Pipa Combate

Pipa Combate

01234
6 de julho de 2015
2 Comentários

Não é todo dia que podemos aproveitar de conteúdos bem brasileiros nos jogos de celulares e tablets e eu não falo da customização de carros de Tuning Brasil ou dos quizzes de Show do Milhão Quiz ou Desafio Brasil: aqui, o céu é realmente o limite. Pipa Combate, disponível para Android, iPhone e iPad, pega carona na mesma ideia de Battle of Kites, mas, infelizmente, não chega nem aos pés deste e não consegue firmar-se como um bom app para divertimento mobile.

Como empina pipa mesmo?

A ideia geral do aplicativo é simular duelos de pipa, onde uma tem que cortar a outra. Vários modelos de papagaios estão disponíveis, além de vários tipos de linhas, trazendo um fator de customização bem interessante. O jogo tem um modo online e dois modos para um jogador, Combate (no qual você deve derrotar apenas um adversário) e Festival (com muitas pipas de uma vez na tela), assim, com bastante variedade de jogo. Falando assim, Pipa Combate não é tão ruim.

Pipa Combate para Android

E, na teoria, não é mesmo. O problema é que todo esse potencial foi mal executado. Todos esses objetivos e modos não são explicados e cabe ao jogador, sozinho, advinhar o que deve ser feito. Além disso, os comandos não são explicados por um exímio game design e nem por um simples tutorial: eles apenas aparecem na parte de baixo da tela inicial e, infelizmente, não respondem na maioria das vezes, deixando o usuário sem saber o que fazer.

Parece que tem cerol

O pior é que vários outros pontos técnicos do app também deixam muito a desejar. Por mais que os desenhos das pipas sejam legais e coloridos, eles são de uma qualidade gráfica muito baixa; acompanhado dos menus e cenários — o fundo do jogo parece ter sido feito às pressas em qualquer editor de fotos. O acabamento é algo que falta em Pipa Combate e o coloca, visualmente falando, bem inferior a muitos apps para iOS e até alguns de Android, que geralmente sofrem com isso.

Pipa Combate para iPhone

Pelo menos na versão para iPad, não existe nenhum efeito sonoro ou música, mesmo que existam controles para tirá-los. O fator replay do jogo também não se manifesta muito: depois de sofrer e conseguir derrotar todas as pipas do modo Combate, sobra apenas bater recordes no modo Festival; não existem conquistas, tabela de recordes (apenas o maior é mostrado, sem muito destaque) ou ainda conexão com o Game Center ou Google Play Games. Pelo menos, o jogo está em português.

Conclusão/Opinião

Pipa Combate é o exemplo perfeito de como um app com grande potencial pode ser perder nos ares da execução. O conceito é diferente, a mecânica é bem pensada, mas os controles não funcionam bem, o visual e o acabamento é bem abaixo do que se espera de um jogo mobile atualmente e, no final, não vale a pena. Infelizmente, é ficar com Battle of Kites ou esperar outro jogo de pipa aparecer por aí.



Seções:
Pipa Combate
01234 Total de 455 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. ranclei 22 de agosto de 2015 23:53

    e nos

  2. rychard pereirão 17 de novembro de 2015 17:05

    esse jogo e muito bom

Voltar ao topo