Desafio Brasil

Desafio Brasil

01234
9 de agosto de 2013
4 Comentários

Para quem gosta de matar o tempo com seu smartphone ou tablet, há uma grande gama de opções, principalmente jogos. E quando falamos em jogos, a gama de opções também é imensa, variando entre jogos de corrida, de tiro, de simulação, até os jogos que estimulam o conhecimento, como é o caso do popular Desafio Brasil.

Este é um jogo de perguntas e respostas que desafiará o seu conhecimento em várias áreas, como História, Geografia, Esportes, Música, Cinema, TV, Cultura e Arte, dentre outras. Você está pronto para o desafio nesse jogo bem brasileiro, tal qual o Pipa Combate?

Como funciona o Desafio Brasil

Jogar o Desafio Brasil é simples: você verá uma pergunta, terá alguns segundos para lê-la e em seguida serão apresentadas três alternativas de resposta. Basicamente é isso. O jogo é gratuito, e ele oferece mais opções para quem comprar a versão completa numa compra dentro da própria app. Ao clicar no botão Jogar, na tela principal, você terá três modos de jogo, mas apenas o primeiro estará disponível na versão gratuita: Normal, Por Tempo e Por Equipe. Além disso, nesta tela você poderá marcar a opção Jogar modo infantil, e isso fará com que o aplicativo selecione perguntas mais focadas para o público infantil.

Desafio Brasil como jogar

No modo Normal, o jogo só termina quando você errar uma pergunta. Você terá 15 segundos para escolher uma alternativa que você acredita que seja a correta para cada pergunta. Se acertar, você ganha pontos e continua. Se errar, você não marca pontos e o jogo termina. Você poderá também pular a pergunta (se tiver pulos disponíveis) clicando no botão Pular. Neste botão você verá um número indicando quantos pulos você tem. Você começa cada jogo com 3 pulos, e pode ganhar mais na Roda da Sorte. Além disso, você tem o botão Parar, que abandona o jogo.

A cada 5 perguntas conclui-se uma rodada e você poderá girar a Roda da Sorte, onde poderá ganhar mais prêmios, como mais pontos ou pulos. Quando o jogo terminar, serão somados os pontos de todas as rodadas (dos conjuntos de 5 perguntas) para obter-se a pontuação total. No jogo gratuito você terá apenas duas rodadas em cada jogo, ou seja, o jogo terminará depois de duas rodadas mesmo se você não tiver errado a pergunta.

No modo Por Tempo, como o nome sugere, você jogará contra o relógio. Você terá dois minutos para responder o máximo de perguntas que puder. Desta vez, você não terá limite de tempo por pergunta, o limite é total. Além disso, neste modo, se você errar uma pergunta, ele continua e mostra a próxima, o jogo não termina com o erro (mas você perdeu o tempo de ler a pergunta e escolher a alternativa incorreta).

Desafio Brasil dicas de jogo


Neste modo não há o botão de Pular, portanto se você não souber a resposta, poderá “chutar” uma alternativa qualquer, o importante é não perder tempo. Lembrando que o modo Por Tempo não está disponível na versão gratuita do jogo.

O terceiro modo, Por Equipe, foi feito para permitir o jogo entre mais de uma pessoa. Note que não há nenhuma funcionalidade de jogo remoto (pelo menos na versão avaliada). O que ele faz é mostrar um aviso para que o dispositivo seja passado para um time ou outro, conforme for a vez de jogar de cada um.

Neste modo o jogo funciona como no modo Normal, onde você responde as perguntas até errar. O que pode incomodar um pouco é que ele pede para passar o dispositivo para o time diferente a cada pergunta, ou seja, o seu iPhone, iPod Touch ou iPad vai ficar trocando de mãos pergunta a pergunta. Lembrando que este modo também não está disponível na versão gratuita do jogo.

Na tela principal do aplicativo você também terá os botões Os + Espertos, que mostra o ranking registrado no seu dispositivo e também o ranking geral (usando o Game Center); Proezas, que mostrará suas conquistas (também usando o Game Center); e Opções, onde você poderá ligar ou desligar a música, os sons e o uso do Facebook.

Conclusão/opinião

Desafio Brasil 03

Curiosamente, o jogo Desafio Brasil é bastante viciante. Pode não parecer, por se tratar de um jogo de perguntas e respostas, mas as perguntas são interessantes e acessíveis, não precisa ser um super conhecedor de fatos relevantes para gostar do jogo. A interface é fácil de usar, bastante intuitiva, e isso facilita bastante para tornar o jogo mais acessível a um maior número de pessoas.

O que eu achei que pode incomodar um pouco o jogador é a forma como foi implementado o jogo Por Equipe. Como você precisa trocar o dispositivo de mãos a cada pergunta, isso pode prejudicar um pouco a dinâmica do jogo. Na minha opinião, teria sido melhor trocar ao final de cada rodada (conjunto de 5 perguntas).

Uma coisa que me chamou a atenção é que eu não vi nenhuma opção para restaurar a compra. Normalmente existe alguma opção assim para que, caso o usuário remova e reinstale o aplicativo, possa restaurar a compra feita dentro da app, mas na versão avaliada eu não encontrei esta função. Note que isso pode mudar em alguma futura atualização do aplicativo.

O que achou do Desafio Brasil?

Deu para aproveitar a nossa análise para conhecer mais sobre o jogo e saber sobre as suas maiores vantagens e desvantagens? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do Desafio Brasil depois de o experimentar por si próprio.


Seções:
Desafio Brasil
01234 Total de 258 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. Erika mariano 12 de agosto de 2013 1:19

    O meu jogo travou na cortina vermelha. Comi eu faço pra sair dali????

  2. João Roberto 12 de novembro de 2013 22:55

    Joguinho bem legal, tem umas perguntas bem diferentes, mas realmente como dito no post e ótimo para passar o tempo.

  3. Paulo 21 de maio de 2015 4:00

    Olá

    Ja saiu o novo jogo da produtora do Desafio Brasil. É o Palavras Brasil

    https://itunes.apple.com/br/app/id945028876

  4. Lucas nogueira 27 de maio de 2017 12:03

    Nao da para baixar no Android

Voltar ao topo