Barras de rolagem – Uma viagem no tempo
9 de outubro de 2012
Nenhum Comentário
Barras de rolagem – Uma viagem no tempo
Barras de rolagem – Uma viagem no tempo

Barras de rolagem – Uma viagem no tempo

Nenhum Comentário

As barras de rolagem ou scrollbars estão presentes em nossas vidas desde que a interface gráfica tomou conta dos nossos computadores, smartphones e tablets. As barras de rolagem cumpriam a importante função de navegar através de uma imagem ou página de internet. Com o surgimento de mouses e trackpads com sensibilidade ao toque e telas que captam e entendem o movimento de nossos dedos, a barra de rolagem se tornou mais discreta, apenas para situar nossa localização na tela.

Nos sistemas atuais elas são muito discretas e as vezes quase imperceptíveis. É interessante perceber como evoluíram. Grandes e marcantes no Xerox Star em 1981, diminuindo de tamanho no Windows XP até ficarem delicadas, menores e mais discretas no OS X Lion em 2011.

barras de rolagem

O Desafio

Uma empresa da Georgia, um país situado entre a Rússia e o Irã, vende água vulcânica extraída de mais de 8.000 metros de profundidade lançou o maior site do mundo e um desafio: percorrer com o botão de rolagem do mouse ou a tela do seu smartphone/tablet desde a superfície da Georgia até onde a água é extraída, oito mil metros abaixo da terra.

A barra de rolagem fica escondida e única forma de perceber sua localização é através da barra lateral que exibe os tipos de solos e um contador, mostrando quantos metros foram percorridos.

Uma incrível idéia que pode fazer você gastar muitos minutos. Se conseguir chegar ao final, seu nome fica registrado com as outras pessoas que conseguiram a mesma façanha. Se não conseguir chegar ao fundo, divulgue sua pontuação para seus amigos no Facebook. Experimente, clique aqui. Eu cheguei até os 102 metros e você?

borjomi

Seções:
Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo