Dropbox

Dropbox

01234
17 de agosto de 2012
2 Comentários

O iPad se tornou a porta de entrada de muitos usuários ao mundo Apple, por esta razão, alguns deles acabam optando pelo modelo com menor capacidade, o de 16GB. As pessoas ao comprar um iPad não se imaginam todas as possibilidades que o tablet lhes oferecerá e subestimam a necessidade de espaço na memória. Para solucionar este inconveniente de falta de espaço estão cada dia mais populares os serviços de armazenamento na nuvem, assim o usuário economiza espaço de armazenamento local ocupado por mídia (fotos, vídeos e documentos) e libera memória para a instalação de novos aplicativos.

O mais popular certamente é o Dropbox, um sistema de armazenamento na nuvem que, de entrada, oferece 2GB para novos usuários, com possibilidade de aumentar gratuitamente o espaço com somente divulgar o serviço aos amigos, cada novo usuário registrado que tenha sido recomendado por você lhes adicionará 500MB de espaço (para ambos) na nuvem.

Além do espaço gratuito e da possibilidade de aumentar seu espaço sem custo algum, você ainda poderá contratar armazenamento extra a partir de U$9.99 por mês (100GB). Conheça também o OneDrive, o serviço de armazenamento da Microsoft. Caso tenha se interessado em saber mais sobre o Dropbox, você pode conferir a nossa análise completa sobre ele para conhecer suas principais características. Desta forma, fica mais fácil de saber se ele se encaixa nas suas necessidades e descobrir quais seus grandes pontos positivos e negativos. Confira nosso review logo abaixo para ver todos os detalhes.

Leia também no Apptuts: Os 8 melhores apps de backup na nuvem para o Android

Usando o Dropbox

Tela de inicio

O primeiro passo é fazer download do aplicativo que é gratuito na App Store, caso você ainda não conte com uma conta do serviço faça seu cadastro aqui e ganhe 500MB extras. Após ter baixado e instalado o aplicativo abra-o e insira seus dados cadastrais.

Na primeira vez que você realiza login no Dropbox do iPad será perguntado se deseja ativar o serviço denominado “Camera Upload” (imagem abaixo), que permite que todas as fotos ou vídeos capturadas pelo iPad ou que façam parte do Rolo da Câmera sejam enviadas de forma automática à sua conta Dropbox, esta é uma excelente maneira de realizar backups de suas fotos sem complicação, lembrando que o iCloud somente sincroniza as últimas 1000 fotos e não permite acesso por meio de computadores, portanto é bastante recomendável fazer essa escolha.

Camera Upload


Tocando em Settings você entra na parte de configuração do aplicativo, ali encontrará importantes informações como a conta que está utilizando, o espaço usado (e disponível), se está configurada a opções de ‘Camera Upload’, configurar uma senha de acesso ao App e também a de convidar amigos para o Dropbox, dessa forma poderá conseguir mais espaço sem pagar nada por ele. É nesta tela que você pode sair da conta (logoff – Unlink iPad from Dropbox).

Devido às restrições do sistema do iPad você poderá somente enviar usando o tablet os seguintes tipos de arquivos: imagens e vídeos que estejam no Rolo da Câmera, poderá escolher enviar um arquivo na aba Uploads, tocando no símbolo de [+]. Os arquivos serão subidos individualmente com uma barra de progresso para cada um, não há restrição de envio de poucas fotos como acontece quando o usuário quer enviar por e-mail.

Arquivos, Favoritos, Uploads e Configurações.

Uma das funções mais interessantes do Dropbox para o iPad é a de adicionar arquivos aos Favoritos, ela é bacana pois isso fará com que os arquivos escolhidos sejam mantidos com uma cópia local, assim você poderá ler pdfs, visualizar documentos e mais mesmo com o iPad offline (sem conexão à internet). Para adicionar um arquivo aos favoritos você simplesmente o abrirá e tocará na estrela que se encontra no topo do lado direito da tela.

Na lista de arquivos você encontra a opção editar que lhe permitirá apagar ou mover vários arquivos ao mesmo tempo, infelizmente não é possível criar novas pastas ou editar o nome de um arquivo. Tampouco é permitido mudar a ordem que os arquivos são apresentados, que por determinação é alfabética.

Leia também no Apptuts:

Conclusão / Opinião

O Dropbox do iPad é um aplicativo gratuito e essencial para as pessoas que sentem problemas com falta de espaço no tablet. Vale dizer que ele só não é mais completo em razão das restrições impostas pela Apple, mas também é excelente para armazenar fotos, documentos e arquivos Office. Fora que seu leitor de arquivos integrado facilita na abertura dos arquivos. Infelizmente o Dropbox do iPad em razão disto é quase um aplicativo de mão única (para visualizar arquivos do computador), porém, para muitos usuários será suficiente de acordo às necessidades de cada um.

Escolher o Dropbox no lugar dos concorrentes é uma inteligente decisão pela possibilidade de incrementar espaço com um custo baixo ou até mesmo inexistente, outros aplicativos similares como o Google Drive também sofrem com as mesmas limitações. Em todo caso, é uma ideia pelo menos experimentar o app e ver se ele traz o que você procura.

Gostou do Dropbox?

Deu para aproveitar o nosso review sobre o Dropbox para conhecer mais sobre o serviço de armazenamento de nuvem e suas principais vantagens e desvantagens? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou dele depois de o experimentar por conta própria.


Seções:
Dropbox
01234 Total de 95 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Diego Soares 27 de setembro de 2013 21:31

    Não consigo gravar arquivos (fotos e videos) no iphone? Marcando com favorito não esta indo para o rola da câmera!

Voltar ao topo