AC/DC finalmente disponível na iTunes Store
19 de novembro de 2012
Nenhum Comentário
AC/DC finalmente disponível na iTunes Store
AC/DC finalmente disponível na iTunes Store

AC/DC finalmente disponível na iTunes Store

Nenhum Comentário

Depois de quase 10 anos de atraso a banda australiana AC/DC chega finalmente a iTunes Store com sua discografia completa. Os fãs de rock certamente irão adorar a novidade, a banda já vendeu mais de 200 milhões de discos em toda sua carreira e até o momento estavam evitando vender sua música pelo iTunes. O ramo de músicas em formato digital ou distribuídas por serviços de streaming se tornaram a tendência atual.

Você poderá comprar cada faixa por separado, partindo de U$1,29 cada, mas foram lançados dois importantes pacotes chamados AC/DC The Collection e AC/DC The Complete Collection. A primeira custa U$99.99 e a segunda U$149.99.

Há ainda um álbum que foi gravado ao vivo na presença de 65.000 fãs no estádio do River Plate na Argentina por U$14.99. Esta é a primeira vez que o show é comercializado em formato de áudio, anteriormente era vendido como DVD. Atualmente, ao ouvir músicas online, você pode facilmente conhecer o repertório desses shows, especialmente se não puder comparecer.

Quem é fã da banda sabe exatamente o valor de contar com músicas oficiais e apoiar sua banda favorita. Chega a ser curioso o AC/DC ter optado ficar fora da loja de músicas digitais da Apple por tantos anos, justificando que não gostariam de ter suas músicas vendidas separadamente como Singles, pois elas por separado não representam a banda corretamente.

Claro que também dessa forma pensavam que diminuiriam a pirataria de suas faixas.
AC/DC agora disponível no iTunesEsta teria sido uma decisão pouco inteligente já que facilmente podem ser encontrados arquivos com a biografia completa da banda nos sites especializados em compartilhamento de arquivos.

Finalmente depois de quase uma década, o AC/DC se une aos Beatles, que também lutaram contra o formato digital por muito tempo. O formato digital venceu e ambas as bandas, que possuem grande importância no mundo da música, ao final de tudo cederam.

Durante muito tempo a banda lutou contra as músicas digitais e em declaração para a Reuters no ano de 2008, o líder Brian Johnson expressou:

“Este iTunes, que Deus o abençoe, irá matar a música se não tomarem cuidado.”

“Isto realmente me preocupa. E estou certo de que estão fazendo isso somente pelo interesse de fazer a maior quantia… de dinheiro possível. Vamos falar desta forma, certamente não é por amor.”

Analistas dizem que a banda voltou atrás em sua decisão somente pelo fato do declínio da venda de CDs no mercado norte americano, de longe o mais interessante para a banda. O dinheiro falou mais alto e o AC/DC está entre as últimas grandes bandas em surgir no iTunes.

Outra grande banda que demorou muito em comercializar músicas digitais na iTunes Store foram os Beatles. O catálogo dos ingleses somente ficou disponível para compra em 2010, depois de anos brigando pelos direitos autorais na justiça.

O AC/DC possui quase de 40 anos de trajetória e começará um tour especial para festejar esta importante conquista em 2013. O tour de aniversário não foi confirmado ainda pelo Brasil, mas há tempo para negociações e rumores indicam que o AC/DC poderia tocar não no Rio nem em São Paulo mas sim na capital gaúcha para inaugurar a Grêmio Arena, que a partir da abertura poderia começar a sediar shows desse porte.

Atualização 2018: como está o AC/DC?

Essa notícia é de 2013, quando a banda cedeu à pressão e passou a disponibilizar seu repertório no iTunes. Atualmente, é possível ouvir aos músicas australianos conhecidos pelos sucessos Highway to Hell Back in Black em serviços de streaming como o Spotify e Deezer.

Ambos os serviços são gratuitos com opções pagas, assim como o YouTube. Todos eles exibem anúncios nas versões grátis, mas a versão paga os remove e permite acompanhar tudo sem interrupções.

Em 2017, o guitarrista fundador da banda Malcom Young faleceu, deixando a banda em um hiato. Porém, esse ano a banda está produzindo um novo álbum com gravações do guitarrista que nunca foram divulgadas. Elas foram criadas pouco antes do 15° lançamento da banda, Black Ice, e agora serão usadas nas faixas do próximo disco.

O álbum está sendo produzido por seu irmão Angus Young, único membro fundador ativo. A banda está gravando o álbum com Angus Young, Phil Rudd, Cliff Williams e Brian Johnson nos vocais. O álbum ainda não tem data de lançamento divulgada.

7 principais álbuns do AC/DC

1. Back in Black: O álbum mais famoso da banda e considerado por muitos como o melhor, Back in Black foi lançado em 1980. O disco conta com os grandes sucessos da banda, que podem ser reconhecidos de longe. Entre elas, destacamos Shoot to Thrill- conhecido como o tema do filme Homem de Ferro -, You Shook Me All Night Longe a própria Back in Black que dá nome ao álbum.

2. Highway to Hell: Outro grande sucesso de vendas com disco de platina, Highway to Hell traz outro grande sucesso da banda. Lançado apenas um ano antes de Back in Black, o álbum trouxe outros sucessos como Walk All Over Youe Touch Too Much.

3. T.N.T.: Lançado antes de despontar sua carreira internacional, T.N.T. foi um dos responsáveis para cimentar as bases para o AC/DC conquistar o mundo. Lançado em 1976, o álbum trouxe hits como It’s A Long Way to the Top e Live Wire, entre diversos outros.

4. The Razors Edge: Indo dos anos 70 para o começo dos anos 1990, The Razors Edge também traz sucessos reconhecidos da banda, principalmente com a música Thunderstruck. Outras músicas que compõem o álbum incluem Moneytalks e Are You Ready?

5. For Those About to RockRetornando a década de 1980, tivemos o álbum For Those About to Rock, que chegou com a grande responsabilidade de ser ainda melhor que Back in Black havia sido. Não é possível dizer que esse objetivo foi alcançado, mas o álbum também trouxe alguns sucessos. Put the Finger in You e Evil Walks são algumas das músicas que acompanham o disco.

6. Black Ice: Com apenas 10 anos de idade – consideravelmente menos que os outros álbuns mencionados aqui -, Black Ice foi o último disco gravado antes do falecimento do guitarrista Malcolm Young. O álbum traz faixas clássicas que fizeram muito sucesso, como Back in Black. Por outro lado, também foi criticado por contar com cerca de três faixas que realmente valiam a pena no disco.

7. Let There be Rock: Lançado em 1977, Let There Be Rock é considerado o melhor disco da época de Bon Scott, falecido vocalista e compositor do AC/DC que faleceu em 1980. Traz algumas das canções mais populares da banda, como Whole Lotta Rosie e Bad Boy Boogie.

8. Powerage: Considerado um dos álbuns com canções mais profundas da banda, Powerage é de 1978, chegando logo em seguida de Let There Be Rock. O disco é conhecido por ter um equilíbrio na qualidade de suas faixas, com poucas músicas que entram apenas para ocupar espaço. Entre elas, podemos destacar Whats’s Next to the Moon, Sin City e Gone Shootin’.

Gostou da novidade? Pensa em comprar músicas do AC/DC no iTunes?

Essa novidade acabou se tornando o padrão e dificilmente bandas e artistas ficam de fora dos serviços online. Hoje, o que não faltam são sites e aplicativos para descobrir músicas na internet, por exemplo. Como você ouve músicas?

Ainda é adepto dos CDs, DVDs e Blu-Rays? Ou prefere comprar suas canções e álbuns separadamente no iTunes, principalmente agora que o AC/DC faz parte do catálogo. Conte para a gente nos comentários!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo