Deep Burner

Deep Burner

01234
7 de setembro de 2012
Nenhum Comentário

Gravar dados e ficheiros em meios óticos está um pouco ultrapassado. Os discos rígidos fornecem volumes grandes de dados, e as pens-drive USB estão a um preço extremamente competitivo. No entanto, o CD e DVD ainda mantém o seu uso e importância. Para gravar informação para o CD ou DVD, pela forma como a informação tem de ser armazenada no disco, temos de usar um programa especializado. Nesse campo, o DeepBurner é uma ótima escolha para quem usa o sistema operacional Windows. Além de ser gratuito, é extremamente simples de usar. Conheça também o DAEMON Tools Lite.

Funcionalidades

O DeepBurner é um pequeno e simples aplicativo focado na gravação de ficheiros para discos óticos. Este foca-se essencialmente nos CDs e DVDs, podendo ter algumas funcionalidades limitadas pela versão instalada (Free ou Pro). O aplicativo permite a gravação de CDs e DVDs de dados, criação e gravação de ficheiros .ISO, bem como a criação de audio-CDs. Para criar albuns de fotos , gravar DVDs de vídeo ou criar cópias de discos, é necessário a aquisição da licença da versão Pro.

O aplicativo suporta múltiplos formatos de discos (+R, -R, etc), a criação de discos multi-sessão, para que possa gravar mais ficheiros mais tarde, a criação de discos com auto-arranque, e a criação de etiquetas gráficas para colar na parte superior do disco. O DeepBurner também existe como aplicativo portable, para poder usar a partir de uma pen USB

Como Funciona

Deep Burner

Ao abrir o DeepBurner, é apresentado o ecrã de seleção do tipo de projeto. Na versão free, são dadas três opções: disco (CD ou DVD) de dados, CD de áudio e a gravação de uma imagem ISO.

Para gravar dados para armazenar como backup, criar um ficheiro ISO, ou enviar para alguém em CD ou DVD, a primeira opção é a indicada. A criação de discos de dados obriga à escolha do tipo de sessão. Se for de sessão única, ou seja, irá gravar dados uma vez e não gravam mais vezes no mesmo disco, deve escolher a opção “Sem multi-sessão”; Caso contrário deve criar um disco multi-sessão se estiver a começar, ou acrescentar uma sessão se for para adicionar dados a um disco existente.

Escolhido o tipo de projecto e sessão, o processo de criação passa pela escolha e organização dos ficheiros. O aplicativo permite criar pastas na estrutura de dados a guardar ou adicionar pastas completas e ficheiros presentes nas drives do computador. Infelizmente, o aplicativo sofre pela falta de uma funcionalidade neste processo de inclusão de ficheiros – apesar de ser possível criar novas pastas, não é possível mover os ficheiros e reorganiza-los. A única possíbilidade é apagar o ficheiro do projecto e repor no local certo. Para simples backups, com inclusão direta de pastas já existentes, não é problemático. Apenas é entrave à utilização do programa quando o projecto terá uma organização dos ficheiros diferente da que tem no disco rígido do computador.

O aplicativo inclui indicadores na parte inferior do ecrã para ajudar a compreender o volume de dados que temos no projecto e em que tipo de discos podemos gravar os ficheiros. Ao contrário de outros programas, o Deep Burner não obriga a escolher o tipo de disco na criação do projecto. A escolha do tipo de disco é feito depois, no momento de gravação, dependendo do tipo de disco detetado no gravador. Para gravar os dados, basta clicar na opção de gravação, onde pode escolher a drive de gravação, a velocidade de gravação e gravar para o disco ou gravar os dados para um ficheiro .ISO. Podemos guardar o projecto, também, se necessitarmos de gravar várias vezes o disco, evitando recriar a estrutura de dados.


Deep Burner dicas

Para CDs de audio, uma vez iniciado o projecto, basta adicionar os ficheiros de audio, que podem ser mp3, e ordena-los na forma que desejar. para este tipo de projecto, os indicadores estão limitados a 80 minutos de audio (limite máximo para CDs).

Conclusão/Opinião

O DeepBurner é um optimo aplicativo, simples e funcional, para a gravação de CDs e DVDs. Se a criação de discos ou ficheiros .ISO fizer parte do seu workflow, este aplicativo será uma escolha aceitável. Infelizmente, a versão gratuita não inclui todas as funcionalidades, mas a licença da versão Pro tem um custo acessível. Se o seu PC não tiver um programa de gravação instalado, recomendamos o teste ao DeepBurner, instalado ou a correr de uma pen USB.


Seções:
Deep Burner
01234 Total de 12 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo