Here Maps

Here Maps

01234
23 de novembro de 2012
Nenhum Comentário

Após a retirada do Google Maps do iOS muitos usuários se encontram com um grande dilema: como obter informações precisas e de grande qualidade para poder usar seus iPhones como ferramenta de navegação GPS?

Pois bem, a Apple lançou seu serviço proprietário chamado Apple Maps, eis que a empresa errou fazendo o lançamento muito antes da hora, apresentando um aplicativo incompleto e repleto de erros. Como resposta a Nokia, que possui grande experiência no que se refere à navegação de seus dispositivos móveis decidiu lançar um serviço totalmente novo, que substituiu seu antigo Ovi Maps.

O serviço se chama Here Maps e funciona multiplataformas, ou seja, você encontrará aplicativos para acessá-lo em diversas plataformas, e claro, o iOS não ficou fora dessa. Caso tenha se interessado pelo app, você pode ler a nossa análise sobre ele para o conhecer melhor. Desta forma, saberá se ele realmente tem o que você procura em um app de GPS e quais seus maiores pontos positivos e negativos.

Leia também no Apptuts: 10 melhores aplicativos de GPS offline para Android

Usando o Here

A primeira coisa que deve fazer ao abrir o aplicativo (isso é de extrema importância) é autorizar o uso de sua localização. Depois disso, pressione OK para que o aplicativo possa obter a permissão necessária. Caso você tenha tocando em “Não Permitir” nem tudo está perdido basta entrar nos Ajustes e Privacidade para habilitá-lo a qualquer momento.

Here Maps Lado direito Menu principal

O aplicativo de navegação da Nokia, Here, é muito simples de usar e possui um menu básico de acesso às principais funções, são elas:

  • Busca por lugares;
  • Traçagem de rotas;
  • Coleções (lugares favoritos);
  • Feedback;
  • Sobre;

Bom, a primeira delas, a busca por lugares é a mais básica de todas, basta você digitar no campo delimitado o endereço que está procurando, ou até mesmo o nome de um hotel, restaurante ou ponto de interesse. O sucesso na busca sempre dependerá do destino, destaque para as grandes cidades que possuem muita informação no banco de dados.


O mais interessante dos resultados da busca são as informações extras que o Here Maps captura e compartilha no aplicativo, por exemplo, você pode ligar diretamente do aplicativo para o número do local encontrado. Também pode visualizar locais similares ou até mesmo próximos àquele lugar, são vários locais para comer, fazer compras, sair de noite ou até mesmo pontos turísticos.

Here Maps Vistas de mapa, satélite e trânsito

No âmbito Mapas o Here é muito parecido com o Google Maps, as opções de vista por mapa ou satélite estão disponíveis, há também duas outras camadas, a de transportes públicos e de tráfego ao vivo. Realmente as duas últimas somente funcionam em grandes centros. Na minha humilde opinião os mapas da Apple são imensamente superiores na qualidade da imagem, deixe nos comentários sua opinião.

Uma importante função é a traçagem de rotas, tocando no botão do menu, logo em Route você poderá indicar o ponto de partida e chegada, dessa forma você receberá instruções do caminho a ser percorrido e inclusive para algumas localidades terá a sua disposição navegação curva-a-curva.

Na opção Collections você poderá encontrar todos os seus locais favoritos, dentro de um resultado de busca o botão Collect estará localizado no canto direito, procure por ele. Ao tocar nele o item será guardado, funciona como se fossem “favoritos”. Para poder utilizar esta função você precisará fazer um pequeno cadastro no sistema da Nokia, o cadastro é gratuito e pode ser abreviado se optar pelo Facebook Connect. Minha dica é restringir a privacidade a “Somente Eu”, desta forma garante que o App não publique no Facebook quaisquer informações sobre sua localização.

Finalizando outras opções com menor expressão mas igualmente interessantes, uma delas é a de compartilhar, você pode enviar para seus amigos ou parentes os locais encontrados dentro do aplicativo, as opções de compartilhamento são Facebook, Twitter, e-mail, SMS, Google Bookmarks, entre outros. Já outra é a de Feedback, como o sistema será atualizado constantemente ninguém melhor que você para fiscalizar as informações dos mapas. Se encontrar algo de errado acesse o Menu / Feedback e envie sua reclamação, a equipe do Here Maps está pendente de seus comentários para realizar melhorias.

Leia também no Apptuts:

Conclusão / Opinião

O Here Maps é mais uma excelente opção para quem deseja utilizar um serviço de navegação gratuito no iPhone ou iPad. Sabemos que o Google está trabalhando no aplicativo Google Maps para iPhone mas ainda sem data para o lançamento, por outro lado a Apple vem melhorando a cada dia seu aplicativo proprietário e somente em algumas regiões os usuários vem apresentando queixas do serviço.

A Nokia possui anos de experiência com o Ovi Maps portanto a qualidade é bastante alta. Já a gratuidade convida muita gente a testar o aplicativo, então não perca tempo, instale já o Here Maps no seu iPhone. Definitivamente, é uma ótima opção para quem procura um app de GPS confiável, cheio de recursos e que não ofereça as mesmas restrições que o aplicativo da Apple.

Gostou do Here Maps?

Deu para aproveitar a nossa análise para conhecer mais sobre o Here Maps, suas principais características e quais suas maiores vantagens e desvantagens? Não esqueça de deixar seu comentárionos dizendo o que achou do app depois de o experimentar por si próprio.


Seções:
Here Maps
01234 Total de 122 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo