HandBrake

HandBrake

01234
10 de outubro de 2012
3 Comentários

Se você está procurando um aplicativo para converter vídeos de um formato para outro ou ripar vídeos de mídias DVD ou Blu-Ray, uma ótima opção é o HandBrake. Devido ao grande número de diferentes formatos e resoluções, é comum você obter um vídeo mas não conseguí-lo assistir no seu smartphone ou tablet com facilidade, principalmente se você utiliza as apps padrão para isso.

É aí que entra o HandBrake, um aplicativo gratuito open source disponível para as plataformas Mac OSX, Windows e Linux (Ubuntu), além do código-fonte estar disponível também.

Como funciona

O maior objetivo do HandBrake é converter vídeos para você usar no seu smartphone ou tablet.

HandBrake

Uma das grandes facilidades que o HandBrake fornece para isso é um conjunto de presets, que são perfils pré-definidos de vários dispositivos, como vários modelos de iPhone, Apple TV, iPad, Android, facilitando assim a geração de vídeos para cada um destes dispositivos.

Basta selecionar o preset do dispositivo desejado, e uma série de definições serão automaticamente carregadas. Ou seja, você não precisa se preocupar em saber qual é o formato com que aquele dispositivo trabalha, ou qual a melhor resolução para ele. O preset já tem tudo isso definido.

E se você possuir um dispositivo diferente, você pode criar seu próprio preset, com as definições adequadas. Você o definirá uma vez, e daí em diante com um único clique você usará este preset para converter seus vídeos.

Presets do HandBrakeAlém disso, o HandBrake permite:


  • Adicionar legendas (providas em um arquivo ou selecionadas do DVD ou Blu-Ray);
  • Selecionar a trilha de áudio desejada (quando há mais de uma disponível, como é comum em DVDs e Blu-Rays);
  • Enfileirar vários vídeos para conversão;
  • Selecionar, no caso de DVDs e Blu-Rays, o capítulo inicial e o final a ser ripado, permitindo assim a seleção de trechos específicos ou um filme inteiro;
  • Fazer crop (cortar pedaços das margens) do vídeo durante a conversão;
  • Aplicar filtros;
  • Criar marcações de capítulos (muito útil para navegação no vídeo quando for assistir, principalmente se for um vídeo longo).

Além de poderoso, o HandBrake também é rápido. Eu já havia testado vários outros aplicativos, principalmente para ripar DVDs, e ele é o mais rápido dentre os aplicativos gratuitos que eu já testei.

Encontre também no AppTuts:

Conclusão/Opinião

O HandBrake oferece várias opções e funcionalidades para a conversão de vídeos, e ele disfarça isso tudo de forma que você consiga converter seu vídeo ou ripar sua mídia em alguns poucos cliques, gerando um vídeo ideal para uso no seu smartphone ou tablet.

E embora o foco do HandBrake seja gerar vídeos para smartphones e tablets, isso não te impede de usá-lo para converter vídeos para outra finalidade, como compartilhar no YouTube, por exemplo. E sendo um aplicativo gratuito, o custo/benefício positivo é indiscutível.


Seções:
HandBrake
01234 Total de 119 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. geraldo 4 de abril de 2013 5:10

    VOU TESTAR O HANDBRAKE

  2. Carlos Rafhael 13 de outubro de 2013 12:36

    Para converter DVD para o iTunes usando um MacBook, eu preciso de mais algum software?

Voltar ao topo