G1 Enem – Estude para as provas no iPhone, iPad e Android

G1 Enem – Estude para as provas no iPhone, iPad e Android

01234
2 Comentários

Só quem está concluindo o Ensino Médio ou em busca de uma vaga na universidade sabe como a época de vestibular é cheia de expectativa, ansiedade e muito, mas muito estudo. Em meio a tantos livros e apostilas, acabamos por esquecer que a própria internet pode ser uma fonte de conhecimento valiosa e até mais dinâmica do que as tradicionais. O difícil, muitas vezes, é achar locais seguros de pesquisa; apps como o TED e o iTunes U são ótimos, mas não ajudam tanto nas provas. Para tentar ajudar os estudantes, a Globo lançou o aplicativo G1 Enem, disponível para Android, iPhone e iPad… e, infelizmente, ficou na tentativa.

Quatro áreas, várias perguntas

G1 Enem para AndroidNão existe mistério para aproveitar o conteúdo disponível no G1 Enem para Android, iPhone e iPad. O primeiro passo é entrar com sua conta do Facebook ou e-mail, para criar seu perfil no aplicativo. Depois, é só escolher uma das quatro áreas que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) cobra — Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática — e começar a responder as perguntas, que foram feitas não apenas pela equipe do G1, mas também por professores de renomados cursinhos.

Cada partida é composta de cinco questões, que devem ser respondidas no menor tempo possível; ao fim de cada uma, o usuário ganha pontos, que vão sendo somados para compor um ranking nacional, com os melhores “estudantes” do G1 Enem. Um dos maiores atrativos do app é poder jogar em multiplayer online, seja com uma pessoa aleatória ou um amigo do Facebook. Tudo acontece em tempo real: logo após de escolher a sua resposta, verá o que o adversário escolheu. Fechando o pacote, alguns vídeos com dicas de como estudar para certas disciplinas e assuntos são disponibilizados também.

G1 Enem para iPhoneUm conceito falho

É consenso entre professores e estudantes que o Enem não é uma prova, digamos, comum. Por mais que seja tratada como um vestibular, ele cobra “competências e habilidades” do candidato ao invés de disciplinas propriamente ditas, além de ser divididas por áreas bem amplas, agregando várias matérias. Em outras palavras, o exame é bem interpretativo, com longos (e cansativos) textos em quase todas as questões, que demandam tempo e concentração. O G1 Enem vai em um conceito totalmente contrário: perguntas diretas, com interpretação mínima, para serem respondidas em apenas alguns segundos. No fim, ele é só mais um app de quiz, como outros que já estão nas lojas mobile.

Conclusão/Opinião sobre o G1 Enem

O G1 Enem é mais um daqueles exemplos de boa vontade misturados com boa execução, mas com um ponto de vista totalmente oposto do que se necessita. A ideia de fazer um aplicativo voltado aos estudantes com uma pegada de game para facilitar o ensino é sempre bem-vinda. Ele também ficou bem feito e bonito, sem bugs ou erros nas questões. O problema é que ele não agrega quase nada à preparação para o Enem — é justo dizer, entretanto, que ele pode ajudar um pouco em outros vestibulares, que tem outra abordagem. Se estiver procurando por um Show do Milhão Quiz com matérias de escola, é isso que o app te oferece, no fim das contas.


Seções:
G1 Enem – Estude para as provas no iPhone, iPad e Android
01234 Total de 1632 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Cristina 15 de março de 2016 21:55

    Oooi,

    que post caprichado!

    Eu sei o quão legal é ter um blog!

    Tenho feito posts sobre o Cursinho Descomplica no site MaisEducativo

    Beijos!

  2. Alex 15 de março de 2016 22:15

    Boa noite

    Gostei muito do seu artigo no seu conteúdo.

    Cumprimentos!

    Amanda Scite do descomplica

Voltar ao topo