Android Nougat é lançado oficialmente pelo Google
22 de agosto de 2016
Nenhum Comentário
Android Nougat é lançado oficialmente pelo Google
Android Nougat é lançado oficialmente pelo Google

Android Nougat é lançado oficialmente pelo Google

Nenhum Comentário

Depois de meses em testes beta, o Android Nougat é lançado oficialmente pelo Google. Por enquanto, o sistema só pode ser baixado e instalado em dispositivos da linha Nexus. Por isso, a atualização só deve ser liberada para outros aparelhos de marcas concorrentes nas próximas semanas.

O processo já é de praxe do Google, afinal, a linha Nexus é uma das únicas que recebe o Android puro e sem qualquer modificação. Com outras empresas, é necessário fazer certas alterações na interface e recursos oferecidos. Desta forma, o Android fica mais personalizado para cada marca e suas funcionalidades exclusivas.

Para receber a atualização mais rápido se você possuir um Nexus, basta se inscrever no programa beta do Android, através deste link. Quando o update estiver disponível, ele será enviado diretamente para o seu smartphone se ele estiver conectado à internet. É claro que isso não é um passo totalmente necessário, já que esta versão do sistema operacional deve ser distribuída de qualquer jeito nos próximos dias.

Leia também: 50 aparelhos confirmados que receberão o Android Nougat

Android Nougat é lançado: confira os detalhes da atualização

O update conta com mais de 1 GB de tamanho. Por isso, recomenda-se que os usuários realizem algum tipo de backup antes de o instalarem, evitando qualquer possível problema durante a instalação. Entre as maiores novidades do Android 7, está a possibilidade de realizar ações em multitarefa nativamente. O recurso era bastante aguardado pelos usuários do sistema e que deixa a utilização do Android muito mais fluída e menos restrita.

Além disso, haverá uma nova mecânica de economia de bateria para que a carga dure ainda mais, um sistema de notificações totalmente repaginado e mais de 70 novos emojis. O design geral do sistema também ficou mais prático e elegante que o anterior. Ainda assim, vale mencionar que muitos não notarão as diferenças à primeira vista. As mudanças ocorreram nos detalhes do sistema, algo mais perceptível no uso do dia a dia.

É claro que essa versão do sistema deve continuar a ser aprimorada nos próximos meses, seja com novos recursos ou com mudanças visuais. Vale mencionar que no início, alguns aplicativos podem apresentar problemas, erros e travamentos. Isso é normal por terem sido otimizados para uma versão anterior do Android, o que gera problemas de compatibilidade.

Felizmente, tudo deve ser resolvido ainda nos primeiros dias e semanas. No geral, os desenvolvedores têm acesso às novas versões do Android muito antes do público e já podem preparar atualizações de seus aplicativos com mais rapidez. Por isso, é sempre recomendado que você atualize todos os seus apps o quanto antes depois de instalar uma nova versão do sistema operacional do Google.


Ainda não há data certa para o lançamento do Android Nougat para outros smartphones e tablets que não sejam da linha Nexus. A única informação que se sabe por enquanto é que o LG V20 foi confirmado como o primeiro dispositivo a vir com o sistema instalado de fábrica. O jeito agora é esperar para saber quando os populares aparelhos da Motorola e Samsung também receberão a atualização.

Se levarmos em consideração o período de espera de atualizações anteriores, é de se esperar que as informações sejam liberadas no início do ano que vem. Fora isso, qualquer aparelho intermediário e premium lançado a partir da chegada do Android Nougat já deve vir com ele instalado, assim como o LG V20.

Android Nougat é lançado

Android Nougat é lançado: veja as melhores dicas

O Android Nougat é lançado oficialmente pela Google e, como pôde ver nos parágrafos anteriores, o sistema traz algumas novidades interessante em relação ao antecessor Android Marshmallow. Por isso, não deixe de conferir algumas das principais dicas para usar com o novo sistema!

Ative o Doze para economizar bateria

Uma das melhores maneiras de evitar que a bateria do seu smartphone com o Android Nougat é usando o recurso Doze. Uma função ausente das versões anteriores, o Doze é perfeito para reduzir o uso do celular quando não está com ele na mão.

Para usá-lo, é bastante simples: apenas vire a tela do seu celular para baixo em uma superfície. Isso fará com que o Doze fique ativo e gaste cerca de metade da bateria que o smartphone normalmente consome se estiver com a tela para cima, mesmo que esteja apagada. Confira também essas 15 dicas para economizar a bateria do seu Android Nougat.

Use o controle por gestos

Apesar de não ser necessariamente uma novidade, a chegada do Android Nougat ampliou a quantidade de ações que pode fazer através de gestos. Isso significa maior facilidade no uso e acesso às funcionalidades do seu aparelho com o sistema instalado.

Alguns dos principais gestos que pode fazer com seu smartphone são: tocar no botão power duas vezes para ativar a câmera do Android, agitar o telefone com o app de fotos ligado para trocar a câmera traseira para frontal e vice-versa; ou simplesmente levantar o telefone para exibir a central de notificações. Veja outras novidades do Android Nougat acessando nossos artigos!

android nougat é lançado gestos

Encontre o jogo escondido do Android Nougat

Como acontece em todas as versões, alguns segredos são incluídos no lançamento de cada versão do sistema operacional Android. Isso significa que o Android Nougat é lançado com um jogo secreto, da mesma maneira que outras versões.

Para acessar o game dessa edição, você deve abrir as configurações do Android e seguir até a última opção, chamada Sobre o telefone. Em seguida, toque três vezes seguidas no item Versão do Android. Um papel de parede com um grande “N” aparecerá, no qual você deve tocar diversas vezes e, no último toque, pressionar o dedo alguns segundos sobre a tela.

Um gatinho deverá aparecer no canto inferior. Assim que ele dar as caras, arraste o dedo de cima para baixo para exibir a tela de configurações rápidas do Android Nougat. Toque no ícone em forma de engrenagem por um segundo, revelando uma opção chamada Editar. Clique nela para alterar os ícones dessa tela e fique atento ao ícone de gatinho que aparecerá na parte de baixo.

Pegue e arraste esse ícone – nomeado “???? Android Easter Egg” para os principais das configurações rápidas. Por fim, o ícone ficará na segunda página das configurações rápidas do Android, no formato de um pote de comida. Toque nele, escolha o tipo de comida que encherá esse pote e basta aguardar. Alguns momentos depois, um gato virtual será atraído para o recipiente. Você poderá dar um nome para ele, de maneira semelhante ao que vemos no game Neko Atsume.

Esse artigo foi atualizado em 10/12/2018, alguns anos após a publicação original da notícia “Android Nougat é lançado oficialmente pelo Google”


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo