Google Chrome

Google Chrome

01234
30 de agosto de 2012
Nenhum Comentário

Como você já deve saber, o Google Chrome é um dos mais conhecidos navegadores em todo o mundo. Ele foi lançado pelo Google como um concorrente direto do também popular Mozilla Firefox, um dos mais badalados navegadores de sempre. No caso, o Google Chrome se apresentou como uma solução rápida e eficiente, primando pela sua simplicidade e proporcionando ao usuário uma área visível bastante superior aos demais concorrentes. Para quem não sabe, o Chrome utiliza o motor webkit e foi lançado no dia 2 de Setembro de 2008 como versão beta, e no dia 11 de Dezembro de 2008 como versão estável.

Neste momento, o Google Chrome está disponível para Android, iOS, Linux, Windows e Mac OSX totalmente de graça, como é de praxe para a maioria dos navegadores hoje em dia. Fora isso, vale mencionar que o Google Chrome está disponível em nada menos do que 50 idiomas diferentes e pode ser baixado com facilidade no seu website oficial. Se estiver curioso sobre esse navegador tão popular e quiser saber se ele vale a pena experimentar, basta conferir a nossa análise completa logo abaixo. Desta forma, fica mais simples de saber se ele serve para o que você precisa e quais suas principais vantagens e desvantagens.

Como funciona

Google Chrome

O Google Chome tem como grande arma a sua velocidade, sendo que foi concebido para ser o mais rápido possível em qualquer tarefa que execute. Essa promessa definitivamente se cumpre, mas isso pode causar alguns travamentos ou lentidão no seu PC em algumas ocasiões, já que o navegador em si acaba sendo meio pesado.

Vale mencionar que essa velocidade começa logo desde o tempo que demora a ser aberto, carrega as páginas web rapidamente e consegue correr aplicativos web sem problemas e rapidamente. A sua simplicidade também não fica atrás, fazendo com que o usuário possa usufruir de uma área maior para poder visualizar as suas páginas web, contando ainda com uma funcionalidade que junta a navegação e a pesquisa no mesmo local.

Chrome foi idealizado e construído com a segurança dos usuários em mente, sendo provavelmente um dos navegares mais seguros do momento, tendo integrados um sistema de proteção contra malware e um sistema de proteção contra phishing. Além disso tem atualizações automáticas que asseguram que você enquanto usuário conta sempre com a versão mais recente do aplicativo, com as mais recentes alterações que lhe irão trazer mais segurança e novas funcionalidades. Para visitar um website basta digitar o endereço na barra de endereço localizada por baixo das abas separadoras. Para abrir uma nova aba, poderá utilizar o atalho CTRL+T ou clicar no botão do lado direito da última aba que esteja criada.

Google Chrome

Uma das funcionalidades integradas que veio aumentar ainda mais a qualidade e utilidade deste navegador, é a possibilidade de iniciar sessão com a sua conta Google no mesmo, podendo assim fazer a sincronização entre o navegador e a sua conta Google, onde são guardados todos os seus marcadores, aplicações, extensões, definições, opções de preenchimento automático, temas, palavras-chave e histórico. Isto pode ser demasiada informação para ser guardada num local, mas a verdade é que a Google não facilitou e tornou este processo bastante seguro, fazendo encriptação dos dados, os quais você poderá optar por encriptar apenas as palavras chave ou encriptar todos os dados.


As extensões são outro ponto forte deste aplicativo, as quais poderá utilizar para aumentar a usabilidade e fornecer-lhe algumas ferramentas de trabalho que considera indispensáveis para o seu dia-a-dia. A instalação das extensões é um processo facilitado pela própria simplicidade de Google Chrome, e as mesmas são atualizadas com frequência para que mais uma vez, você enquanto usuário possa estar atualizado com as últimas versões disponíveis para que não esteja com a sua segurança em risco.

Conclusão / Opinião

Google Chrome é para mim de longe o melhor navegador disponível, deixando o seu concorrente direto Mozilla Firefox um pouco atrás em praticamente todos os aspetos, mas principalmente a nível da velocidade e da área de trabalho. Embora Mozilla Firefox tenha melhorado bastante neste último aspeto, Google Chrome continua a ganhar com a sua simplicidade e com a sua rapidez de utilização, que nos dias que correm é um fator muito importante para quem trabalha na internet.

Outro fator extremamente importante para quem trabalha na internet e está frequentemente a lidar com palavras chave é a sua segurança e a sua sincronização das suas preferências – se tiver Google Chrome instalado em diferentes computadores e tiver a sua sessão iniciada, terá todos os seus marcadores, extensões e demais itens pessoais disponíveis em todos eles, fazendo com que tenha sempre ao seu dispôr algumas ferramentas que necessita. Como mencionamos antes, um de seus únicos pontos negativos é a lentidão que ele pode causar em outras tarefas no seu PC, especialmente se ele tiver pouca memória RAM e se você quiser fazer várias coisas ao mesmo tempo no computador. Fora isso, esse é definitivamente um dos melhores navegadores que você encontrará atualmente e vale a pena experimentar.

Leia também no Apptuts:

Gostou do Google Chrome?

Deu para aproveitar a nossa análise para conhecer mais sobre o Google Chrome e saber de seus principais pontos positivos e negativos? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Seções:
Google Chrome
01234 Total de 38 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo