Picasa

Picasa

01234
25 de outubro de 2012
5 Comentários

Na era da fotografia digital, um dos nossos grandes desafios é manter nossas fotos organizadas, ao invés de um monte de arquivos espalhados em cartões de memória, CDs, diretórios aleatórios no disco. E se você for como eu, que tira centenas (literalmente) de fotos cada vez que faz um passeio, esse desafio é maior ainda. É aí que um software como o Picasa pode te ajudar. Ficou curioso para saber mais sobre esse app? Então basta conferir a nossa análise completa para conhecer mais detalhes e saber exatamente quais seus maiores pontos positivos e negativos. Desta maneira, terá a certeza de se este é o tipo de aplicativo que você procura e que pode oferecer o que precisa. Confira tudo logo abaixo!

O que é o Picasa?

Para quem ainda não o conhece, o Picasa é basicamente um aplicativo que você instala no seu computador (há versões para Windows e Mac OS X) para gerenciar suas fotos. Ele possui também uma versão web, o Picasa Web, onde você pode compartilhar suas fotos na Internet. Mas na verdade, ele é muito mais do que um simples organizador de fotos. Mas por ser um excelente organizador, ele acaba se destacando bastante por isso.

Picasa - lista de pastas

A intenção dele não é concorrer com aplicativos do porte do Photoshop, por exemplo, que são bem mais robustos e cheio de recursos avançados. Mas para a maioria dos fotógrafos amadores ou entusiastas, ou simplesmente quem tira fotos e quer se organizar, ele já vai atender quase todas as suas necessidades.

A grande vantagem do Picasa, na minha opinião, é que ele usa a estrutura de arquivos e diretórios em disco para organizar suas fotos. Se você já tiver uma estrutura assim, ele vai “enxergá-la”. E quando você criar novos diretórios dentro dele contendo novas fotos, você verá que ele cria os diretórios no disco rígido e coloca suas fotos lá.

Ou seja, se você precisar por algum motivo manipular o arquivo da sua foto fora do Picasa, ou ainda se um dia quiser usar outro aplicativo para gerenciar suas fotos, elas estarão todas lá, organizadas em diretórios, no formato original. Você não precisará se preocupar em exportar nada.

Como funciona

Quando você conecta uma câmera fotográfica, ou smartphone, ou algum outro dispositivo que contenha fotos, você poderá utilizar a ferramenta de importação e já movê-las ou copiá-las para a estrutura do Picasa (ou seja, para um diretório no disco rígido).

Picasa - edições básicas


Assim que as suas fotos são importadas, o Picasa começa a processá-las para reconhecer os rostos familiares em cada uma delas. No início, você terá um certo trabalho para identificar as pessoas, mas depois que tiver várias amostras de cada pessoa, a precisão dele melhora bastante, e ele começa a acertar sozinho e sem que você precise ajudar.

Além de organizar as fotos pelos diretórios no disco e pelas pessoas que aparecem nas fotos, você pode também criar Álbuns. Eles são virtuais apenas, ou seja, eles não criam diretórios no disco e nem duplicam as fotos. Portanto, você pode criar  Álbuns à vontade, e colocar fotos neles à vontade, que isso não aumentará o uso de espaço em disco, mas ajuda bastante na organização.

Por exemplo, como eu mencionei eu costumo tirar muitas fotos. Eu costumo colocar todas essas fotos em um diretório para cada evento. E depois disso, eu  seleciono as melhores e coloco-as num álbum. Aí eu uso este álbum para compartilhar ou sincronizar com meu smartphone, um processo bem mais rápido e fácil ao se utilizar o Picasa do que se fizesse tudo de maneira manual, por exemplo.

Posso também usar este álbum com minhas fotos preferidas para fazer slideshows, filmes ou montagens através do próprio Picasa. O que é ótimo para quem não gosta de ficar usando vários apps diferentes para tarefas parecidas. Você pode também exportar suas fotos para o disco, modificando a resolução, qualidade da imagem. Fora isso, também pode adicionar uma marca d’água para impedir que outras pessoas usem sua foto online sem sua permissão.

Picasa - efeitos

Dentro do Picasa você pode fazer várias correções e modificações nas suas fotos, como aplicar filtros, girar a imagem, fazer crop, corrigir olhos vermelhos, alterar a coloração, ajustar contraste e brilho, e outras funções básicas. Como eu disse, para edições mais avançadas você precisará de um aplicativo mais poderoso.

Todas essas edições são salvas em arquivos ocultos até que você decida salvar a foto e efetivar as alterações. Mesmo assim, o Picasa ainda guarda uma versão original da sua foto.

Conclusão/Opinião

Se você quer um software fácil de usar para organizar suas fotos, o Picasa é uma excelente opção, principalmente pelo fato de ele ser gratuito. Ele fornece algumas ferramentas básicas para manipular as fotos, o que já atenderá a maior parte das suas necessidades, talvez até todas. Se você não gosta do software atual que você usa, ou se você tem organizado suas fotos manualmente, eu sugiro que experimente o Picasa.

Leia também no Apptuts:

Gostou do Picasa?

Deu para aproveitar o nosso review do aplicativo para conhecer mais sobre ele e as suas maiores vantagens e desvantagens? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou depois de experimentar o app por si próprio.


Seções:
Picasa
01234 Total de 1319 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

5 Comentários

  1. luciano lira de lima 2 de janeiro de 2015 14:39

    Como fasso para excluiras fotos q nao gostar

  2. Erica 17 de março de 2015 18:08

    Como excluir as fotos que não quero mais

  3. Débora 23 de março de 2015 21:59

    Gostei muito da sua explicação, mas ainda fiquei com uma dúvida, eu posso acessar as fotos através do Picasa em qualquer computador ou somente no meu?

  4. Maraminassa 16 de agosto de 2016 1:22

    Quero montar fotografi

  5. ana 1 de fevereiro de 2018 16:09

    outro aplicativo para computador bom que nem o picasa

Voltar ao topo