imagens do barco atracado em um estaleiro na Holanda:

Philippe StarckQuem é Philippe Starck

Nascido em Paris em 1949, é um designer conhecido mundialmente pelas suas criações leves e contemporâneas, tanto pela forma quanto pelos materiais que utiliza em suas criações.

Sua carreira decolou quando em 1982 criou o design do interior do apartamento do Presidente Françês daquele período. Trabalhou como designer independente com criação de produtos e designer de interiores. Entre suas criações mais notáveis, estão um mouse óptico desenvolvido para a Microsoft e diversos iates, incluindo o iate “A”, que teve um custo de 300 milhões de dólares. Também desenhou motos para a Aprilia e criou o projeto de luzes da estação de metro Gare de Metz-Ville em Lorraine, França.

Em 2009, Starck foi o protagonista de um programa de TV. O canal britânico BBC apresentou o programa “Design for Life” (Design para a Vida). No Brasil ele foi exibido na TV a cabo. O programa era uma espécie de reality show, situado no escritório de Starck em Paris. Doze aspirantes a designer, durante seis meses, eram desafiados a criar projetos de design criativos.

Philippe StarckStarck também criou em outras áreas como design de restaurantes, interior de hoteis e até mesmo em equipamentos de produção de energia através do vento – energia eólica. Segundo ele “Ecologia não é apenas a urgência econômica e a proteção do nosso mundo, mas também uma questão de criatividade e elegância.

Em seu programa de TV é possível ver que Philippe Starck é uma pessoa bem humorada, talentosa, que pensa “fora do quadrado”. Certamente será lembrado pelos fãns de Steve Jobs por sua incrível criação marítima, uma das últimas criações em que Jobs esteve realmente envolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *