Waze: Conheça um dos melhores apps de trânsito

Waze: Conheça um dos melhores apps de trânsito

01234
4 de janeiro de 2013
2 Comentários

Se tivesse que nomear um aplicativo que me tenha surpreendido em 2012, certamente a Waze estaria nessa lista. Com um design bastante atraente e uma navegação fácil, este aplicativo que funciona como GPS é muito seguro para quem pretende viajar para qualquer lugar sem grandes preocupações. Esqueça aquelas imagens sem cor que são típicas do’s GPS’s habituais. Com o Waze (se você tiver Android veja esta review), você verá as estradas de uma forma interativa, tem possibilidade de interagir com outros condutores e ainda pode ter acesso instantâneo a problemas com trânsito ou a acidentes que possam ter ocorrido no local que você vai viajar. Com o Waze tudo fica mais rápido, divertido e seguro. E além de tudo: é grátis. Você não precisa de pagar atualizações de mapas ou algo do gênero. Aqui, os usuários são os próprios atualizadores, o que garante mudanças rápidas no caso de existirem alterações na estradas.

Como funciona

Waze aplicativo para IphoneDepois de baixar o aplicativo na App Store, você tem duas possibilidades: utilizá-lo estando ou não estando registado. Contudo, aconselho que se registe, de modo a que todos os seus percursos fiquem gravados e não exista perigo de serem perdidos. Agora, chegou o momento de definir a sua rota. Escolha o seu local de destino (tente ser o mais assertivo possível nos nomes) e veja a sua rota aparecer no mapa. Agora, basta ficará a saber quantos quilómetros faltam, qual será o tempo estimado até ao destino e claro, poderá ouvir uma vez indicando quando e onde você virar. A voz assinala quando faltarem 800 e 200 metros, lançando novamente o aviso quando for o momento para virar. Se você se enganar, não se preocupe: o Waze traça uma nova rota e volta a colocar você no caminho certo. Se o Waze não tiver o endereço que você pretende, ele tem ainda a opção de pesquisar no Google, Foursquare ou Bing.

Ok, quase todas estas funções estão presentes num GPS normal. Então o que difere o Waze dos outros aplicativos? Em primeiro lugar, é a sua interação social. Você tem possibilidade de ter o seu próprio Waze (que vai evoluindo conforme os quilómetros que você faz), ter amigos, estar presente em grupos, falar com outras pessoas no chat, etc. É uma ideia que pode parecer absurda, mas em cidades maiores é comum vermos os “wazers” a falarem entre si enquanto estão parados no trânsito. Além disso, você pode partilhar a sua localização ou viagem no Twitter ou Facebook, permitindo que as outras pessoas acompanhem todo o seu trajeto. Como é natural, esta questão social acaba por ser esquecida após algumas utilizações, mas não deixa de ser algo incomum em GPS’s.

Opções do Waze para Iphone

Outro dos fatores que diferenciam o Waze dos outros aplicativos é a sua interação em tempo real. Se existe trânsito numa determinada estrada, os outros usuários avisam e aparecerá um aviso no seu mapa indicando o local do trânsito e durante quanto quilómetros ele está presente. Ele também avisa quando existem policiais no local, o que pode ser uma forma interessante de gastar menos dinheiro com multas. O aplicativo para Iphone conta também com outros pormenores interessantes como a visão 2D ou 3D ou a alteração que ele faz aos mapas quando está de dia ou de noite.

Conclusão

Como é óbvio, nem tudo é perfeito no Waze. A bateria é consumida de uma forma muito rápida e se você não tiver um carregador perto de si, as viagens mais cumpridas ficam mais complicadas. Apesar de não ser uma opção viável, um dos segredos é apenas voltar a ligar o aplicativo quando você tem dúvidas na sua navegação. Outro ponto negativo é excessivo consumo de internet. Como ele preciso ficar sempre atualizando para ver se existem acidentes ou policiais, ele acaba consumindo muita internet, o que em países fora do seu pode originar uma conta bastante alta no celular.

Apesar destes pequenos dois pontos negativos, o Waze é uma excelente opção no mercado. Grátis, confiável e acima de tudo interessante esteticamente. A voz que dá ordens de navegação é bastante confiável e raramente comete erros, o que é essencial para qualquer sistema de GPS.



Seções:
Waze: Conheça um dos melhores apps de trânsito
01234 Total de 46 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. ERNESTINO L NETO 25 de junho de 2013 0:19

    olá,existe waze que rode no pc, e onde baixa-lo ?

    grato,Ernestino

Voltar ao topo