Apple pode ser impedida de usar a marca iPhone no Brasil
5 de fevereiro de 2013
Um Comentário
Apple pode ser impedida de usar a marca iPhone no Brasil
Apple pode ser impedida de usar a marca iPhone no Brasil

Apple pode ser impedida de usar a marca iPhone no Brasil

Um Comentário

No final do ano passado, para surpresa de muitos, a empresa Gradiente lançou um novo smartphone e chamou-o de… iphone. É isso mesmo, ela usou o mesmo nome usado pela Apple no seu já popularíssimo smartphone. E curiosamente, o iphone da Gradiente usa o sistema operacional Android, da Google, atualmente o grande concorrente do iOS da Apple. Mas o que surpreendeu muita gente mesmo foi o fato de que a Gradiente é de fato a detentora legal dos direitos de uso da marca iphone no Brasil.

Será que não teremos iPhone no Brasil?

Eu explico melhor: a Gradiente registrou o nome iphone no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no ano 2000, 7 anos antes do lançamento do iPhone da Apple. De onde ela havia tirado esse nome naquela época? Segundo a própria empresa, a ideia era chamar o aparelho de Internet Phone, mas o nome ficou muito grande e a equipe de marketing decidiu encurtá-lo para IPhone.

Em 2006 a Apple solicitou pela primeira vez o uso exclusivo da marca iPhone no Brasil, mas o pedido foi recusado pelo INPI justamente devido ao registro pré-existente feito pela Gradiente. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a Apple chegou a repetir a solicitação em 2007, 2010 e 2011, sem obter sucesso.

O concessão dos direitos sobre a marca iphone foi confirmada para a Gradiente em 2008. A IGB Eletrônica, detentora da marca Gradiente, explicou que ainda não haviam lançado nenhum produto com a marca iphone pois eles estavam trabalhando na reestruturação da empresa para poder então retomar os negócios.

Por fim, na última segunda-feira, dia 04 de fevereiro, o INPI rejeitou o pedido de uso exclusivo da marca feito pela Apple. O próximo passo seria a publicação desta decisão final na Revista da Propriedade Intelectual do INPI, prevista para o dia 05 de fevereiro, confirmando que a marca de fato pertence à Gradiente. Esta publicação não aconteceu, segundo o INPI, por motivos técnicos, e a edição da revista contendo a decisão será publicada oficialmente no próximo dia 13.

Quais dificuldades para a continuação do iPhone no Brasil?

Depois disso, caberá à IGB Eletrônica entrar com recursos legais para impedir a Apple de usar o nome aqui no Brasil ou para entrar em acordo para que a Apple possa fazer uso da marca, o que é mais provável que aconteça, desde que a empresa da maçã esteja disposta a desembolsar um bom dinheiro com isso. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Apple enfrenta dificuldades com uso de marcas de seus produtos. Ela teve que entrar em acordo com a Cisco para poder obter direitos sobre o uso do próprio nome iPhone nos Estados Unidos, e teve que negociar com a empresa Proview para o uso do nome iPad na China.

Lembrando que não importa qual “iphone” você possua, o da Apple ou o da Gradiente, saiba que você encontrará notícias, reviews de apps e tutoriais para ambas as plataformas iOS e Android aqui mesmo no AppTuts. Clique neste link para acessar o conteúdo para o iPhone da Apple, e clique neste link para acessar o conteúdo para Android no nosso site.

iphone no brasil


O iPhone no Brasil continua firme e forte. Confira X dicas!

Apesar do embróglio jurídico que o iPhone no Brasil passou, a marca não deixou de existir e continua firme e forte. Atualmente – esse artigo foi atualizado em 13/12/2018 -, a Apple está lançando no país os modelos atuais iPhone XR e iPhone XS, concorrendo diretamente com o Galaxy Note 9 e o Galaxy S9 da Samsung.

Se é usuário de carteirinha dos smartphones da companhia da maçã, veja algumas dicas úteis para seu iPhone, independente do modelo!

1. O que fazer quando o iPhone apaga: se o seu iPhone está apagando de repente e não sabe exatamente qual o motivo para isso, existem algumas ações que pode fazer para evitar que isso aconteça. Primeiro, você pode colocá-lo para carregar. Apesar de parecer uma dica “boba”, algumas vezes ele acabou apagando por ter esquecido de carregar.

Se o problema for um pouco mais complexo que isso, outra solução é atualizar a versão do seu iOS – conheça todas as novidades sobre o iOS 12 – e reiniciar o seu iPhone. Veja mais algumas dicas sobre o que fazer quando o iPhone apaga em nosso artigo completo!

2. O que fazer quando o iPhone não carrega: se o seu iPhone está apagando porque ele nem está carregando em primeiro lugar, saiba que também existem algumas outras alternativas. Uma delas é tentar diferentes fontes de energia, como seu PC ou Mac, ou diretamente na tomada.

iphone no brasil carregar

Outra possibilidade é sujeira na entrada do iPhone. Nesses casos, pode tentar limpá-la com uma escova ou pincel. Porém, assegure-se de que os objetos estejam secos e não use nenhum produto químico. Veja mais alguns macetes para fazer com que seu iPhone volte a carregar aqui no AppTuts!

3. Como deixar seu iPhone mais rápido: mesmo em edições não tão atuais, o iPhone apresenta performance bastante satisfatória. Mas, se alguns aplicativos começarem a exigir muito do seu celular, existem algumas maneiras de deixá-lo mais veloz. Uma delas é atualizar o iOS para a última versão. A outra também é atualizar seus aplicativos, já que podem melhorar sua performance.

Nem sempre a idade do seu iPhone é o problema real para uma performance abaixo do esperado. Algumas vezes, a grande quantidade de aplicativos, arquivos, fotos e vídeos podem estar “lotando” seu smartphone. Por isso, apague arquivos que não precisa mais e, se necessário, resete seu iPhone. Confira mais algumas dicas para deixar seu iPhone mais rápido no AppTuts!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. osseas futila 5 de abril de 2013 12:38

    quas sao as vantagem da marca apple

Voltar ao topo