Facebook Lite

Facebook Lite

01234
20 de setembro de 2015
2 Comentários

Não é por menos que o Facebook é a maior rede social do mundo atualmente. Com vários recursos e boa parte dos usuários da internet, é natural que todos estejam na rede, compartilhando cada vez mais mensagens, fotos, vídeos e links. Opções para usá-lo não falta: a versão do Facebook para celulares, o Facebook para iPad, o Facebook Messenger, para aqueles que gostam de conversar, e até o Facebook Pages, para quem coordena páginas no site. Um novo aplicativo chegou para completar essa família: o Facebook Lite, disponível para Android, foca em trazer uma experiência mínima para conexões de internet mais lentas.

Apenas o essencial

Facebook Lite para AndroidE quando eu digo “essencial”, eu falo sério! O Facebook Lite para Android deixa de lado todo o visual moderno que os outros aplicativos da rede têm para ser o mais leve possível. Felizmente, esse corte recompensa os usuários: o app não ocupa muito espaço na memória interna do celular (tem menos de 2MB, enquanto o convencional tem quase 35MB, sem contar os arquivos temporários), não consome tanta memória RAM e bateria e pode ser usado com conexões bem lentas, até mesmo no 2G. Ou seja, essa versão Lite é a solução perfeita para você que tinha que dó de ver seu pacote de dados ir embora só para curtir algumas fotos por aí.

O Facebook Lite também recebeu uma redução considerável de funções em relação à versão mobile tradicional — que, aliás, já era bem inferior à versão web da rede —, mas as ferramentas básicas continuam disponíveis. Ver o feed de notícias, postar e compartilhar fotos e mensagens, adicionar pessoas, entrar em grupos, gerenciar notificações, buscar por usuários, tudo isso é possível dentro do app. Para ser sincero, uma questão é muito bem-vinda: mensagens privadas são feitas diretamente no Lite, sem a necessidade obrigatória de se baixar o Facebook Messenger.

As falhas de um produto reduzido

Facebook Lite para AndroidInfelizmente, o pessoal não acertou em tudo no Facebook Lite. A reprodução de vídeos, por exemplo, foi completamente desativada; no lugar deles, é apenas possível ver a foto de miniatura. Por mais que seja entendível um visual tão básico e estático, o aplicativo poderia ser mais caprichado e orgânico. Não serão poucos os momentos em que você terá de tocar várias vezes no mesmo botão para entrar no lugar que deseja, já que a maioria deles ficam muito próximos uns dos outros. Outro ponto é que não é possível adicionar ou remover coisas da sua linha do tempo. É o preço a se pagar por um app mais leve…

Conclusão/Opinião sobre o Facebook Lite

A equipe de Mark Zuckerberg acertou em cheio na proposta do Facebook Lite. Com tantos usuários em países onde a internet não é aquela coisa toda (como o Brasil), um aplicativo mais leve proporciona uma experiência melhor para estas pessoas. Como sempre, algumas falhas existem — e são graves, como a impossibilidade da reprodução de vídeos, mesmo estando no Wi-Fi —, mas o app se mostra, nesses casos, melhor que a própria versão mobile do site, bem mais travada. Fãs de Facebook com pouca internet, uni-vos: o que vocês precisavam já chegou.


Seções:
Facebook Lite
01234 Total de 1424 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. josé da costa monteiro neto 17 de outubro de 2016 20:43

    o lite é ótimo gostei baixei no celular

  2. jose a 4 de janeiro de 2017 15:30

    Ruim, péssimo, não posta vídeo com + de 2 mg !!!!!!!!!!!

Voltar ao topo