Faça corridas com o RunKeeper e acompanhe seu desempenho

Faça corridas com o RunKeeper e acompanhe seu desempenho

01234
4 Comentários

Uma das melhores utilidades do Iphone é o fato do aparelho conseguir te auxiliar na prática de exercício físico através de apps. No caso, existem inúmeros aplicativos que o podem ajudar a se manter em forma cronometrando o seu tempo ou dando dicas sobre diversos tipos de exercícios. O Iphone é muito prático nesse aspeto, pois pode ser levado no bolso e não incomoda muito durante a prática do exercício. Os aplicativos podem até funcionar como fonte de motivação, visto que dá para vocês definir metas através deles e saber se está cumprindo os seus objetivos. O RunKeeper é um desses aplicativos, por exemplo. Como o próprio nome indica, ele tem como objetivo fazer uma análise das suas corridas e transmitir informações que podem ser bastante úteis na hora de avaliar os seus resultados ao longo de um certo prazo. Se você está procurando por uma aplicação para sentir-se mais motivado com as suas corridas, o RunKeeper é o aplicativo certo para si!

Como funciona

RunKeeper

Depois de instalar o RunKeeper de graça no seu Iphone, chegou o momento de perceber como poderá tirar o melhor proveito desta ferramenta. Em primeiro lugar, aconselho faça o seu login através do Facebook, para que mais tarde possa ficar com um registo mais personalizado de todos os seus exercícios e para que possa adicionar amigos à sua lista. O primeiro separador onde diz “Me”, é o local onde terá o seu nome e alguns dos seus dados mais relevantes. Você poderá, por exemplo, perceber qual é o seu record em termos de distância, altitude ou qual a sua melhor média conseguida durante as últimas corridas. Ele também permite que você defina objetivos e perceba se está a cumpri-los.

Na parte “Activities”, você poderá ver o que foi feito nas suas últimas corridas: qual foi a sua performance, qual a sua média por quilómetros ou quantas calorias perdeu com esse exercício. Para saber, basta clicar em cima de atividade que está no seu painel. Uma das partes mais interessantes do RunKeeper está mais abaixo, onde diz “Use a training plan now”. Aqui, você poderá encontrar treinos especializados programados por alguns dos melhores atletas a nível mundial. Escolha qual será o gênero de atividade que quer fazer (maratona, meia-maratona, etc) e o próprio aplicativo traça um plano com os dias em que você deve correr, qual a distância que deve ser efetuada e qual o ritmo que deve ser seguido. Ele também define um período de treino que vai de “X” a “X” data. Esta é uma forma de ajudar as pessoas com menos experiência a conseguirem ter um plano mais rigoroso e mais bem programado a nível físico. Os planos são criados de forma progressiva, de forma a que você vá melhorando a sua performance naturalmente, com menos esforço do que possivelmente considera que seria necessário.

Na parte central encontra um separador que diz “Star”. Esta parte é dedicada àquelas atividades que você pretende afetuar por livre vontade. Quer correr ao final do dia sem qualquer compromisso? Basta clicar em “Start Activity” e deixar que o RunKeeper comece a verificar todos os dados. Aconselho também que ative o GPS, de forma a que o aplicativo consiga calcular a distância que percorreu. Poderá ainda escolher a lista do seu Itunes que pretende ouvir durante a corrida.

Ao lado, você encontra a aba “Friends”, que tem apenas um objetivo: pedir aos seus amigos que eles utilizem o RunKeeper. Esta é das partes menos conseguidas do aplicativo, visto que não é muito intuitivo a forma como você encontra o amigo que quer adicionar. Poderá ser um dos pontos a melhorar em novas versões. Até porque, caso uma amigo aceite o seu pedido de amizade, você passará a ter acesso às suas performances o que poderá ser uma motivação extra para continuar a correr.

RunKeeper

Por último, você tem as “Settings”. Aqui poderá personalizar todos as configurações importantes do app, como postagens no Facebook, avisos sonoros de como está sendo a sua performance (muito útil) ou ainda adicionar um aviso que será dado pelo RunKeeper para recordá-lo de que chegou o momento de começar o seu exercício. Estas opções são bastante interessantes pois poderão tornar o aplicativo ainda mais atrativo, já que há a possibilidade de personalização.


RunKeeper na web

Além do aplicativo no Iphone, o RunKepper conta com um site na internet onde poderá visualizar as suas performances (e também as dos seus amigos), facilitando a sua organização para as corridas. Ao definir um dos planos que explicamos lá acima, você também ganha acesso a uma comunidade de pessoas que estejam cumprindo o mesmo objetivo. Poderá ver as suas performances e quem sabe criar algumas ligações interessantes com pessoas que você não conhecia antes. Você pode conferir esse site ao clicar no link.

Conclusão/Opinião

O RunKeeper é uma excelente opção se você pretende começar de uma vez por todas a ser mais disciplinado nas suas corridas e nas suas tarefas físicas. O aplicativo é muito interessante e conta com alguns detalhes muito eficientes, como os dados que são transmitidos durante a corrida ou os planos que você poderá definir, principalmente se tivermos em conta que o RunKeeper é gratuito. Agora, resta ao leitor ter disciplina suficiente para cumprir tudo aquilo que é sugerido e tirar o melhor proveito desta excelente ajuda para as suas corridas! Só não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do aplicativo depois de experimentá-lo em seu iPhone.


Seções:
Faça corridas com o RunKeeper e acompanhe seu desempenho
01234 Total de 50 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. Moacir Gimenes Pellim 24 de março de 2014 11:57

    Bom dia estou com dificuldade de uso do aplicativo junto com musicas,o mesmo interrompe a musica para passar as estatística da atividade e depois não liga o tocador de musica novamente.

Voltar ao topo