Puffin Web Browser

Puffin Web Browser

01234
24 de agosto de 2012
Um Comentário

A Adobe já anunciou o fim do Flash para dispositivos móveis há algum tempo, nisto incluem-se os aparelhos com iOS e também Android, mesmo assim a internet ainda possui muitos sites desenvolvidos nesta tecnologia e exigem o plugin para serem lidos. O usuário é quem perde, pois não são sites preparados para tablets e celulares, porém, há uma forma de contornar esta situação utilizando um aplicativo chamado Puffin Browser, um navegador de internet que lhe possibilitará abrir sites em Flash no iPad e também no iPhone.

O mais interessante do Puffin é que ele não somente abre sites em Flash, ele permitirá que você acesse a maioria dos sites completos que no tablet normalmente são vistos com limitações características do iOS. Como consegue ser tão diferente dos demais? Funciona como um acesso remoto, onde você estará utilizando um computador na nuvem e seu iPad somente espelhará em vídeo tudo o que ocorre lá!

Ficou curioso para saber mais sobre o Puffin Web Browser? Então basta conferir a nossa análise completa para conhecer mais detalhes e saber exatamente quais seus maiores pontos positivos e negativos. Desta maneira, terá a certeza de se este é o tipo de aplicativo que você procura e que pode oferecer o que precisa. Confira tudo logo abaixo!

Usando o Puffin

Tela inicial do Puffin Browser com histórico e favoritos

Ao iniciar o Puffin pela primeira vez você terá contato com uma interface inspirada no visual do Windows 8. Basicamente, terá os sites mais visitados do lado esquerdo e também favoritos (do lado direito) exibidos em retângulos, para reorganizá-los basta tocar, manter o dedo pressionado e logo arrastar para a posição desejada. O visual é bem interessante, especialmente para quem já tinha se acostumado com essa versão do sistema operacional do Windows. Como é um navegador especial para o iPad, o layout acaba funcionando ainda melhor por causa da tela de toque.

Nesta tela inicial você ainda pode trocar o fundo (wallpaper, escolhendo de seu rolo da câmera), limpar o fundo (deixar em branco, sem poluição visual) ou restaurar os sites eliminados da lista.

Opções especiais
Ao tocar no ícone de compartilhar (quadrado com flecha) na barra de menu você terá acesso a diversas opções importantes:

  • Configurações;
  • Adicionar o site aos Favoritos;
  • Enviar o link do site por e-mail;
  • Configurar o site atual como página inicial;
  • Utilizar o App em Tela Cheia;

Vídeos, jogos e sites em Flash


Sites, jogos e videos em Flash em tela cheia
Essa é a função estrela do aplicativo pois com ele você conseguirá exibir aqueles vídeos no formato .flv que normalmente não consegue pela incompatibilidade e ausência de plugin no iPad ou iPhone.

Adicionalmente você também pode abrir sites inteiros em Flash, a performance depende muito de sua conexão com o servidor, se ela for rápida tudo correrá perfeito, se ela for limitada a velocidade será notada.

Velocidade ultra-rápida
Graças à forma em que as páginas exibidas no Puffin são processadas você conta com uma velocidade de carga incrível, os desenvolvedores prometem uma carga até 550% mais rápida do que o Safari e inclusive 1600% mais rápida do que no Chrome do iOS. Já se imaginou?

Mouse Pad virtual para navegar em sites com roll over e flash

Mouse Virtual
Se você sempre quis ter um mouse no iPad poderá contar com um Mouse Pad virtual para poder navegar nos sites, a função se ativa no lado esquerdo tocando no ícone do mouse. Com ele será mais fácil acertar onde você quer clicar, principalmente nos sites em Flash os quais não estão preparados para telas tácteis, portanto não possuem os botões com tamanho adequado, e também em sites onde os menus possuem a função “roll over”, com este mouse virtual sua experiência de navegação na internet vai melhorar muito.

Configurações
Ao entrar no painel de configurações você visualizará uma lista com algumas opções, poderá modificar o conteúdo das novas abas, restaurar abas abertas ao abrir o aplicativo, bloquear pop-ups de publicidade, ativar o suporte ao Flash, escolher o ‘User Agent’, etc.

Também é ali que você poderá Limpar o Histórico, Cache e Cookies, não obstante se preferir poderá também resetar o aplicativo como veio ‘de fábrica’, como se ele fosse recém baixado.

Limitações
Nem tudo é um mar de rosas, claro que existem algumas limitações causadas pelo acesso remoto, são algumas delas: as páginas mostradas normalmente são as versões com conteúdo para os Estados Unidos (os servidores estão lá), também os sites que utilizem geolocalização poderão funcionar como se você estivesse em outro país (EUA), no mais tudo corre de maravilha.

Conclusão / Opinião

Particularmente acredito que a velocidade de navegação e a possibilidade de abrir os sites em versão completa são muito úteis no dia-a-dia de quem migra para um tablet, o iPad por exemplo, possui algumas limitações no acesso a internet que as pessoas não gostam de aceitar, estas limitações são totalmente resolvidas com a adoção do Puffin como navegador de internet. Já basta de perder parte dos sites que ainda utilizam a tecnologia Flash Player. Este aplicativo trará a liberdade de navegação que seu iPad necessitava por somente U$2.99.

Leia também no Apptuts:

Gostou do Puffin?

Deu para aproveitar o nosso review do aplicativo para conhecer mais sobre ele e as suas maiores vantagens e desvantagens? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou depois de experimentar o app por si próprio.


Seções:
Puffin Web Browser
01234 Total de 370 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Adriano Araujo Ferreira 3 de outubro de 2012 2:53

    Após atualizar o IOS 6 este app não esta mais funcionando…o que pode ser feito…alguma dica…

Voltar ao topo