DocuSign – Assinaturas digitais no iPhone, iPad e Android

DocuSign – Assinaturas digitais no iPhone, iPad e Android

01234
27 de setembro de 2012
Nenhum Comentário

Quem trabalha em escritório ou é professor de universidade, diretor de colégio, advogado ou empresário sabe a tarefa maçante que é ter que assinar aquele monte de folhas toda vez que se conclui um trabalho. A situação é ainda mais complicada quando ele precisa ser enviado por email ou digitalizado. A partir daí tem início a insuportável odisseia de imprimir, assinar, scanear e enviar o documento. Quando o trabalho é de revisão então, certamente uma preciosa hora será perdida até que todas as páginas estejam prontas. Em um lindo gesto de solidariedade a essas pessoas, o aplicativo DocuSign foi criado.

Diferente dos aplicativos de anotações para iPhone ou os aplicativos para fazer anotações no Android, ele permite que você crie uma assinatura digital que poderá ser adicionada em poucos segundos a todos os seus documentos antes de imprimi-los ou envia-los por email. Tudo isso integrado aos mais populares sistemas de armazenamentos de arquivos na nuvem!

Usando o DocuSign

No seu primeiro contato com o DocuSign, ele exigirá um cadastro bem simples. Nome completo, email e senha são suficientes. Para quem possui Facebook o processo é ainda mais rápido: apenas um toque será necessário para criação de uma nova conta.

Feito o cadastro, é hora de criar sua assinatura digital. Ela pode vir de uma foto, que com alguns truques de contraste que o próprio aplicativo utiliza é recortada perfeitamente, para que os espaços que não fazem parte da sua assinatura fiquem vazados. Para um melhor resultado, aconselho que você assine em uma folha completamente branca e capture a foto em um ambiente bem iluminado.

DocuSign print

Independente da cor de caneta utilizada, sua assinatura ficará em cor preta. Caso seja de sua preferência, a assinatura pode ser feita diretamente na tela do iPad com auxilio de uma stylus ou do seu próprio dedo. Essa opção oferece a vantagem de possibilitar a escolha de uma cor de caneta (preta, azul ou vermelha), duas espessuras diferentes e não sofrer perda de qualidade quando o zoom é aplicado.

O DocuSign oferece integração com o Google Drive, DropBox e Box. O login nesses sistemas é feito logo na primeira aba do aplicativo. Documentos do seu email também podem ser assinados através do DocuSign ou para identificar entradas em seus aplicativos de diário.

Para isso, basta abrir o email onde o documento se localiza, tocar e segurar até que uma pequena janela de “Abrir com” seja aberta. Na lista de aplicativos que suportam abrir o documento estará o DocuSign. Basta selecioná-lo e você será automaticamente levado para o app. Alguns curtos segundos até que o documento seja carregado e pronto!


Quando o documento for aberto, uma grande aba superior repleta de opcões surgirá. São elas: Signature (assinatura), Initials (iniciais), My Name (seu nome), Date Signed (data em que o documento foi assinado), Text (que serve para adicionar algum tipo de texto, caso seja necessário) e Checkbox (será bem útil para o preenchimento de formulários). Como se vê, as opções são bastante vastas, o que torna o aplicativo completíssimo.

DocuSign screenshot

A utilização das funções do DocuSign é óbvia. Tocando em assinatura, uma pequena janela com a sua assinatura surgirá. Você pode arrastá-la até o local desejado. A mesma janela também possuirá alguns vetores diagonais para zoom.

Para aumentar a assinatura, basta tocar em um desses vetores e arrastar o dedo diagonalmente até que se alcance o tamanho desejado. O mesmo vale para o uso das iniciais. Já as opções de Data, Texto e CheckBox são um pouco mais limitadas. Para adicioná-las no DocuSign, o procedimento é exatamente o mesmo.

O único contra dessas funções é que elas não possuem zoom, o que dificultaria um pouco no caso dos espaços de formulários serem um pouco grandes. Concluída a “montagem” do seu documento, basta tocar na opção finished e o app abrirá uma janela de email já com o documento anexado. O arquivo também ficará salvo na aba “Documents”, para o caso de você precisar dele posteriormente.

DocuSign app

A função mais interessante do DocuSign se localiza atrás da aba Identity. Lá, você monta um de cartão de visita digital com seus dados mais importantes. Caso prefira, no lugar de preencher todo o formulário, pode simplesmente importar seus dados do nativo Contatos. Toda vez que alguém receber seus documentos, abri-los no DocuSign e tocar na sua assinatura, o seu cartão será exibido.

Conclusão/Opinião

O DocuSign é um aplicativo perfeito para quem precisa estar assinando documentos constantemente. A interface foi criada em cores bem leves,  ou seja, caso precise assinar vários documentos, seus olhos não ficarão muito cansados.

Tudo é acessível em poucos toques e a integração com o Google Drive, o Box e o DropBox tornam o app ainda mais dinâmico. O DocuSign é uma aquisição excelente, até por que não custa nem um centavo e está disponível no Android ou no iPhone! Não deixe também de conhecer o Haiku Deck, um dos melhores apps para fazer apresentações no iPhone. Veja a review completa!


Seções:
DocuSign – Assinaturas digitais no iPhone, iPad e Android
01234 Total de 43 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo