Futurecom 2012 (Cobertura Completa)
9 de outubro de 2012
Um Comentário
Futurecom 2012 (Cobertura Completa)
Futurecom 2012 (Cobertura Completa)

Futurecom 2012 (Cobertura Completa)

Um Comentário

A Apptuts esteve presente na Futurecom 2012, a maior feira de Telecomunicações da América Latina, que está ocorrendo no Rio de Janeiro de 8 a 11 de outubro. Entre as tendências ouvimos muito pouco com relação a dispositivos, porém muito sobre tecnologia.
Entre as operadoras a Claro e a Oi anunciaram seus investimentos na área de 4G, sendo que a Claro anunciou a cobertura com cerca de 4.000 equipamentos/localidades e a Oi anunciou aproximadamente 2.300 até o final de 2013.

O começo da cobertura 4G ocorrerá pelas capitais que sediarão a Copa das Confederações e aos poucos essa cobertura será ampliada.
Um ponto importante, divulgado pela Oi, é que o custo do gigabit trafegado no 4G é menor que no 3G ou mesmo no 3,5G, sendo assim é de esperar um salto da cobertura, ou seja, no caso da Oi, do 3,5G para o 4G diretamente. Se essa cobertura será suficiente ou mesmo se o assinante irá pagar a mais pelos dispositivos LTE isso ainda não foi discutido. Cabe ver como o mercado reagirá.

Para quem quis sentir um gostinho do que virá com o 4G, a Oi disponibilizou no seu stand uma estrutura para o teste do LTE. Realmente a sensação é muito boa (igual e até melhor que minha banda larga fixa de 35Mb). Logicamente estamos falando de um ambiente controlado e para testes, porém com uma promessa de percepção para o usuário muito boa.

Outro ponto discutido foi a implementação das operadoras móveis virtuais, conhecidas como MVNO (Mobile Virtual Network Operator) que basicamente permitirão a empresas diversas e de distintos segmentos a se tornarem uma operadora celular no mercado nacional.
O intuito é ofertar serviços através desses canais móveis ou mesmo agregar mais uma solução ao portfolio da empresa.
A Porto Seguro já é uma operadora virtual e utiliza os serviços da Datora (agregadora) e soluções da Ericsson.
Outras empresas já demonstraram interesse, como Correios, porém o mercado ainda não “decolou” com essa tendência.

A feira ainda continua sendo uma referência do mercado, porém nesse ano sem grandes novidades para o assinante final, visto que o 4G ainda demorará a ser uma realidade para o consumidor.

credencial

Seções:
Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. João Carvalho 23 de outubro de 2012 20:31

    Quando o 4G estará disponível no Brasil?

Voltar ao topo